quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Cortinas: dicas para escolher o modelo ideal para seu ambiente

Cortinas, esperei muito para ter uma linda assim. Na minha antiga casa, nunca cheguei a fazer as cortinas da sala , e morei lá por 20 anos. No apartamento novo (que moro 3 anos e meio) eu chamei uma empresa que fez as cortinas rapidinho, isso depois de 2 anos morando aqui. Tudo no devido tempo...$$$

Abaixo a cortina que escolhi para minha sala.  O linho sintético na cor cinza.

cortinas-dicas-escolher-o-melhor-modelo

Faz quase dois anos que fiz a escolha e continuo apaixonada pelo linho sintético que tem um caimento maravilhoso, quase não amassa e possui uma linda textura.  A cor cinza casou muito bem com as paredes e meu sofá.

cortina-de-linho-cinza


Na verdade eu não desejava barrar a luz. Queria mesmo fazer a separação da varanda da sala quando necessário, por exemplo, quando os filhos estão fazendo um churrasco com os amigos e desejamos mais privacidade, tanto para eles quanto para nós dentro de casa.

sala-e-varanda-separadas

Na maior parte do tempo a cortina fica recolhida para ao lado direito da sala. Quero que a luz entre.
Como no lado esquerdo é passagem o dia inteiro, almoçamos na varanda, acho mais prático deixá-la
assim. Minha casa é muito prática, eu sou assim na verdade.
Minha cortina foi instalada em trilho suíço, no espaço deixado no gesso com essa finalidade.

o-que-é-trilho-suiço

Cortinas são fundamentais no vestimento das paredes e trazem aconchego aos ambientes de uma casa.  Escolher o modelo ideal é questão de funcionalidade da cortina, não apenas decorativa ou estética.

"É preciso considerar como o espaço é usado e a intensidade de luz desejada, pois  a principal função da cortina é controlar a luminosidade, trazendo mais conforto visual e térmico para o ambiente" -  Arquiteta Denise Barretto, do escritório Denise Barretto Arquitetura.

Três dicas da profissional para a escolha da Cortinas!

1- Tecido

O elemento mais importante na cortina é o tecido, pois é ele que determina a quantidade de luz natural que irá entrar no espaço. " Tramas mais leves como as do voil e do chiffon, são a melhor opção para deixar a luz entrar, enquanto tramas mais fechadas, como o algodão, o linho e a seda, filtram mais a claridade", explica Denise.

Tecidos mais encorpados como o veludo, a camurça e os tecidos blecaute, deverão ser escolhidos para barrar a entrada de luz e escurecer os ambientes. Estes também melhoram a acústica dos espaços e podem ser usados para quartos e salas de TV.


como-fazer-cortinas-living-arquitetura
    Projeto: Denise Barreto Arquitetura.  Foto: Romulo Fialdini

Neste apartamento com grandes janelas no living, Denise escolheu a gaze de linho em um tom cinza.  A escolha permite barrar a claridade, especialmente no home theater, e traz unidade ao lado das paredes cinza do ambiente.

2- Suporte

Trilho suíço ou varão são as opções para instalar as cortinas.

"Em projetos planejados do zero, incluir um vão entre o forro de gesso e a parede para embutir o trilho suíço  oferece o melhor acabamento", segundo a arquiteta.

O varão fixado diretamente na parede, é uma ótima opção para quem busca praticidade na instalação.
Como este tipo de suporte fica exposto , pede acessórios como ponteiras, ele traz mais informação visual e pode contribuir no enriquecer o décor.

dicas-para-fazer-cortinas
    Projeto: Denise Barreto Arquitetura  Foto: Zeca Wittner

Na suíte da casa de campo, com janelas e portas para o terraço, a arquiteta escolheu o trilho suíço para instalar as cortinas em linho rendado.


3- Medidas

As cortinas que vão do chão ao teto, as cortinas longas, não têm regras para o comprimento. Podem ficar rentes ao chão ou arrastando um pouco. A escolha vai depender do gosto pessoal do morador e do caimento do tecido.

As cortinas curtas devem respeitar algumas medidas pra impedir que a luz vaze pelos lados. Elas precisam de pelo menos 20 cm acima da janela e a barra também deve ultrapassá-la entre 20 a 30 cm.  Nas laterais, o ideal é que  a cortina ultrapasse 25 a 30 cm além da janela, pelo mesmo motivo.

cortina-como-escolher-o-modelo-ideal
    Projeto: Denise Barreto Arquitetura.   Foto: Julia Ribeiro

Para a barra, a medida indicada é de no mínimo 15 cm, mas também não é regra. No living integrado à varanda, Denise escolheu uma dobra mínima para a cortina de macramê, que mistura fios de seda rústica com de algodão. Optou por uma barra mínima neste caso já que a cortina era toda trabalhada.

Amei as dicas da Arquiteta Denise Barreto, práticas, simples de entender e acima de tudo flexíveis, ao gosto e estilo de cada morador.

Imagens Denise Barreto Arquitetura 

Leve daqui sempre: Inspirações e boas energias ❤

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa- Blog de Decoração e Arquitetura!
bjus
ana

4 comentários:

  1. Ana,
    Linda sua cortina,esse tecido tem um caimento ótimo mesmo.E o trilho suíço deixa bem mais elegante.Aqui em casa não tenho como colocá-lo,é um apartamento antigo e tem vigas prá todo lado.Minha mãe me trouxe umas cortinas lindas,mas tive que cortá-las por que o varão tem que ser fixado por debaixo da viga,uma chatice.
    Adorei as dicas das medidas,é sempre bom lembrar,cortina curta ou que falta tecido,fica feio e não resolve prá nada,né?
    Besitos e tenha um bom restinho de semama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      É sempre muito gostoso receber tua visita 😀😉
      As cortinas de varão podem ser muito charmosas tb e com certeza são práticas. Vale sempre muito a pena reformar as cortinas qdo possível !!

      Bju grande

      Excluir
  2. Oi Ana!
    Vou guardar este post com carinho.
    Assim como você na antiga casa, eu ainda não tive coragem de investir nas cortinas por aqui. Quando terminamos a construção, passado 1 ano aproximadamente, chamei uma empresa para orçar as cortinas da casa toda. Na época, cerca de 14 anos atrás, o orçamento ficou em R$27 mil. Não tive a menor dúvida, Falei à vendedora que preferia trocar de carro com este valor...rsrs
    E desde então não tive coragem de pensar mais nas cortinas.
    A sua é muito linda! Tanto o tecido, quanto o modelo e a cor.
    Vou guardar a inspiração e as dicas.
    Quem sabe um dia o trauma passe.
    Beijo minha amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga. Fico super feliz em vc encontrar inspiração aqui. Demora mas vamoscrealizando sonhos. Hehe
      Bjo grande

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!