segunda-feira, 6 de julho de 2020

Decoração: lustres de cristal

Iluminação: encante-se com o charme dos lustres de cristal!

lustre-cristal-classico-sala-jantar-moderna
    Cristiane Mansur Wiazowski

Abuse de todo charme dos lustres de cristal

Você já teve a oportunidade de admirar a beleza de uma peça de cristal? Sabia que este material foi desenvolvido por causa dos lustres?
Sim, é que os nobres, no passado, admiravam demais estes acessórios de decoração. Mas os mesmos eram feitos de latão, metais e espelhos até que, no séc. XVII, um inglês chamado George Ravenscroft testou misturas com chumbo que permitiam a melhor lapidação do vidro.
A fórmula final de George, que possibilitava a criação de peças com uma textura incrivelmente lisa e macia ao toque, ficou popular.
Mas foram mesmo os cristais produzidos na cidade de Murano, na Itália, um século depois, que se tornaram famosos no mundo da decoração. Muitos reis pelo mundo quiseram estas peças para os seus palácios. Podemos destacar, por exemplo, os belos lustres da casa de Luís XIV em Versalhes.

  
lustre-na-cozinha
 Lojas Atua Prime

Mesmo após séculos, o status social dos cristais se manteve. Contudo, hoje em dia muitos dos lustres criados neste material apresentam preços mais acessíveis.
Sendo assim, podem ser vistos contemplando um grande número de projetos de arquitetura e design na contemporaneidade. E não importa onde são colocadas estas peças, pois sempre conseguem transmitir uma mensagem de muito requinte e sofisticação.

decoracao-lustre-cristal
    Lojas Atua Prime

lustre-luxuoso-cristal
Aquiles Nicolas Kílaris

O efeito dos cristais na decoração

Temos que esclarecer, antes de tudo, o que são os cristais. Pois bem, eles são o resultado de uma mistura de areia aquecida mais chumbo, gerando um vidro suavizado.
Detalhe: quanto mais chumbo é acrescentado nesta fórmula, mais claro e brilhante se torna o cristal produzido. E este brilho é bastante estudado pelos especialistas em harmonização de ambientes.
Tais profissionais sabem muito bem que os cristais emitem energias poderosas, capazes de interferir no estado dos ambientes que habitamos.
Uma peça pendurada no centro do imóvel, repleta de globos facetados, torna o fluxo das energias ambiente muito mais rápido. Mas, a olho nu, só o que você pode perceber é a luz rebatida nestes prismas reluzindo em todo o cômodo, como pequenos pontos coloridos.

Iara Kílaris

Você pode utilizar este efeito dos cristais a favor da decoração da sua casa. Por exemplo, destacando certos móveis ou chamando a atenção para determinados espaços.
Mas lembre-se: para um resultado satisfatório, será preciso realizar periodicamente uma manutenção nos seus lustres. Assim eles sempre poderão emanar boas energias, ficarão bonitos e durarão mais.

sala-luxuosa-lustre-cristal
    Iara Kílaris

Por que lustres de cristal?

Lustres de cristal oferecem várias possibilidades para as decorações, sobretudo na questão estética.
São peças versáteis, capazes de deixar os ambientes mais aconchegantes, com um visual bonito e elegante - tradução de bom gosto. A iluminação produzida por elas também é diferenciada. E podem combinar com projetos de vários estilos, do minimalismo ao rústico – neste caso, criando um contraponto.

lustre-cristal-moderno
     Lojas Atua Prime

Modelos de lustres de cristal

Alguns modelos de lustres de cristal mais robustos, como vistos em casas e apartamentos chiques do passado, podem ainda ser encontrados em antiquários. Mas existem, nas lojas, tanto réplicas menores destas peças quanto variações mais modernas, em diversos desenhos e tamanhos. Por exemplo, como candelabro, em espiral, forma de anel, e mais. Qualquer uma destas peças poderia deixar a sua casa bem mais estilosa.

decoracao-lustre-cristal
decoracao-sala-jantar-lustre-cristal
    Daniela Wechoreki

Como usar os lustres de cristal em sua casa

Dentro do seu imóvel, você pode prever a instalação de lustres de cristal em vários ambientes – hall, cozinha, sala, banheiro, quarto, escritório, e mais. Tudo vai depender de uma série de fatores.
O primeiro deles é o pé-direito destes cômodos. Depois, as medidas dos modelos escolhidos,que não atrapalhe a circulação. E, por fim, se o seu design combina mesmo com a decoração proposta.

pendente-cristal-suite
lustre-pendente- cristal-suite-casal
    Lojas Atua Prime

sala-jantar-charmosa-lustre
Patricia Kolanian Pasquini

Você precisa ainda saber que os lustres de cristal em linhas arredondadas combinam melhor com ambientes de estética clássica. Já os de linhas retas se encaixam melhor com cenários modernos.
Escolha sempre peças que sejam proporcionais aos cômodos da sua casa. E use-as sobre camas, mesas de jantar, criados-mudos e mesinhas auxiliares; ao lado de espelhos; e mais.
Caso ainda tenha dúvidas, inspire-se nas imagens apresentadas neste texto. Veja, através destes exemplos, como os cristais podem tornar a decoração muito mais interessantes, dramáticas e especiais.

lustre-cristal-lindo-sala-jantar
pendente-redondo-cristal-sala-jantar
Quitete & Faria


lustre-cristal-quarto-casal
    Melissa Bulla Baron

Essas dicas de decoração com lustres de cristal foram criadas pela equipe Viva Decora


Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 
ana maria

4 comentários:

  1. Oi Aninha! Muito lindos! Tornam o ambiente sofisticado e elegante! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel

      Muito obg por sua visita amiga!!
      saudades dos blogs movimentados como antes!!

      bju grande

      Excluir
  2. São lindos. definitivamente torna o lugar mais elegante. Obrigado por compartilhar isso

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!