segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Dicas e ideias para ter um canto de estudo e trabalho na sala

Sua casa pode não ser o melhor local para trabalhar; todavia, é possível montar um canto convidativo de estudo e trabalho na sala. Veja!

area-de-trabalho-ou-estudo-na-sala
    Projeto Decoradoria Decoração Online


Home Office: Trabalhe em casa em um canto de estudo e trabalho montado na sala

Hoje é muito comum que profissionais desenvolvam seus trabalhos em casa. Esse foi o jeito encontrado por muitos para conciliar vida pessoal e trabalho.
Assim, na sala, foram montadas bancadas de estudo e trabalho.

                Projeto Ana Andrade 

    Projeto DT Estudio


O melhor local da casa para estudar e trabalhar

Se a pessoa mora sozinha, ela pode, teoricamente, montar um home office em qualquer ambiente da casa - com exceção do banheiro, da cozinha e da lavanderia, claro.
Mas se na casa moram outras pessoas, o ideal seria montar seu canto de estudo e de trabalho em um lugar mais reservado e tranquilo. Nesse caso, um dormitório de solteiro  ou empregada não utilizados é a melhor opção.
Infelizmente nem todas as pessoas têm um ambiente vago na casa para fazer de escritório. Acaba que qualquer espaço vago é utilizado para adaptar uma bancada ou escrivaninha. Às vezes, em certos projetos de interiores, até uma circulação mais larga, um hall de entrada ou sacada vira um home office. Mas isso não seria o ideal a se fazer!

ideias-home-office-decor
    Imagem Casa Aberta

Tem ambientes melhores na casa onde montar um canto de estudo e trabalho. Para algumas pessoas é o dormitório. O problema é que a proximidade com a cama pode lhe instigar a preguiça- feito que não combina com estes momentos que exigem tamanha concentração.
Então, o que sobra é a sala, local com muitas opções de entretenimento onde não é fácil reservar uma área para home office.

    Projeto Vivian Coser

Ajustando o seu home office

O canto de estudo e de trabalho montado na sala de casa deve ter um espaço bem reduzido. Provavelmente, não será mais do que uma mesa, uma cadeira e um computador.
Por necessidade, pode-se ter por perto uma luminária e poucas prateleiras com pastas e livros. Fora isso, o resto deve ser dispensado. Lembrando que a área da planta é limitada e não se pode comprometer as demais funções do ambiente.
No início, é difícil o profissional se acostumar com esse pequeno e novo escritório. Afinal, ele saiu de uma empresa montada em uma espaçosa sala comercial, repleta de adultos, para ficar em casa, próximos dos filhos e de outras "distrações".
Não é fácil  ajustar todo o seu material em uma mesa menor. Nem a sua agenda para se adaptar a esta nova rotina de trabalho. É exigida muita disciplina!

projeto-home-office-sala
living-decor
    Projeto Sandra Picciotto

Como adaptar a sala para os momentos de estudo e trabalho

Se o imóvel onde o trabalhador mora é antigo, provavelmente ele apresentará poucas opções de tomadas na sala. É certo de que ele irá precisar pelo menos um ponto para ligar o seu computador.

home-office-decor
    Projeto Gustavo Motta

Então, pode ser interessante chamar um especialista para avaliar a rede elétrica. Talvez pedir que seja acrescentado novas saídas de energia elétrica e internet, ou deslocá-las para outro ponto do ambiente.

decoration-home-office
    Projeto Juliana Pippi


Organização, setorização e otimização do espaço

Se a sala for bastante espaçosa, fica fácil arranjar espaço para colocar uma bancada ou escrivaninha para o computador. Ela pode ficar posicionada atrás do sofá, acompanhando toda a extensão  do móvel.  Ser a continuação da linha do rack ou painel pra TV. Ou ainda uma peça independente, separada por completa do conjunto imobiliário e próxima da janela - onde a luz natural é melhor, ajudando na leitura.

    Projeto Miss Penna Arquitetura e Interiores

É possível que o arquiteto ou designer encontre na planta de uma sala pequena a mesma dimensão de área livre disponível para o home office que se teria numa sala grande. Porém, isso requererá do projetista um estudo de layout mais aprofundado.
Mas é importante dizer que reorganizado os móveis existentes ou descartando peças em desuso, fica claro onde é possível montar um canto de estudo e trabalho.

    Projeto Moussi Arquitetura

O dono do imóvel precisa compreender bem que,  num ambiente só, serão desenvolvidas várias atividades. Todavia, deve haver uma setorização que demonstre isso.

decoração-quitinete-kitinete
                         Projeto Decoradoria Decoração Online

Se a família visualizar na decoração onde termina a área de estar e onde começa a de trabalho, ela saberá respeitar melhor este limite. Mas, ainda, o espeço como um todo precisa parecer integrado. E esta ligação pode aparecer entre linhas, materiais e cores.

arquitetura-home-office-projeto
    Projeto Marília Veiga

Use todas as dicas que foram apresentadas neste texto e monte seu home office!
Estude qual lugar da sua casa é melhor para montar uma bancada de estudo e trabalho.

Estas dicas para montar uma bancada de estudo e trabalho em sua casa foram criadas pela equipe
Viva Decora


Leve daqui sempre: inspirações e boas energias 

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa- Blog de decoração e arquitetura
Bjus
ana




Um comentário:

  1. como alguém que possui um pequeno apartamento, esta é definitivamente uma ótima ideia. Ótimo artigo e excelente dica. obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!