segunda-feira, 1 de abril de 2019

Decoração: salas com sofá de canto!

Sofá é peça fundamental para  ambientação de toda sala de estar.
Descubra como o modelo de canto, ou em "L", pode influenciar em seu layout e decoração!

salas-com-sofa-de-canto

Sofá de canto ou em L: modelos, características e vantagens.

Sofá de canto: ótima alternativa para sua sala de estar

O painel  para TV pode ser o ponto focal de muitas salas. Agora, com certeza o sofá é o maior protagonista de qualquer proposta para esse tipo de cômodo. Não existe área de estar sem um confortável assento.
Todo o resto, entre móveis e ornamentos, pode ser dispensado. E, dependendo da panta baixa do ambiente, essa peça pode ganhar importâncias, funções, formatos ou arranjos diferentes.
arquitetura-sofa-de-´canto
Projeto Helena Koki

Há vários modelos de sofá à venda nas lojas. Tem os mais comuns, de dois ou três lugares. Também os extensíveis, os reclináveis e os com chaise, que são, atualmente, os mais requisitados.

Há também os sofás modulados, os sofás-cama e, por fim, os sofás em " L" ou de canto, que são o tema deste texto.

Veja a seguir algumas de suas características e vantagens pra uso em salas de estar.

como-usar-sofá-de-canto
Espaço do Traço Arquitetura
decor-sala-de-estar
Projeto Hildebrand Silva Arquitetura
Como são e para que servem os sofás em "L" ou de canto?

Os sofás em "L" ou de canto, como o próprio nome já diz, são sofás com o formato "L".  Quase todos os fabricantes vendem esse modelo dividido em três partes - módulos de dois e três lugares,  justapostos e emendados por um assento individual.

E eles são, normalmente, utilizados no canto de uma sala ou no centro do ambiente, demarcando um setor.

Projeto Eduarda Correa

decoração-sala-com-sofá-de-canto
Projeto Juliana Pippi

design-de-interiores-sala-com-sofa-de-canto
Projeto Patricia Covolo

Qual a vantagem de utilizar um sofá de canto na ambientação de uma sala?

Algumas pessoas podem escolher um sofá de canto apenas porque apreciam a estética desse tipo de peça. Acontece que há mais vantagens em se utilizar um móvel na ambientação de uma sala.

A mais importante delas é otimização do espaço. Um conjunto de sofás de dois e três lugares, por exemplo, pode ocupar uma área de planta baixa muito maior e atrapalhar a boa circulação no cômodo - diferente do sofá em "L"


como-usar-sofa-de-canto-na-decoração
Projeto Eduarda Correa

Sofá de canto é  garantia de beleza e conforto! Se a família é grande e a sala pequena, certamente esse móvel é a melhor pedida, fazendo o cômodo parecer bem mais amplo. Se seus módulos puderem ser personalizados é ainda melhor.


A liberdade de reorganizar as peças na maneira que se quiser, ao receber visitas em casa, torna o layout da sala ainda mais atrativo e especial!


sofa-em-L
Projeto Quattrino Arquitetura

Onde é melhor posicionar o sofá de canto?

Numa sala onde o ponto focal principal é a televisão, não se tem muita alternativa a não ser posicionar o sofá de canto de frente ao painel para TV.

Em contrapartida, se seus módulos são separados, o móvel pode ser rearranjado, possibilitando novas configurações para a sala. E isso é a coisa mais legal se pode conseguir para a decoração de uma sala de estar utilizando um sofá em "L"


decor-arquitetura-sofas
Artefacto

Em ambientes muito grandes, ainda é possível usar o sofá de canto para outros fins. Arquitetos e designers de interiores utilizam a peça também para delimitar áreas de estar, ou separar as mesmas das áreas de jantar.

E, nesse caso, pode ser interessante ter elementos complementares ao móvel, como poltronas, pufes, mesas auxiliares e luminárias de mesa ou de piso.


decoração-salas
Projeto Lucia Wjuniski

Que tipo de sofá de canto pode combinar com sua sala de estar?

É o tipo de casa - a sua arquitetura e decoração, além do gosto  e a necessidade de seus moradores - que vai determinar o modelo ideal de sofá  a escolher. Têm modelos muito diferentes nas lojas, como já se sabe.
O próprio sofá em "L" ou de canto pode ser encontrado em tamanho pequeno ou grande; também de forma retrátil, com chaise e modulado.

"Para ambientes menores, as opções em módulos soltos se adequam melhor. Por exemplo, um módulo sem encosto pode servir de chaise ou se transformar em puff para acolher visitantes". - arquiteta Carmen Calixto, em Revista Zap Imóveis.

arqutietura-varanda-com-sofa-de-canto
Projeto Now Arquitetura

É possível que o projetista perceba que o ambiente "pede" um tipo de sofá mais simples ou luxuoso.
Nesse caso ele pode trabalhar não só com o formato de sofá, mas também  com seu material de revestimento - em couro, suede ou outro material condizente.

brunete-fraccaroli-sala
Projeto Brunete Fraccaroli

Além disso, sua cor - paredes de fundo escuras são melhores destacadas com peças em tom claro e vice-versa. E para valorizar a decoração, sempre acrescentar almofadas coloridas.

"Encostos baixos e cores claras impedem que o cômodo pareça menor." - arquiteta Carmen Calixto.

living-oscar-mikail
Projeto Oscar Mikail

Então, gostou das dicas? Acredita que o sofá em "L ou de canto pode ser um bom modelo para salas de estar? Então, inspire-se nessas imagens e crie seu projeto agora mesmo!

Estas dicas de decoração com sofá de canto foram criadas pela equipe Viva Decora


Jeito de Casa- Blog de Decoração e Arquitetura!
bjus
ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!