terça-feira, 12 de novembro de 2019

Decoração: modelos de criado-mudo

Criado-mudo: modelos tradicionais e criativos para o quarto

Criado-mudo é um móvel funcional dentro das decorações de quarto. Serve de apoio a vários objetos. E pode apresentar um design incrível. 


quartos-modelos-mesa-de-cabeceira
Triplex Arquitetura

Criados-mudos incríveis para fazer a diferença na decoração do quarto
Na decoração do quarto, é interessante ter um móvel que sirva de apoio para a cama. Assim, quando a pessoa estiver deitada ou sentada no local pode deixar próxima de si um livro, um celular, um óculos ou outro objeto que queira. 
quarto-casal-mesa-de-cabeceira
mesa-cabeceira-quarto-casal-classico-atual
Gabriela Herde
É exatamente por isto que em muitos projetos de interiores se vê a utilização de criado-mudo. Esta simples peça de design tem ganhado novas releituras e está outra vez na moda. Saiba mais.

Falando um pouco sobre os criados-mudos

Os criados-mudos sempre foram bastante utilizados em decorações de quarto, sobretudo em residências mais sofisticadas. 
Mas, com o tempo, eles ficaram defasados. Seu uso acabou sendo subtraído de muitas propostas por conta da otimização de ambientes mais compactos. Contudo, os designers encontraram maneiras de incorporar de novo este item em suas propostas de decoração.
E os novos modelos de criado-mudo são mesmo lindos e cheios de graça. Eles provam que podem ser importantes tanto pela questão da utilidade quanto da estética, enriquecendo o visual dos quartos. Serem somente simples nichos ou possuírem gavetas, combinando com as cômodas. E não só servirem de apoio a objetos ao lado da cama como ganharem outras utilidades, como serem mesinhas penteadeiras, por exemplo.
Gislene Lopes
Por tudo que já foi dito neste texto, pode-se ter uma noção do porque das pessoas chamarem este móvel de ‘criado-mudo’. 
Pois bem, no passado, os mordomos assumiram tarefas relevantes dentro das residências de famílias ricas. Eles eram auxiliares, e estavam sempre por perto, servindo. Contudo, raramente falavam ou se moviam - o que faz lembrar a “figura” de uma mesa de cabeceira ou ‘criado-mudo’. 
quarto-casal-mesa-cabeceira-moderna
Manarelli Guimarães Arquitetos

Os modelos de criados-mudos tendência na atualidade

Para quem tem um espaço sobrando ao lado da cama, vale a pena investir em um modelo de criado-mudo. Existem várias opções prontas à venda nas lojas. A maioria foi projetada para combinar com outros móveis e fazer um lindo conjunto para o quarto. 
Mas sempre é possível mandar fazer um modelo exclusivo ou improvisar, criando algo totalmente único e que combine com um determinado estilo de vida.
Se você busca ideias de personalizar o quarto através de um modelo exclusivo de criado-mudo pode se inspirar com as ideias a seguir.
blogs-decoracao
mesa-cabeceira-com-gavetas
Liliana Zenaro

Criados-mudos tradicionais

O que se consegue com os fabricantes é encomendar um modelo de criado-mudo adaptado ao seu gosto e necessidades. 
Além do mais, um criado que acompanhe a área livre disponível no quarto. Tal móvel pode ser feito em cor natural ou receber um tamponamento na textura que você imaginar. Mas é importante estudar as opções para que a peça não fique em desarmonia com o ambiente.
Dentre as opções modernas, o modelo de criado-mudo que costuma mais agradar as pessoas é o em nicho. Sobretudo se ele vier em uma cor clara e uma volumetria de traços discretos - o mais simples possível. 
Agora, criados coloridos costumam apresentar um visual mais interessante. Já os cromados ou espelhados tendem a dar a ilusão de que o ambiente é bem maior. Então, pense na opção que mais lhe agrada.
criado-mudo-espelhado-moderno
Gislene Lopes

blogs-decoracao
Eduarda Corrêa

mesa-cabeceira-classica-branca
Díptico Design de Interiores

Um quarto bem amplo pode receber duas camas de solteiro e estas dividirem o mesmo criado-mudo, em formato mais largo, retangular. 
No caso de um quarto infantil, isto ajuda as crianças a compreenderem melhor questões como organização e partilha. E em se tratando de ambientes compactos e decorações minimalistas poder ser interessante, talvez, uma mesinha em acrílico ou metal, talvez em estilo retrô.
quarto-meninos-mesa-cabeceira-compartilhadaRenata Basques

quarto-para-meninas
Ah!Sim

Criados-mudos criativos

Os designers de interiores têm apresentado novas possibilidades quanto à criados-mudos. Por exemplo, modelos mais sustentáveis. 
Ou, então, modelos em formatos mais ousados e inusitados que, sem dúvidas, deixam as decorações de quarto com mais personalidade e altamente interessantes. Ideias é que não faltam. E em muitos casos apela-se para a improvisação.
Fazendo uma busca rápida na internet é possível ver alguns exemplos de criados-mudos bem peculiares. 
Por exemplo, criados que são montados com livros empilhados, caixotes de frutas e malas antigas. Também criados feitos a partir de troncos de árvores ou outras coisas que nem se cogitaria usar.
design-mesa-cabeceira
Maurício Karan

mesa-de-cabeceira-atual
Renata Cáfaro

mesa-de-cabeceira-colorida
César Valenccia

É possível ainda utilizar no lugar dos criados-mudos tradicionais outros móveis, ganhando a mesma função do primeiro. 
Por exemplo, cadeiras e banquinhos velhos, seat gardens, baús, mesinhas de sala de estar, cômodas baixinhas, mini penteadeiras e mais. E ainda instalar prateleiras simples à parede – uma de cada lado da cama. O toque final fica para os objetos sobre elas – luminárias, livros, flores e adornos.
criado-mudo-criativo
Concretize

Percebeu quantas versões diferentes existem de criados-mudos. Pense na possibilidade de comprar ou fazer você mesmo - estilo DIY - um móvel funcional, charmoso e diferente. 
mesa-cabeceira-original
C2HA Arquitetos

mesa-cabeceira-diferente
Renata Basques

quarto-menino-criado-mudo
Meyer Cortez

modelos-de-criado-mudo
Marília Veiga
Essas dicas de como utilizar um criado mudo na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura
Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  

Bjus
ana

Um comentário:

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!