terça-feira, 4 de junho de 2019

15 Cozinhas planejadas em pequenos espaços

Saiba porque a cozinha planejada é uma opção incrível para aproveitar espaço

cozinhas-pequenas-modernas
Projeto: Arquiteto em Casa

Você comprou um imóvel, mas os ambiente eram pequenos e, por isso, não soube como mobiliá-lo?
Fique tranquilo, porque este é um problema comum nos dias de hoje. Exatamente por isso, muitas lojas oferecem a assistência de um projetista qualificado. Por meio do planejamento prévio, ambientes mais complexos da casa podem ser melhor mobiliados. Já ouviu falar, por exemplo, em cozinha planejada?
cozinhas-planejadas-modernas
Projeto: Serra Vaz Arquitetura

O metro quadrado de área construída está cada vez mais valorizado nas zonas urbanas. Arquitetos e engenheiros têm feito o que podem para otimizar as áreas livres das grandes cidades.
Infelizmente, nesse complexo “jogo de quebra-cabeça” que são suas plantas, alguns setores dos imóveis acabam reduzidos em detrimento de outros. E aí que a indústria de móveis entra para ajudar!
cozinhas-pequenas-atuais
Projeto: Pricila Dalzochio
cozinhas-pequenas
Projeto: Pricila Dalzochio
A situação do mercado
Ao longo dos anos, os fabricantes investiram muito em pesquisas para encontrar meios de oferecer aos clientes móveis mais bonitos, resistentes e duráveis. E assim se fez!
Atualmente, é possível montar cenários altamente requintados, multifuncionais e personalizados. Tudo pode ser feito de acordo com gosto e as necessidades das pessoas, sem contar a proposta do decorador.
cozinha-com-painel-de-correr
Sesso & Dalanezi Arquitetura + Design
cozinha-planejada-painel-esconde-bar
Projeto: Sesso & Dalanezi Arquitetura + Design
O planejamento de cozinhas
Dentro de uma cozinha comum, as pessoas costumam guardar muita coisa, desde grandes eletrodomésticos até pequenas peças para uso culinário. Tudo isso é preciso para o bom exercício das atividades para o qual se destina esse setor da casa. Sem essas peças seria impossível sequer habitar a residência. Então, é compreensível que o tal cômodo receba tanta atenção dos projetistas.
“Planejar uma cozinha é fundamental na vida de uma casa (...).” - arquiteta Lilian Dutra, em reportagem de Arch Trends.
cozinha-bem-pequena-moveis
moveis-cozinhas-minusculas
Projeto: Thomas Barros

Se a sua cozinha é pequena e nela, de fato, serão guardados muitos objetos, é claro que é melhor que ela seja planejada. Do contrário, pode ser que a circulação no espaço fique comprometida.
E atenção, a distância entre certos equipamentos – como pia, geladeira e fogão – precisa ser respeitada. A distribuição correta é fundamental!
small-decorate-kitchenarea-serviço-junto-da-cozinha- 
cozinha-pequena-lindacozinha-pequena-armarios-madeira
Projeto: Arquiteto em Casa
“Uma distribuição correta e fluida em uma cozinha pode diminuir o trabalho, evitar acidentes e facilitar a vida cotidiana.” - Lilian Dutra.
cozinha-armarios-amadeirados
Projeto: Cinthia Dilser

Outra vantagem da cozinha planejada é que, com a possibilidade de customização das peças, o projetista pode “brincar” mais com o projeto, deixando-o mais atrativo.
Ele pode aproveitar cada canto do ambiente, acrescentando mais de uma função. Entre um módulo e outro, pode colocar um garrafeiro, um nicho ou uma sequência de prateleiras, por exemplo; e tudo sob medida.
small-decorate-kitchen
Projeto: Lamego Mancini Arquitetura


Quais as características de uma cozinha planejada?

O material mais empregado na fabricação das peças

Móveis prontos podem ter sido a primeira opção no qual você pensou em comprar - isso porque eles são mais baratos e obtidos à pronta-entrega. Porém, considere os planejados. De verdade, eles têm qualidade bem maior.
Muitos são feitos em MDF ou MDP; e mais espessos, ou seja, suportam mais cargas. Ademais, podem ser recortados na forma e encapados na cor que se desejar.
Projeto: Frente e Verso Arquitetura
As várias possibilidades de personalização das peças

Se você é do tipo de pessoa que gosta de estudar opções de texturas, acabamentos e puxadores para os armários da cozinha, então vai adorar os móveis planejados. Nas lojas, tem opções para todos os gostos e orçamentos. A linha de tamponamentos e metais são variadas e muda de acordo com a empresa fabricante. Fique tranquilo, o projetista lhe ajudará a escolher tudo!
cozinha-planejada-amadeirada
Projeto: Carlos Rossi
cozinha-branca-detalhe-colorido
Projeto: Carolina Nathair

Podem-se fazer os móveis da cozinha totalmente brancos, só com a frente estampada e o resto em branco; ou, ainda, tudo estampado.
cozinha-branca-decoracao-retro
Projeto: Todo Dia Arquitetura

As portas podem ter puxadores convencionais, embutidos ou nem ter puxadores – tendo um recorte especial que permita sua fácil abertura. Sua bancada pode ser coberta com pedra ou madeira tratada. Ter ou não rodabanca. Uma cuba única ou dupla. E muito, muito mais!
lavanderia-integrada-cozinha
Projeto: Carlos Rossi
cozinha-pequena-planejada
Projeto: Ana Laura Wolcov
kitchen-decor
Revista Viva Decora

O interessante das cozinhas planejadas é como todos os recortes são feitos para adaptar a situação. Quase todos os eletrodomésticos podem ficar embutidos.
cozinha-armarios-almofadas
cozinha-classica-atual
Projeto: Díptico Design de Interiores
E para aqueles que não podem, é possível criar nichos especiais para guardá-los. Há a possibilidade de até, por exemplo, deixar certos aparelhos, como exaustores e geladeiras, fora de visão, escondidos. É mesmo incrível!
Aposte também numa cozinha planejada para a sua casa! Reveja as imagens apresentadas neste texto e inspire-se!

Estas dicas de cozinhas planejadas para espaços pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura
Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 
bjus
ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!