terça-feira, 16 de abril de 2019

Decoração: cozinha vintage

Tenha uma cozinha charmosa e moderna apostando na decoração em estilo vintage!


decoração-cozinha-retro
Projeto Mariana Luccisano

Termos como ‘antigo’, ‘vintage’ e ‘retrô’ já são bastante conhecidos daqueles que trabalham com design de interiores. Eles fazem menção a propostas artísticas que são inspiradas em épocas passadas, como os anos cinquenta e sessenta.
É algo que combina com vários tipos de ambientes - desde sala de estar e dormitório até mesmo uma cozinha compacta. Sendo assim, um jeito diferente - e temático - de ambientar uma casa.



Projeto Lucia Manzano

A invasão dos produtos vintages nas lojas


Uma ‘decoração em estilo vintage’ não é o mesmo do que uma ‘de aparência antiga’. Na primeira proposta, até pode haver peças herdadas ou compradas em antiquários. Só que o objetivo, nesse caso, não é reproduzir por completo o cenário das décadas anteriores.
Como foi explicado antes, isso é mais como um modelo de inspiração. Em verdade, todo novo design deve ser adaptado às necessidades da vida presente.
Projeto Iná Arquitetura
Sim, é verdade, no passado havia muitas peças interessantíssimas de móveis, revestimentos e ornamentos para casa. Algumas até tinham certo visual futurista. O problema é que faziam jus aos gostos, necessidades e tecnologias da época. Por isso não faz sentido algum copiá-las. Contudo, obviamente, sempre e possível admirá-las.


Projeto Priscila de Mendonça Silva

Muitos dos belos detalhes estéticos das peças vendidas no passado jamais saíram das mentes e corações das pessoas. E até os jovens, através de seus pais e avós, também aprenderam a amar estes objetos.
Os fabricantes se atentaram a isso e passaram a produzir produtos de alta tecnologia, mas com aparências se assemelhando às de décadas anteriores. Uma aposta arriscada, mas que tem agradado o público.


vintage-decor
Projeto Casa Aberta

Características básicas de uma decoração em estilo vintage

Hoje é fácil encontrar à venda nas lojas artigos vintage. Arquitetos e designers os têm utilizado muito na composição de interiores - algo que ficou apelidado como ‘decoração em estilo vintage’.
Esse modelo tem muito a ver com propostas residenciais – principalmente para áreas urbanas - de visual moderno. Isso porque cria cenários muito alegres, coloridos, divertidos e bem humorados.


cozinha-retro
area -gourmet-vintage
Projeto Flavia Medina
A primeira característica que se pode destacar das decorações em estilo vintage é mesmo o colorido. Mas, isso é feito de forma muito sutil, muito pontual. Apesar de haver nos espaços bastante peças em cores fortes, como vermelho-sangue, não é nada que agrida ao olhar. O fundo é sempre mantido em cores neutras, como branco e cinza. E os pontos chamativos ficam, portanto, para os revestimentos e ornamentos ao redor.


vintage-kitchen
arquitetura-vintage-retro-cozinha
Projeto Archduo Arquitetura
Pois são justamente os pequenos detalhes que mais encantam as pessoas na decoração vintage. Eles é que fazem o observador ter a sensação de que está voltando no tempo.
De reviver uma época em que o design, a propaganda, e mais artes em geral, prezavam por outros valores, seguiam outros critérios. Tempos glamourosos que não voltarão jamais!
Fãs dos anos trinta e sessenta são o que mais se identificam com as decorações vintage. É muito gostoso poder reviver a “época de ouro” do cinema, do rádio e da televisão.
Das corridas automobilísticas e espaciais. Também do surgimento de marcas de sucesso e suas criativas propagandas. E do tempo em que as famílias eram mais unidas e apreciavam uma confraternização saudável. É nisso que os projetistas devem se basear!


quadros-retro-cozinha
Projeto Casa Aberta


Como decorar a cozinha em estilo vintage

Toda cozinha com decoração em estilo vintage costuma ser muito charmosa. Elas têm um visual muito “família”, alegre e divertido; meio antigo, mas, ao mesmo tempo, moderno.
Tem tanto conforto quanto qualquer espaço contemporâneo, com todos os equipamentos necessários que um bom cozinheiro necessita. Mas, com toques especiais em design que remetem, de forma muito enfática, ao passado – este é o seu verdadeiro diferencial.
Uma boa ideia para montar uma cozinha vintage moderna é deixar os revestimentos de piso, paredes e teto em tom neutro. Claro que uma superfície e outra pode ser pintada em vermelho, azul ou amarelo.


cozinha-vintage
vintage-decor
Projeto Mariana Luccisano
Mas, isso deve ficar para os tamponamentos dos armários ou os utensílios domésticos. Aliás, existem muitas batedeiras, liquidificadores, geladeiras e outros equipamentos atuais vendidos em design vintage.


decoração-vintage-retro-cozinha
decoração-cozinha-retro
Projeto Condecorar Arquitetura e Interiores
Tem-se usado muito para decorar paredes de cozinha adesivos imitando velhos ladrilhos hidráulicos ou rótulos de produtos. Também luminárias pendentes e banquetas numa “pegada” mais industrial – tipo oficina ou fábrica.
Toalhas de mesa quadriculadas. Quadrinhos com ilustrações de propagandas antigas. E, claro, peças resgatadas de antiquários, como balanças de armazéns.


vintage-kitchen-decoration
Projeto Mariana Luccisano
Então, ficou com vontade de ter uma cozinha com decoração em estilo vintage também? Reveja as dicas e imagens e inspire-se para transformar a cozinha de sua casa.

Estas dicas de decoração vintage para cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Obrigada pela companhia!
Continue navegando pelo blog, todos os posts são feitos com muito carinho pra você ❤
ana maria

Um comentário:

  1. Fiquei encantada... quanto projeto lindo né? Eu amo uma coisa mais simples rsss... Bjs Monalise www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!