quinta-feira, 6 de agosto de 2020

5 Dicas para inovar a decoração da cozinha pequena

Cozinha pequena: 5 formas diferentes de inovar a decoração
decor-cozinha-pequena
Projeto: Joana Adamy Fernandes

Conheça 5 dicas para transformar completamente o visual de sua cozinha pequena

Cozinha pequena pode ser um grande charme. Apesar da limitação de espaço, quando um ambiente assim é bem projetado, pode apresentar boa praticidade e funcionalidade, além de um visual super alegre e convidativo. 
A cozinha da sua casa, por exemplo, pode ficar exatamente assim. Quer saber como? Simples. Basta investir em algumas pequenas mudanças para inovar a decoração.
ideias-decor-cozinha-pequena

5 dicas de decoração de cozinha pequena

#1 Mude a cor dos armários

Antes de tudo, avalie as condições dos armários da sua cozinha. Se o interior dos móveis está bom – ou seja, sem desgastes ou traços de pragas -, você pode primeiro tentar investir em mudar o lado de fora deles. 
Às vezes, só uma simples pintura ou uma nova camada de verniz em peças como estas já seria suficiente para mudar o visual de toda uma cozinha. Caso seja necessário, você pode também trocar as portas e ainda mudar os puxadores.

ideias-decor-cozinha
SP Estúdio

#2 Estenda a vida-útil dos azulejos

Outra coisa que fica desatualizada com o tempo nas decorações residenciais são os revestimentos de piso e de parede. Na cozinha, você pode tentar mudar o visual daquelas paredes que estão cobertas de azulejos antigos. 
Pra começar, rejuntes escurecidos com o tempo podem ser pintados com tinta especial própria para rejuntes ou podem ser raspados e trocados por um material novo.
Quantos aos azulejos em si, estes podem ser cobertos também com tinta especial epóxi ou mesmo com adesivo. Você pode fazer um pedido especial a uma gráfica, no desenho que desejar, ou comprar um adesivo pronto em uma loja especializada no ramo. 
No mercado, há vários modelos destes produtos à venda. Alguns imitam ladrilhos, pastilhas ou tijolinhos. Algo assim seria capaz de dar um toque de charme bem legal para a sua cozinha.

Maria Helena Torres

#3 Altere o visual dos eletrodomésticos

Adesivos, aliás, é uma ótima solução para muitas situações decorativas. Existem rolos finos e largos, que podem cobrir grandes faixas das paredes sem revestimentos das cozinhas. E alguns tipos de adesivos, em específico, foram desenvolvidos exclusivamente para cobrir outros tipos de materiais, como metal.
Você pode, então, tentar mudar o visual da sua cozinha a partir dos eletrodomésticos. Existem adesivos com motivos muito bonitos pensados para cobrir parcialmente ou totalmente portas de geladeiras e caixas de fogões e micro-ondas. 
Com pouca habilidade e muita dedicação é possível se chegar a lindos resultados. Tais peças podem, inclusive, se tornar pontos focais alegres e bem divertidos dentro do ambiente.
eletrodomestico-adesivado
Cristiane Schiavoni
#4 Dê toques de personalidade
A forma mais simples e barata de renovar o visual de uma cozinha é através dos pequenos acessórios e ornamentos. 
Decoração de cozinha pode receber vasinhos de plantas, livros culinários e pequenas esculturas em formato de animais e cozinheiros. Mas os próprios utensílios domésticos também devem ajudar a enfeitar o cômodo. No caso, existem vários itens nesta linha.
Há ainda diferentes tipos de suportes para cozinha à venda nas lojas. Como decoração, você pode pendurar neles canecas, conchas e escumadeiras coloridas. Potes de condimentos e fruteiras sobre prateleiras, nichos e bancadas, também podem tornar o ambiente mais acolhedor. E é interessante deixar expostos certas panelas e equipamentos de design diferenciado - como chaleira, frigideira, cafeteira e mais.
cozinhas-pequenas-decoradas
Studio Ypse
blogs-decor-cozinhas
Ticiana Toniolo
como-decorar-cozinhas-blog-decor
Todo Dia Arquitetura

#5 Invista em móveis e revestimentos novos

Em último caso, você pode querer ir além e realmente investir bastante dinheiro na transformação da sua cozinha. A medida mais drástica que você poderia tomar é fazer uma reforma completa neste ponto da casa. 
Cozinhas pequenas são mais desafiadoras, mas graças aos móveis planejados, suas áreas podem ser melhor otimizadas. Como sugestão, podem-se ver as soluções empregadas nos projetos exemplos deste texto.
Antes de pensar na marcenaria, avalie as condições da arquitetura da sua cozinha. Talvez seja interessante tentar integrar o ambiente à sala de jantar, aumentando virtualmente a sua área e fazendo o cômodo parecer mais claro. Também é bom analisar a questão do encanamento e da elétrica, e mudar os pontos de água e luz. E, por fim, rever os revestimentos das superfícies, assim como das bancadas dos balcões.
cozinhas-pretas-decor
Revista Viva Decora
blogs-decor-cozinhas
Danyela Corrêa

Qual das cinco dicas você gostou mais? Use uma delas ou misture as ideias e transforme agora mesmo sua cozinha pequena!
Essas dicas de como inovar na decoração da cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.




   Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

  Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

bjus
ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!