sábado, 15 de agosto de 2020

Dicas: limpeza do sofá de couro


Dicas de como limpar e hidratar um sofá de couro [+exemplos de uso do móvel na decoração da sala]

blogs-decor
    
    Projeto: Espaço do Traço Arquitetura

Existem várias maneiras de montar uma sala de estar. Em quase todas, o sofá acaba sendo um dos principais – se não o maior – centro de interesse visual. E para determinados estilos de ambientes, um modelo de sofá de couro pode ser mais interessante, agregando muita beleza e funcionalidade à decoração. Mas tal tipo de móvel precisa de um cuidado todo especial, que possa garantir sempre a sua qualidade. Saiba mais.

blog-decor
    Gislene Lopes

Sobre os sofás de couro

Um dos modelos de sofá que mais chamam a atenção nas lojas é o sofá de couro. Ele é uma opção clássica, elegante e que sempre pode oferecer mais sofisticação às decorações de salas de estar.
Tem os em couro natural – como couro cru ou couro pigmentado, camurça e nobuque – e os de materiais sintéticos. E é preciso investigar qual o tipo comprado para entender que a técnica de manutenção e limpeza utilizar depois.

blogs-decor


blog-decor
    Marilia Veiga

Cuidados gerais para sofá de couro

O ideal é jamais tomar medidas antecipadas com relação à manutenção e limpezas da casa, para não causar danos irreversíveis ao sofá de couro da sala.
O mais correto é conversar antes com os lojistas e buscar também informações com os fabricantes. Só assim será possível, de fato, deixar a peça permanentemente impecável, com um lindo visual de nova, além de um cheirinho gostoso.

blog-decor-blogs-decor
    Migs Arquitetura

Infelizmente, sofá de couro é um tipo de móvel muito sensível, que pode ficar facilmente marcado só pela sujeira trazida com o nosso corpo. Restos de comida e bebida também é algo perigo.
Para evitar a proliferação de fungos e bactérias, devem-se aspirar todas as partes do sofá pelo menos uma vez por semana – com cuidado para não arrastar nada pontudo sobre o couro, o que poderia rasgá-lo.

sofa-de-couro-decoracao

blog-decor
    SQ+ Arquitetos Associados

Para uma limpeza profunda, já existem produtos especiais no mercado. Mas também há soluções mais simples e econômicas. Para sofás de couro em geral, um pano macio com um pouco de detergente neutro diluído em água deve ser suficiente.
Já os sofás de couro animal podem receber na mistura um produto com propriedades amaciantes. Lembrando que é importante retirar, depois, qualquer vestígio de sabão.

blogs-decor
    Clarice Semerene

Casos mais específicos exigem outras medidas. Por exemplo, um sofá de couro anilinado, ou seja, 
colorido artificialmente e com uma textura mais aveludada, devem ser limpos com um pano umedecido com álcool e água.
Manchas de canetas saem passando, com cuidado, um cotonete com glicerina líquida e álcool. As de mofo, com vinagre branco e bicarbonato de sódio. E gordura, com um pouco de talco e um pano seco.

blogs-decor
    Maricy Marcos Borges

Outra coisa que deve ser feita regularmente com o sofá de couro é a hidratação do seu material – pelo menos a cada seis ou oito meses.
Isto evitará uma série de danos na peça que podem, inevitavelmente, ocorrer com o tempo – como rachaduras e descamações. Passando uma cera ou graxa incolor para móveis de couro ou lustra-móveis à base de silicone consegue-se maior maciez e brilho. E jamais exponha o sofá aos raios de sol.

“O importante é hidratar o móvel (...). Também é possível usar vaselina líquida ou óleo de amêndoa, mas se for um sofá claro, a vaselina é mais indicada porque é transparente e o óleo de amêndoa é pigmentado” - personal organizer Lucy Mizael, em reportagem de Zap Imóveis.

sofa-de-couro-decoracao-cuidados

blog-decor
    Adriana Fornazari


Cuidados especiais para sofá de couro branco

De todos os modelos de sofás de couro, o mais delicado é aquele na cor branca. Não é nada simples fazer a sua manutenção e limpeza. Tal tipo de móvel deve ter o pó acumulado em sua superfície retirado diariamente com a ajuda de um pano seco.
A cada uma semana, deve-se passar uma esponja macia com água e sabão de coco para higienizá-lo. Uma vez ao mês, hidratá-lo. E, uma vez por ano, fazer uma limpeza especializada.

Agora você já está pronto para ter um sofá de couro na decoração da sua sala de estar. Outra dica que damos é sempre buscar mais informações sobre os cuidados que precisará tomar com um móvel como este em casa.
Por hora, siga as instruções que demos e inspire-se nas imagens deste texto. Nos exemplos, podem-se ver várias formas de uso de sofá de couro em ambientes residenciais – modelos em marrom, preto e branco.

blog-decor

blogs-decor
    Escala Arquitetura

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

                              Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

                       Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

bjus
ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!