segunda-feira, 28 de maio de 2018

Paisagismo: jardins mais bonitos!


As tecnologias fizeram o homem urbano se afastar da natureza e perder sua conexão existencial com ela. Cultivar jardins pode inverter a situação. Veja diversas dicas de como deixar seu jardim mais bonito em casa e sentir-se em equilíbrio e mais conectado com a natureza.
vertical-garden
Deborah Roig

Saiba como criar jardins mais bonitos e que integrem melhor as pessoas à natureza
O mundo que a maioria das pessoas conhece é artificial, cinza  e asséptico.
Ele é desenvolvido de acordo com as suas exigências- grande parte em desacordo com a natureza.
Há muita tecnologia, mas pouco contato com a água, árvores e outras paisagens.
Tudo que o homem desempenha parece estar lhe afastando de suas origens, gerando a si mesmo um mal estar na lama e um senso de perda de sentido.

"Enquanto construímos cidades maiores, não estamos cientes do quanto e quão rápido estamos minando nossa relação com a natureza, e uma natureza mais selvagem - nossa fonte de existência." - Para Kahn, da Universidade de Washington, em reportagem de TheCityFix Brasil
"O ambiente natural é parte da nossa história... é parte de nós. O nosso bem-estar individual e social, a nossa sobrevivência, são profundamente ligados ao ambiente" - Marcella Danon, em reportagem de Jardim do Mundo.

jardim -alex-hanazaki
Projeto Alex Hanazaki
Conectar-se à natureza daria ao homem uma maior certeza de suas capacidades, do incrível milagre que é a sua vida, um sentimento de pertencimento, de fazer parte de um todo maior.
SE desde a sua infância ele não tem esse privilégio, então jamais entenderá a degradação do meio devido ás suas ações ou a proteção que a natureza necessita. Simplesmente, permanecerá inerte sobre os problemas ambientais.
"Os instintos naturais se perdem em estado doméstico" - Charles Darwin.
casacor-garden
Jardim CasaCor 2016
Os benefícios de cultivar jardins
Os jardins domésticos são mais do que lugares de relaxamento. Quando ficar em contato com as plantas, é uma extensão das moradias, acabamos agregando valor a elas.
Por esse motivo, eles precisam ser muito bem cuidados, planejados e decorados. Essa forte conexão entre interior e exterior, dá muito mais fluidez, além de ar limpo e fresco aos espaços.
As pessoas que vivem em edificações assim costumam se sentir mais confiantes, saudáveis, calmas, serenas e felizes.
Várias pesquisas comprovam que o motivo disso é, justamente, este estilo de vida, em proximidade com a natureza e sua biodiversidade.
O despertar das boas emoções, o aumento da produtividade, da criatividade, da curiosidade , e a sensação de em-estar são só alguns dos benefícios.

casacor-jardim
CasaCor 2016
A Ecopisicologia é um tipo de estudo que analisa essa possível relação entre seres humanos e a natureza. De como haveria o aumento da sensibilidade; da consciência ambiental; e o despertar de partes menos conhecidas do cérebro quando as pessoas exploram cores, aromas e texturas. 
Acredita-se, portanto, que isso traria benefícios não só para o crescimento interior, mas para o mundo atual.
“Nas coisas mais simples está o sentido da vida.” - Clarice Lispector.

jardim-com-deck
Projeto Deborah Roig

Como realizar a conexão homem-natureza

A conexão dos humanos com a natureza pode acontecer de várias formas. Um exemplo é o cultivo de jardins.

Plantar um "ser vivo verde", acompanhar seu crescimento, sua alimentação e nutrição em equilíbrio com o meio, afeta qualquer um de forma muito positiva, terapêutica.

Nenhuma outra experiência pode lhe inspirar tanto a ser sustentável e a projetar promovendo sintonia com a natureza.

A Biofilia, por exemplo, é um modelo de arquitetura, urbanismo e decoração voltada para os jardins, hortas, plantas e outros elementos orgânicos.

Ele propõe resgatar a conexão do homem urbano com a natureza em torno de ambientes residenciais, comerciais ou corporativos.
Emprega-se muitas espécies nativas, água, pedras e elementos com muita cor e formas orgânicas.


jardim-bonito
Projeto Alex Hanazaki

Ideias de decoração para jardins

Há inúmeras possibilidades de aprimorar os espaços abertos através da jardinagem e da decoração, deixando-os mais bonitos e integrando melhor pessoas à natureza

Veja alguns exemplos a seguir!


JARDINAGEM

Além de planejar o paisagismo o projetista deve compreender certas técnicas de jardinagem. Esse é um fator determinante para que o jardim permaneça sempre bonito.

Se ele não for bem tratado pode virar um matagal. Então, é preciso podar, regar e adubar. A quantidade de vento, a intensidade de sol e os nutrientes no solo, também interferirão.

Assim, as plantas crescerão viçosas e saudáveis.

Cada tipo de planta é usado para uma determinada situação. Se o efeito pretendido é de cascata, são indicadas a samambaia, a hera-estrela, a flor de cera e outras.

Para cobrir pergolados o ideal são trepadeiras como primavera, a jade e a alamanda

Outra tendência é investir em árvores frutíferas, que deixam o ambiente mais bonito, de ar limpo e cheiroso, como a laranjeira, a goiabeira , a pitangueira, e mais.

ideias-para-criar-jardins
Projeto Eder Mattiolli


Outros tipos de plantas são usados como forração - geralmente não passando de 30 cm- , criando contraste entre as espécies mais altas.

São exemplos o amor-perfeito, a boca-de-leão, a érica, o cravo e a cravina

E ainda têm os maciços, como a gardênia, a lavanda, a petúnia, a helicônia e o viburno. Pois todos esses, quando agrupados, são ótimos para compor canteiros.

O paisagista precisa tomar cuidado para não errar nos tipos e na quantidade de plantas no jardim, algo que compromete a harmonia do espaço.

O importante é ater-se a qualidade. Com menos  itens a área verde pode ficar mais bonita e fácil de manter, independente das estações. Novamente citando, isso requer planejamento.

ideias-canteiros-jardim
CasaCor São Paulo 2016

Se  o tamanho do jardim for pequeno, pode-se investir em composições diferentes, mais compactas. 

Na falta de espaço, mesclar vasos  com árvores de porte menor ou plantas rasteiras é uma alternativa.

Elas também podem ser acomodadas verticalmente, formando um muro verde.

Jardins verticais ao longo de muros trazem beleza, além de ajudar a reduzir a poluição e a refrescar o clima dos ambientes.

Nessa situação, as plantas mais recomendadas são as de sub-bosque, acostumadas a viver debaixo de florestas. São exemplos as zamioculcas, as avencas, as dracenas e os antúrios.

vertical-garden

Nesse caso para muros mais sombrios como percebemos melhor na foto abaixo

paisagismo-vertical-plantas-muro-com-sombra
Gilberto Elkis Paisagismo


DECORAÇÃO

Existem diversos estilos de jardins - dos clássicos aos contemporâneos. De todos, talvez o tipo que promove a melhor interação do homem com a natureza seja o oriental.

Ele oferece ás pessoas sensações de paz e tranquilidade, convidando-as a uma reflexão filosófica, a contemplação e reunião familiar.

São incluídas, nesse modelo, pedras, fontes e percursos d'água em formas orgânicas, além de muitos outros elementos decorativos.

Nos jardins orientais não se destaca as peças mobiliárias, enfatiza-se  a beleza natural através de certos tratamentos de arquitetura e decoração.

Um exemplo  é a criação de cenários naturais com a presença de pedras de tamanhos diferentes. 

Também elementos como pisos e decks, que incentivam a interação entre as pessoas e a natureza, levando-as a circular entre as espécies.

buenos-aires-oriental-garden
Jardim Japonês em Buenos Aires


oriental-garden
Cascata jardim japonês - Palermo- Buenos Aires

Estruturas feitas em madeira , como pérgolas cobertas por plantas trepadeiras, são muito bem vidas neste tipo de jardim.

Elas, supostamente, absorveriam C02, além de ter uma textura atraente e acolhedora - pura associação com o design biofílico

E e um jardim é feito pra relaxar, curtir e espairecer, é claro que deve ter também assentos para as pessoas aproveitarem a proximidade com a natureza.


CasaCor Franca

Este texto sobre como deixar seu jardim bonito foi criado pela equipe Viva Decora especialmente para o blog de decoração Jeito de Casa.

Obrigada por sua companhia!
bjus
ana maria

Um comentário:

  1. Nossa!!! Uma inspiração melhor que a outra, não vejo a hora de chegar logo nessa etapa!!!

    Faça uma visitinha para conhecer a nossa obra:

    https://swissparkgastandopouco.blogspot.com/

    Bjus Cláudia

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!