segunda-feira, 15 de abril de 2019

Aquecedor a gás: mais conforto e economia pra você!

Em junho faz 4 anos que mudamos para o nosso apartamento. Moramos 20 anos numa casa que eu amava de paixão, que eu não queria vendê-la  porque eu tinha meu jardim, meus passarinhos que vinham atraídos por bebedouros e tratadores. Mas, meu marido e meus filhos queriam muito esta nova vida de morar em apartamento e ter tudo novinho, do “ bom e do melhor”, como se diz popularmente.

A vida segue e uma hora alguém tem que ceder. Eu cedi quando meu marido comprou um apartamento de cobertura, assim nós teríamos  aquela sensação parecida como a de viver em uma casa. Por mais que eu quisesse continuar e reformar a antiga casa, ela nunca seria nova, seria somente maquiada como ele dizia.

economize-energia-com-aquecedor-a-gas-em-casa

Um dos desejos dele era ter um chuveiro tipo banheiro de hotel... aquele banho gostoso, com pressão, com um ótimo aquecimento e que só um aquecedor a gás permitiria. Uma banheira de hidromassagem também estava na lista do banheiro dos sonhos. E ainda a vista para o mar.

chuveiro-aquecido-a-gas

Desejo realizado com chuveiro. Água bem quente, maior pressão, fácil regular e de manter sua temperatura. De carona, um banho bem mais econômico, porque a energia elétrica acaba sendo mais cara que o aquecimento a gás.

banheira-de-hidromassagem-decoração
E a banheira que o marido tanto gosta! Banho demorado e quentinho para relaxar depois de um jogo de  futebol ou num final de semana.  Se ela funcionasse com energia elétrica o custo deste banho seria muito maior.  E quem não vive apavorado com a conta de energia elétrica hoje em dia, não é mesmo?

O outro desejo do marido que era a vista do mar, foi muito bem realizado aqui no apartamento.

cobertura-com-vista-para-o-mar

Hoje nem cogitamos a possibilidade de voltar para nossa antiga casa, que já foi vendida. Na época  em que mudamos e a casa ficou a venda, estivemos lá pra cortar a grama e dar uma ajeitada. Antes de voltarmos ao apê, tomamos um banho em nosso antigo chuveiro. Que diferença absurda! Era um pingo de água comparado ao atual!

Depois que acostumamos com as coisas boas da vida,  não queremos mais voltar para trás...  bye bye chuveirinho!

Por isso as construtoras já vendem os apartamentos  de melhores padrões, com a tubulação pronta para utilizar o aquecimento a gás.
Com relação aos tubos, é preciso que sejam do tipo adequado, com revestimento térmico, para não comprometer a segurança.

Você também precisará da tubulação necessária para receber o aquecedor a gás. A tubulação de gás e as tubulações de água fria e água quente. Já os pontos que o aquecedor a gás alimenta com água quente, sejam duchas ou torneiras, precisam ser equipados com misturador e dois registros de água, fria e quente.
No entanto temos a exceção das torneiras conhecidas como monocomando, que como o nome sugere, possuem apenas um registro onde você pode controlar tanto a água fria quanto a água quente.
Vale ressaltar que torneiras monocomando e torneiras gourmet precisam de uma atenção especial, pois esse tipo de equipamento costuma precisar de um bom nível de pressão para acionar o aquecedor a gás.

No caso do meu apartamento, a construtora colocou tubulação para água quente nos banheiros (chuveiro e torneiras) e na torneira da cozinha.
Como o compramos na planta, fizemos algumas alterações. Dentre elas meu marido pagou à parte para colocar esta tubulação de água quente na torneira da área de serviço e  na torneira ao lado da churrasqueira na varanda. Assim todo o apartamento teria água quente, facilitando o meu serviço no dia a dia. Por exemplo, para lavar os espetos da churrasqueira, a água quente já facilita o processo. Na lavanderia as vezes precisamos lavar uma roupa delicada que pingou gordura, já lavo na torneira de água quente, o que facilita o processo de remoção.

Moro na grande Florianópolis, temos semanas bem frias no inverno e ter água quente nas torneiras é um verdadeiro conforto, é até gostoso  lavar louça na água quentinha.

lavabo-decorado

Acima eu falei que todo o apartamento teria água quente,  mas acabou que o lavabo ficou sem aquecimento. Quando o compramos falaram que todos os banheiros teriam água quente e meu marido entendeu que o lavabo também é um banheiro. Na hora da entrega não tinha água quente no lavabo. Para a construtora o lavabo não era considerado um banheiro!

Se pagamos para ter aquecimento na lavanderia e varanda, logicamente também queríamos água quente no lavabo, quer dizer, na nossa lógica. Na confusão, o lavabo acabou sendo esquecido e ficou sem aquecimento de água.

Aqui vai uma dica:

Na negociação com construtoras todos os pequenos  detalhes devem ser muito bem observados. Preste bem atenção se estiver comprando seu apartamento na planta como foi o nosso caso.  Perguntas e dúvidas, mesmo que pequenas ou bobas, mesmo que você ache que sabe a resposta, devem ser  totalmente esclarecidas, para não ficarmos com aquela sensação de termos sido enganados.

Para entender um pouco mais do funcionamento do aquecedor a gás segue a ilustração:

como-funciona-o-aquecedor-a-gas

A água entra fria e sai quente. Durante essa passagem da água pela serpentina ela é aquecida pelo calor do gás. Por isso o nome oficial do aquecedor de água é AQUECEDOR DE PASSAGEM.

Antes de ter um aquecedor a gás em casa, saiba que há dois modelos que servem para este ambiente. São eles o aquecedor mecânico e o digital.

Não menos importante é conhecer o tipo de gás para o qual é voltado o seu equipamento. Cada modelo de produto apresentará um tipo específico de gás com que poderá trabalhar. Há equipamentos para botijão Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou encanado, Gás natural (GN). Quaisquer mudanças no tipo de gás demandam conversão do aparelho. O processo envolve substituição de peças e nova regulagem.

Vale ressaltar aqui que a Construtora não entrega o aquecedor junto com o apartamento. A tubulação fica pronta à espera do aparelho aquecedor, obedecendo normas técnicas como altura de instalação do aparelho por exemplo.

A compra do seu aquecedor de água á gás é individual e deve atender as necessidades da sua família, do seu imóvel. Há várias marcas, há  diferentes capacidade de vazão de aquecedores. Se o apartamento é maior, tem mais banheiros, vai necessitar de uma capacidade maior de aquecimento.
Aqui em casa  nosso aquecedor tem vazão de 36,0 litros por minuto, que é o recomendado para 3 duchas, o caso do nosso imóvel. É considerado um aquecedor grande e sempre atendeu nossas necessidades eficientemente.

aquecedores-a-gas-diferentes-modelos-e-capacidadades

Independente do modelo e da capacidade do seu aquecedor, você irá precisar de uma pessoa capacitada para fazer sua instalação. Estamos lidando com gás (GLP ou Natural) e somente um técnico especializado vai garantir a sua segurança e da sua família.

Os sistemas  de aquecedores desenvolvidos atualmente são de alta tecnologia, garantindo sua total segurança, mas é imprescindível que as normas sejam atendidas. Somente um profissional pode fazer este trabalho! Ele deve ser qualificado pela empresa e autorizado pela marca do equipamento, para que se tenha total tranquilidade e segurança.

E quem não mora em apartamento pode ter um aquecimento a gás na sua casa?

Pode sim, antes de mais nada é necessário ter um ponto de gás. A lavanderia, ou área de serviço é o lugar mais comum para ser instalado. Normalmente isso é feito na época da planta, do planejamento da casa, porque é mais prático e fácil fazer tudo neste momento, evitando reformas e quebra-quebra no futuro.

A norma para instalação de aparelhos a gás para uso residencial é a NBR 13.103. Ela determina que os ambientes para estes aparelhos devem ser bem ventilados. Também deve ter baixa circulação de pessoas. Desta forma é proibido instalá-los em quartos, salas e banheiros. Se o local da instalação for externo, é necessário que tenha a proteção do equipamento contra os efeitos diretos do clima. Tudo regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O aquecedor é um aparelho de ótimo custo benefício também porque ele tem de 10 a 15 anos de vida útil.

No momento da compra do aquecedor surgem muitas dúvidas!

Você irá precisar de informações seguras para saber qual aparelho adquirir, qual o modelo de aquecedor ideal às suas necessidades e também quem procurar, qual empresa para  instalar seu equipamento. Nesta hora você pode contar com a  AQUECENORTE!


O lema da empresa é : Seu banho na temperatura certa!
Aqui você irá encontrar o seu AQUECEDOR, bem como sua INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
(porque todo aparelho precisa de revisão para garantir seu perfeito funcionamento).

Com mais de 18 anos de experiência no mercado, os técnicos da empresa são capacitados por instituições como SENAI, e têm treinamento com os próprios fabricantes.
Ela vende as principais marcas de aquecedores a gás para todo o Brasil: Rinnai e Rheem.

A Aquecenorte está em São Paulo - Capital, mas atende todo o Brasil em 3 passos simples:

1) Você liga, manda um e-mail ou chama no whatsapp para eles fazerem o seu dimensionamento gratuito e eles indicam qual o melhor aquecedor a gás para a sua família;

2) Eles entregam o seu produto e prestam toda a orientação técnica para que tudo fique dentro da norma, deixando a infraestrutura perfeita para o seu aquecimento;

3) Eles acompanham sua obra remotamente (via whatsapp) até a instalação, desta forma você garante o banho quentinho que sua família merece;

Aproveite e faça um orçamento sem compromisso com especialistas!

Você irá amar um banho de hotel todos os dias  na sua casa e ainda terá mais qualidade de vida!

Contatos via e-mail:
vendas@aquecenorte.com.br
assistencia@aquecenorte.com.br

Telefones:
Telefone geral (11) 2262-9000
Whatsapp Comercial (11) 97527-4466
Whatsapp Assistência Técnica (11) 94138- 3900


Redes sociais Aquecenorte: Facebook - Twitter Instagram

* Postagem Publicitária

Obrigada pela companhia!
ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!