sexta-feira, 5 de junho de 2020

Dicas: organização de sapateiras

Organização sapatos: novos modelos de sapateiras

arquitetura-sapateiras
Revista Viva Decora

Organize seus sapatos com uma linda sapateira
Nos últimos tempos, temos preferido deixar os nossos sapatos já na porta de casa ou na garagem. E só depois de higienizados é que eles voltam para o nosso quarto. 
Mas, de todo modo, os sapatos sempre devem ser bem cuidados e respeitados como bons amigos nossos que são. E seja no cômodo que você preferir deixá-los, que fiquem bem guardados - organizados e protegidos em uma boa sapateira.

organização-sapatos-closet
Sandra Sanches

Design de sapateiras modernas

Existem muitos modelos diferentes de sapateiras modernas - talvez você nem imagine quantos. É possível encomendar um modelo personalizado, feito sob medida e de acordo com o seu gosto e as suas necessidades. 
Contudo, também existem muitas boas peças prontas à venda no mercado. A maioria delas é feita de aglomerado de madeira, mas ainda é possível achar peças em tecido ou com estruturas metálicas.
Há sapateiras com prateleiras retas, de maior profundidade, e sapateiras com prateleiras inclinadas, com menos profundidade. Ainda, sapateiras giratórias; com portas de bater; com portas pivotantes, que inclinam; e com gavetas retráteis. 
Algumas destas apresentam nichos extras para acomodar bolsas. Outras vêm com espelho, gaveta para acessórios, e mais. 

blogs-de-decoracao
Patricia Tavares

blog-de-arquitetura
Oliva Arquitetura

blog-decoracao
Karla Silva

Modelos de sapateiras e onde de instalar

É muito importante destacar os locais onde podemos colocar sapateira dentro das residências. Por uma questão de costume, muitos dos povos asiáticos deixam os seus calçados de sair de casa logo no hall de entrada. Esta ideia parece ainda mais lógica nos dias de hoje. Por isto mesmo é que muitos brasileiros também estão seguindo a mesma prática.
Uma sapateira pequena, com duas ou quatro prateleiras – em ripas de madeira ou aramado de metal – poderia servir bem para acomodar os sapatos no hall da casa. Mas uma sapateira pufe, uma calçadeira sapateira ou uma sapateira banco industrial podem ser alternativas mais bonitas para a decoração deste tipo de ambiente. 
Inclusive, há peças de design nesta linha que fazem conjunto com cabideiros - para echarpes e chapéus.
Você pode ter um móvel sapateiro também na lavanderia. A ideia é levar os sapatos para este recinto para que sejam higienizados e arejados. Para este ponto da casa, pode-se prever um armário sapateira multiuso, simples e aberto. 
Já para o quarto, uma sapateira fechada, com divisória de vários tipos e talvez com a possibilidade de ficar suspensa do piso - uma opção muito melhor.

blog-decoracao
CASAon CASAon

blogs-decoracao
blog-arquitetura
Marcelo Rosset Arquitetura
Por fim, outro local que sempre pode ter uma sapateira é dentro do closet. Há, por exemplo, as sapateiras prontas de canto, que costumam ficar perfeitas entre módulos de guarda-roupas. 
Pequenas sapateiras racks podem ser posicionadas sob janelas, aproveitando este espaço livre do cômodo. As de uma porta, atrás da entrada. E as flexíveis, de tecido, penduradas em cabideiros dentro do armário.

closet-organizacao
Samira Jarouche

Organização dos sapatos na sapateira
Não só o modelo da sapateira que você escolher é importante, mas a organização dos sapatos dentro deste móvel interessa. 
Só isto irá garantir que os seus sapatos fiquem bem preservados pelo máximo de tempo possível. Talvez nem precisássemos dizer, mas faremos mesmo assim, que os sapatos não podem ficar amontoados sobre as prateleiras ou amassados dentro das gavetas.
Sendo assim, é fundamental você estudar bem o design do armário que irá escolher para guardar os seus sapatos. 
Primeiro, suas dimensões – sobretudo as internas – devem ser adequadas. A altura mínima sugerida para os nichos é de 22 cm. Contudo, as sapateiras com suportes metálicos, ao invés de prateleiras de madeira, podem diminuir esta medida para até 14 ou mesmo 12 cm.

sapateiras-dicas-arquitetura
Caroline Manfrin
É mais adequado que os seus sapatos fiquem sempre posicionados lado a lado – não um atrás do outro e muito menos um sobre o outro. 
Sapateiras com pouca profundidade ou com prateleiras inclinadas podem danificar a ponta dos calçados, cuidado. E é preciso estar atento em como ficarão as suas botas guardadas no armário. Para isto, busque um móvel com nichos de tamanhos variados, tendo alguns com altura de 31 a 36 cm.
Deixe os seus sapatos, sapatênis e tênis nas prateleiras mais a altura dos seus olhos e alcance de suas mãos. Botas podem ficar na parte de baixo – coloque um enchimento na parte interna para impedir que se dobrem e se deformem. 
Nos nichos de cima, em sequência, coloque as rasteirinhas e os sapatos de salto. E espalhe sachês com bicarbonato para neutralizar cheiros. 
Pronto, a sua sapateira está organizada!
Essas dicas de como organizar os calçados foram criadas pela equipe Viva Decora.


Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

ana maria

3 comentários:

  1. Olá Ana Maria :)
    Espero que esteja tudo bem com voce e sua familia .
    Por aqui estamos bem graças a Deus
    Tenho uma sapateira mas feita por nós mesmos já que de momento o orçamento é apertado e não queria deitar fora a estante que tinha.
    As ideias são excelentes mesmo quando não há muito espaço
    bj da Madeira
    Lulu

    ResponderExcluir
  2. oi Lulu, vou responder no seu blog. Obg pela visita

    ResponderExcluir
  3. que sonho ter uma sapateira....um closet espacoso.

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!