quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Decoração: Inspire-se nos modelos de persianas!

Antes, quando se falava em persiana logo se pensava em ambientes corporativos. Mas os novos modelos ficam lindos em projetos residenciais.


persiana-madeira-sala
    Projeto Bruno Gap

Arrase com incríveis modelos de persiana na decoração de sua casa

Um sistema já muito conhecido pelos decoradores para o fechamento de janelas são as cortinas. Agora, mesmo que elas apareçam ainda em muitos projetos de interiores, poupo a pouco, têm perdido espaço para os mais diversos modelos de persiana
Algo que antes era empregado apenas em ambientes corporativos agora pode ser visto conferindo beleza e sofisticação também em residências.
sala-chic-persiana
Projeto Bender Arquitetura

Um pouco sobre as persianas | Características e usos

De fato, as persianas ganharam uma notável importância nas propostas de decoração residencial. Esta tecnologia evoluiu tanto que agora é possível usar e abusar deste material para acrescentar mais personalidade aos projetos. 
Mas este toque diferenciado ainda tem a mesma finalidade de antes -das cortinas tradicionais -, que é dar um fechamento adequado às janelas.
Persianas ajudariam a controlar a entrada de luz solar nos ambientes. Elas também garantiriam uma maior privacidade para quem estivesse nos interiores da casa, além de outras possibilidades. 
E os modelos encontrados nas lojas são bem modernos; em várias cores e estampas; podendo combinar com qualquer tipo de decoração, não importando o estilo.  Sendo que ainda é possível controlá-los de forma automatizada,
“Além de funcionais, elas (as persianas) têm um grande apelo decorativo, pois ‘vestem’ a casa. Deixam qualquer ambiente mais elegante e acolhedor.” - Marina Linhares, em reportagem de Revista Casa e Jardim.
blogs-decoracao
Adrocha Arquitetura

persiana-de-madeira
Iná Arquitetura


decoracao
Anna Maya e Anderson Schussler

ideias-persianas-na-decoracao
Amanda Pagliarini Macedo

Os tipos de persianas encontrados no mercado

Há inúmeras versões de persianas à venda no mercado – em vários preços, materialidades, cores, texturas, dimensões e mais. Mas a sua maior diferença tem a ver com as lâminas que as compõem. 
Dentre muitos tipos, as persianas que mais se destacam são as horizontais. A principal diferença é que ela não vedam totalmente a claridade ou a ventilação – com o controle feito por meio do sistema de “basculamento das lâminas”.
Ainda dentro das opções de persianas horizontais, há uma persiana chamada “rolô” - bem prática, com um visual mais clean e clássico. 
Este modelo – como o próprio nome diz - é suspenso ficando enrolado. E também é capaz de bloquear quase que completamente a entrada de luz, fazendo também um melhor controle de calor nos interiores.
persiana-para-varanda-gourmet    Studio Scatena
Outros modelos de persianas horizontais que precisam ser aqui destacados são a “romana”, a “celular” e a “double vision”.
A primeira vai se dobrando enquanto é recolhida; e pode ser feita em tecidos nobres, como os blackouts, barrando ainda mais os raios UV. 

blog-arquiteturaMav Arquitetura
A segunda parece uma colmeia, apresentando um ótimo desempenho acústico e térmico.
arquitetura-persianasHelena Koki Arquitetura e Interiores
E a terceira, mais opaca, bloqueia parte da luz sem tirar a visão do exterior.
tipos-de-persiana-decoracaoEspaço do Traço Arquitetura

Então, por fim, há as persianas verticais. O diferencial deste modelo é que ele vai do chão ao teto, podendo seu trilho de sustentação ficar escondido atrás de uma sanca. 
Seu deslocamento, como pode se imaginar, é feito em sentido horizontal - sendo as lâminas levadas para uma das laterais da janela, ficando sobrepostas. Porém, quando fechada, fica um painel totalmente ocluso, destacando a altura do pé-direito da sala.
arquitetura-persianasArthur Decor

O modelo de persiana indicado para cada tipo de ambiente

Como ressaltado antes, as persianas agora podem ser mais bem adaptadas a projetos de decoração de interiores residenciais. Isto inclui ambientes como salas, banheiros e outros. 
Mas, claro, o modelo horizontal sempre combinará melhor com ambientes de serviço, tipo home office – embora também seja visto em propostas voltadas para quartos.
“Hoje temos persianas com tecnologia para atender às necessidades de cada ambiente.”
“O modelo tem de se adaptar ao gosto, à solução, à proteção e à decoração da casa.”
- Rita de Cássia Tancini Camilo e Graziella Castanheira, em reportagem de Revista Casa e Jardim.
persiana-sala-chicDirlene Serrano
Persianas comuns, como as que são feitas em PVC, metal e madeira sintética – que são mais fáceis de serem limpas – combinam bem com cozinhas e lavanderias.
persianas-para-cozinhasRevista Viva Decora
As que são feitas em bambu, palha ou em fibras têxteis já ficam melhores em áreas íntimas, incluindo salas de estar e de jantar. Aliás, para estes cômodos as em “rolô”, “romana” e “celular” dão um charme especial e controlam bem a luz.
decoracaoVita Arquitetura

E, assim como as persianas horizontais, os painéis verticais também possuem suas vantagens. Neste caso, tal sistema é mais indicado para ambientes com grandes vãos ou grandes panos de vidro. 
arquitetura-persiana
persiana-varanda
Marília Veiga

Observando as imagens fica claro como isso funciona bem para salas com varandas amplas. Agora, é só escolher o modelo de persiana perfeito para sua casa.
persiana-chic-decoracao
Actual Design
Essas dicas de modelos de persiana utilizados na decoração residencial foram criadas pela equipe Viva Decora.

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

  Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest
                                            
                                             ana

2 comentários:

  1. lindas
    sempre show seu blog parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seu comentário Maysa!
      Ótimo fim de semana pra vc, bjus

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!