quinta-feira, 23 de julho de 2020

Dicas de plantas para interiores

Faz tempo que não fiz mais um post sobre plantas aqui no blog, diferente do tempo em que eu morava em casa e tinha jardim, um quintal grande, eu vivia postando.
Hoje morando em apartamento sinto falta da convivência diária com um jardim. Mas sempre procuro colocar plantas na decoração, mais do que decorar eu tenho necessidade de estar rodeada do verde. Sempre procuro ter plantas em minha casa como kalanchoes, orquídeas, bromélias,  samambaias e sempre um pé de pimentinha, que acho lindas e dizem trazer proteção.

jardim-vertical-natural

Este é meu pequeno jardim vertical na areá externa do apê, com as flores Kalanchoes e essas outras duas plantas são dois tipos de Aspargos. Como venta muito  aqui próximo ao mar essas plantas se adaptam melhor. Podem ser usadas em interior ou exterior. O detalhe que  se as flores da Kalanchoe quando expostas ao sol ficam com um colorido mais intenso.. As duas plantas de baixo são o aspargo que mais resiste ao vento, ele é mais firme.

pimenta-ornamental

Sempre tenho pimenta ornamental na varanda. Elas duram meses. Gostam de terra mais úmida aqui em casa, pois se a terra  fica seca elas murcham e rapidamente percebo que precisam de água.

Plantas-de-interiores

Gosto do visual tropical da bromélia também. Elas duram vários meses.Depende da qualidade da planta, se estiver mais nova logicamente  durarão mais tempo. Procuro escolher exemplar com flor com aspecto  bonito, de flor nova, sem  amassados, sem partes escuras.
A dica da bromélia que tenho observado é não deixar água dentro das folhas, pois assim elas apodrecem, o caule da flor apodrece. Por isso eu  molho somente a terra. Sei que na natureza elas ficam com reservatório de água nas folhas, mas com minha experiência de muitos exemplares comprados aqui para casa  nestes cinco anos de apartamento é o que recomendo

cactos-suculentas

Cacto e suculenta. Cacto a regra é molhar pouco. Já a suculenta que plantei em xícara que trouxe de lembrança de viagem, detalhe que essa xícara não é furada. Apenas molho de tempo em tempo, com o cuidado de colocar pouca água  pois se a terra encharcar ela apodrecerá.

O cuidado com as plantas é delicado... o que serve para uma casa ou uma região pode não dar certo em outra. Você vai aprendendo com o tempo, só  fazendo experiências é que vai aprendendo sobre a adaptação das plantas.

E as plantas melhoram o astral da nossa casa, ajudam a purificar o ar e nesta época triste de pandemia que estamos enfrentando dão um ar mais aconchegante às nossas casas. Podem estar em todos os ambientes dela,  nos quartos, banheiros e cozinhas também.

Recebi por e-mail as  dicas de Ana Paula Pimentel, arquiteta do Grupo A. Yochii, uma pequena lista com plantas de fácil cultivo  para se ter em casa e divido com você agora!

“Elas são vivas e se transformam, gerando formas inesperadas, diferentemente dos outros objetos usados na decoração de interiores. Além dos benefícios para a saúde física, cultivar plantas em casa é encontrar um tempo de calmaria em meio à rotina, se conectar com o natural, com a simplicidade da vida. Esse contato com a natureza em casa, remete a uma sensação de pausa e distanciamento do cotidiano urbano, criando um refúgio dentro do próprio lar”, ressalta a arquiteta.

- Samambaia
Estão super em alta na decoração de interiores. Não gostam de sol, mas se dão bem em ambientes quentes. Preenchem o espaço com volume e beleza.

- Suculentas
São muito conhecidas por suas folhas gordinhas e podem ser encontradas em diversas cores e formatos. Só devem ser regadas quando o solo estiver seco e costumam ser as mais escolhidas para ambientes internos. Como oferecem uma grande variedade, formam uma composição linda e criativa.

- Babosa
Precisa ser plantada em vasos de tamanho médio a grande, deve ser regada apenas uma vez por semana e precisa de um pouco da luz do sol, por isso os locais próximos a janelas são excelentes.

- Costela de Adão
Apesar das folhas grandes, é uma espécie de planta pequena. Se adapta bem a diferentes ambientes, são fortes e resistentes, mas não apreciam luz solar direta. Se adaptam bem em vasos de terra ou de água.

- Dracena
A dracena possui aspecto de arbusto, mas, quando cultivada em ambientes internos, conservam portes proporcionais. A planta gera algumas flores e não precisa ser regada com muita frequência. Cresce com facilidade e é ótima para vasos de chão em salas de estar. Para quem procura uma planta para dentro de casa com volume e beleza, é a opção perfeita.

- Espada de São Jorge 
 Uma bela espécie para ambientes internos, possui folhas grossas e longas, com tons em verde mesclado. Ajuda a melhorar a qualidade do ar e deixa o ambiente mais fresco. Se adapta muito bem plantadas em vasos.

 Espero ter inspirado você com nossas dicas!
                              Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

bjus
ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!