quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Móveis para cozinhas compactas


Saber mobiliar uma cozinha compacta é um desafio para os designers. É preciso aproveitar cada cm de área. Para isto, só muito planejamento.

cozinha-pequena-rosa
                  Giovana Ciacco De Mello Ramos


Móveis planejados e multifuncionais para cozinha compacta

blogs-decoracao
    Camila Chalon

Cozinha compacta: como a marcenaria deixa este ambiente mais bonito, prático e funcional

Quase todo mundo deseja morar em um imóvel amplo, com ambientes bem acabados e bastante confortável. Mas espaço é algo valioso em áreas urbanizadas.

Por isto, muitos imóveis construídos atualmente apresentam ambientes de dimensões mais reduzidas. E no caso de uma cozinha compacta, é fundamental saber otimizar o espaço. Este é o desafio dos designers: elaborar propostas que atendam tanto à estética quanto à funcionalidade.

blogs-arquiteturaBatistelli Arquitetura e Design 

O desafio das cozinhas compactas para o design de interiores

Como dito antes, não só por questão de gosto, mas também de necessidade, imóveis de metragens menores viraram tendência.

Sendo assim, os designers de interiores precisaram se acostumar ao desafio de ambientar casas e apartamentos assim. Teve de se encontrar formas de ampliar virtualmente os espaços e de otimizar ao máximo às áreas dos cômodos. Afinal, toda planta deve ser bem aproveitada.

cozinha-colorida-retro

blog-decor
ACF Arquitetura

Falando mais especificamente das cozinhas, estes são ambientes altamente funcionais. E existem certos móveis e eletrodomésticos que não podem ser subtraídos de seu plano de necessidades. Não tem jeito, é preciso encontrar lugar para vários aparelhos e utensílios. Só que para isto são necessárias soluções inteligentes. E tudo começa com planejamento.

A seguir, neste texto, dicas e exemplos para você se inspirar em como mobiliar uma cozinha compacta. Use as imagens apresentadas como fonte de inspiração. Encontre o estilo de design que mais lhe agrada e depois coloque as ideias em prática para criar um projeto de decoração surpreendente.

blog-decor
 Degradê Decoração

Como criar uma marcenaria especial pensando nas cozinhas compactas

Estudando os catálogos das atuais empresas fabricantes de móveis, vê-se várias opções de módulos prontos voltados à ambientação de cozinhas.

Neste momento, existem muitas tendências sendo lançadas. Mas nada se compara à estética e a funcionalidade oferecida pelos móveis planejados. Estes modelos não são nada convencionais e podem ajudar na criação de decorações personalizadas.

Além dos móveis modulados para cozinha, também se pode encomendar aos fabricantes peças exclusivas, feitas sob medida. Este tipo de comércio, envolvendo a prática de venda de móveis casada com projetos arquitetônicos, tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Em alguns casos representa um aumento de qualidade e até de economia de preço.


blog-arquitetura
EstUdio AE

cozinha-decor
Camila Chalon

O fato é que os móveis planejados podem atender melhor ao gosto e às necessidades das pessoas. Não há opção melhor de marcenaria para ambientações de cozinha.

Pascali Semerdjian

Com isto, é possível obter um ambiente com uma área mais bem aproveitada, otimizada. Cada centímetro vago é considerado – tanto no sentido horizontal quanto na vertical. E ainda é possível fazer recortes e detalhes impressionantes integrando o ambiente à sala.

blog-arquitetura
Revista Viva Decora

blog-decor

Ah!Sim

Utilizando móveis multifuncionais na decoração de cozinha compacta

Já que as novas tecnologias de fabricação de móveis para casa permitem uma melhor personalização dos ambientes, por que não aproveitar ainda mais as possibilidades?

Pode-se prever no projeto que certos armários e balcões da cozinha tenha muitas funções função. Isto seria bastante vantajoso na hora de otimizar todos os espaços de uma cozinha compacta.

Móveis multifuncionais têm como principal característica a versatilidade. Eles podem trazer uma sensação de maior amplitude para o ambiente. É uma solução capaz de explorar cama mínimo espaço; de economizar áreas; de integrar melhor os setores da casa; de criar um layout muito mais ousado. Fora que essas peças ainda podem ser itens estéticos muito valorosos para a decoração.

arquitetura
Juliana Pippi

cozinha-atual
DZ Studio Arquitetos

De fato, os móveis multifuncionais podem oferecer muitas possibilidades de solução de plantas para cozinhas compactas.

Alguns armários podem assumir formatos e proporções diferentes, tendo partes extensíveis, subdivisões e compartimentos ocultos. Por exemplo, nichos para aparelhos domésticos, compartimentos para condimentos, gavetões de panelas, mesas de refeições dobráveis e mais.

blogs-decoracao
Revista Viva Decora

decoracao
Revista Viva Decora

arquietura
Inside Arquitetura e Design

decoracao
Iná Arquitetura

Quanto à valorização de cozinhas compactas

Quando uma cozinha compacta é bem projetada não falta espaço para nada, entre eletrodomésticos e utensílios mais básicos. Tudo fica bem organizado, dividido. As bancadas e a circulação podem ficar livres de objetos.

Geralmente utilizam-se armários em branco, com linhas retas, o que faz o cômodo parecer maior. E, então, o visual é clean, mesmo que peças modernas sejam mescladas a itens antigos.

arquitetura-decoracao
Projeto Express

arquitetura
Revista Viva Decora


decoracao

Projeto Marcia Addor

Se você quiser criar uma decoração de cozinha ainda mais bonita e confortável, pense em destacar certas partes do projeto com iluminação. Instalar spots no teto e leds sobre os armários é uma ótima ideia.

Além do mais, este é um setor da casa onde são realizadas muitas atividades delicadas, como corte e cozimento de alimentos, portanto a iluminação local precisa ser a melhor possível.

decoracao
Revista Viva Decora

cozinha-decoracao
Projeto Luciane Mota

arquitetura-cozinha
Keleen Schmidt Inácio

Sua cozinha poderia ficar mais bonita e funcional adotando algumas dessas ideias? 
Inspire-se nas imagens e comece logo um projeto! Por quê não?

Essas dicas de como utilizar a marcenaria para embelezar a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.



Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  

Bjus
ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!