segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Como fazer um espaço de leitura em casa?


Para todo apaixonado por leitura, poucas coisas podem ser mais prazerosas do que ler um ótimo livro. Tirar um tempo para ler pode ser uma excelente prática e, claro, também uma ótima forma de se desconectar da rotina do dia-a-dia.
Por esse motivo, para todas as pessoas que amam a literatura e que não conseguem sequer pensar a vida sem livros, ter um espaço próprio de leitura é quase uma obrigação. Este ambiente de leitura será, sem dúvida, seu local predileto, o ambiente mais íntimo, cheio de encanto e magia, como os livros.
Para criar esse canto de leitura, vamos precisar primeiro encontrar um espaço calmo. Onde seja possível aproveitar bons momentos em silêncio. Também, precisa ser um local cômodo, aconchegante e harmonioso com a decoração do resto do ambiente.
Aqui estão algumas dicas para a criação de um espaço de leitura na sua casa:
Tenha sempre uma estante

A estante é um móvel que nos permite ter tudo ordenado. Em um espaço de leitura, a estante será o local onde vamos guardar nossos livros que estamos lendo no momento ou de referência, para que fiquem arrumados e com acesso fácil.
Priorize o conforto

O espaço onde será feita a leitura é o parte mais importante deste ambiente (assim como o livro, é claro). E ter uma rede horizontal, além de ampliar o espaço, que às vezes não é utilizado, ainda possibilita um espaço de leitura agradável e personificado. Uma forma moderna e zen, onde todos poderão até desfrutar de uma soneca.
Aproveite a iluminação natural

O local perfeito para um espaço de leitura é sempre ao próximo de uma grande janela, por conta de sua fonte de luz natural que fornece iluminação apropriada para o ambiente. Além disso, a luz quando natural tem um efeito revigorante sobre o nosso corpo. Fazendo com que a leitura seja mais prazerosa e reconfortante.
Não se esqueça da iluminação artificial

Como nem sempre é possível ter luz natural, é fundamental colocar uma iluminação artificial. Para isto, deve ser colocada uma luminária de luz pontual, que possibilite uma ótima qualidade e intensidade de iluminação. Para que se consigamos ler sem esforçar a visão. Podendo ser uma luminária de mesa, uma lâmpada fixa na parede ou até mesmo um suporte, de preferência que possa ser movido, para ser possível direcionar a luz, dificultando a formação de reflexos e sombras.
Entrada Proibida
Se queremos que nosso espaço de leitura se mantenha como um local especial, uma espécie de santuário para onde podemos ir quando precisamos descansar e limpar a mente. Devemos colocar algumas condições e regras que tirem os inconvenientes do ambiente. Proibir o uso do celular, computador e televisão é bastante apropriado nesse ambiente.
Dispositivos eletrônicos geram uma dependência e, mesmo que queiramos relaxar, se tivermos algum deles próximo de nós, certamente ficaremos tentados a usá-lo e a tranquilidade desaparece.

Decoração

A sala de leitura destina-se ao relaxamento e, nesse sentido, as cores que devemos usar para decoração desse ambiente são muito importantes. Devemos evitar cores fortes e brilhantes como vermelho. Escolher tons calmos e graduados como azul, amarelo e verde claro, calmante e relaxantes, ideias para o espaço de leitura.


Você também pode escolher papéis de parede claro com florais, que dão textura e dinamismo à decoração, sem distrair nossa visão do que é realmente importante, os livros. Outra dica é usar velas perfumadas para aquecer a atmosfera e ajudar no relaxamento.


Sala de leitura x escritório

Muitos caem na besteira de associar a sala de leitura a um escritório. A verdade é que as funções dos dois são totalmente diferentes e até opostas. Um escritório é um local de trabalho e, portanto, gera estresse, tensão e uma mente ocupada em problemas e eventos que não são nada relaxantes.


Já a sala de leitura deve estar associada ao oposto. É preciso reinar o entretenimento, relaxamento e liberar a mente com o que gostamos e desestressar.


Essa distinção no nível conceitual também afeta o nível decorativo. Um escritório deve ter uma mesa, áreas de trabalho e prateleiras para armazenar papéis e arquivos.


E, a sala de leitura deve ser destinada ao conforto, de modo que o mais importante são as prateleiras organizadas com livros, uma poltrona confortável, boa iluminação natural e artificial que facilitem a leitura e seus itens decorativos que tornem o ambiente aconchegante.



Usando essas dicas, você irá dar o passo muito importante no início do espaço de leitura na sua casa. Agora é só eleger um ótimo livro e desfrutar.


* Postagem Publicitária

2 comentários:

  1. Boa tarde
    Gostei da postagem, amo a leitura e é sempre prazeroso ter um lugar aconchegante para ler. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário Lucinalva, abraços!!

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!