domingo, 27 de fevereiro de 2022

Decoração : apartamento de praia, valorize seu imóvel!

Outro dia fui dar uma olhada nos apartamentos à venda na praia dos Ingleses, nossa favorita aqui na cidade de Florianópolis. Pesquisando nos sites e imobiliárias as opções do mercado, tive uma certa decepção com os apartamentos, digo em relação a decoração destes.

Ótimos apartamentos em belos condomínios, porém bem desvalorizados por seu visual pesado e escuro de móveis e marcenaria, outros apês entulhados de móveis  e até uma cobertura vermelha. Sério! Este apartamento de tinha cooktop, forno, pastilhas, cadeiras, banquetas, tudo vermelho, listrado em vermelho, pastilhado em vermelho, um  tanto chocante, sem contar que era todo compartimentado e mal dividido, com excesso de mobília .

Os Ingleses é grande bairro de Florianopolis. Temos muitos moradores vindo de outros estados, especialmente Rio Grande do Sul. Este apartamento certamente é de algum gaúcho torcedor do Colorado, o Internacional. 

Acha que isso é brincadeira? No meu antigo apartamento nesta praia, uma vizinha plantou flores vermelhas e o síndico, que era Gremista, time rival do Internacional,  retirou todas. Provavelmente não plantou flores azuis, cor do Grêmio, porque não encontrou.

Sem contar que  alguns apartamentos em condomínios praticamente novos,  onde o proprietário ou inquilino encheu de móveis velhos, com cara que vierem direto de uma caçamba de entulhos. Um visual assim desvaloriza totalmente o imóvel.  Falo ainda de coberturas com os móveis mais  baratos do mercado.. frágeis, feios, incompatíveis com a arquitetura do imóvel... Neste caso mais vale pintar o apartamento e deixá-lo vazio que terá mais valor aos olhos de um comprador creio eu.  Como compradora prefiro que o deixem vazio e eu não tenha o trabalho de remover todo aquela tranqueira.

Outro apartamento que eu gostei da localização e do condomínio, era muito pesado, fizeram marcenaria muito escura, um grande painel  todo marrom. Eu pensando em como mudar aquele visual! Sem dúvida gastaram muito em marcenaria, mas não valorizaram o imóvel. 

E vi também uma cobertura num prédio mais antigo que tiraram partido de um pilar e construíram uma mesa redonda ao redor dele!!  Foi uma coisa tão chocante!Uma mesa com um pilar ali no centro. Isso num apê de praticamente um milhão, antigo e muito mal projetado. 

E quase ia esquecendo de comentar sobre a arrumação dos apartamentos. Sério! Fotografar imóvel bagunçado é uma tristeza, causa uma péssima impressão!! Não custa muito  guardar roupas, louças ... um visual organizado é o mínimo para causar um impacto positivo.

Vontade de mostrar estas imagens aqui mas  teria coragem de pegar estas imagens sem ter autorização de imobiliarias e proprietários e também que proprietário gostaria de ter seu imóvel como péssimo exemplo?  

Cada um decora sua casa segundo seu bolso e gosto, mas o que me refiro aqui é na questão de mercado imobiliário. Estou falando da visão de compradora, da expectativa de comprador . Estes apartamentos que descrevi são "os escalhados", pois os vejo  há tempos nos sites. 


Enquanto não encontro meu apartmento dos sonhos deixo a seguir imagens do que eu imagino, do que eu gostaria de encontrar na decoração de um apartamento de praia

Não necessariamente tudo em azul e conchas, mas um visual  leve e agradável... acolhedor  e relaxante... Num estilo mais natural, arejado, com elementos que trazem a natureza para dentro de casa.

 

Ainda procuro um apartamento assim:


Marcenaria em tons claros...

decoracao-de-imovel-praia
Tatiana Coutinho + Roberta Vilela


Toques das fibras naturais em poltronas, cahepôs, etc...

decoracao-imovel-de-praia
Paulo Carvalho
Imagem Viva Decora


Móveis soltos em madeira, madeira de demolição...

decoracao-praiana
Jean Felix
Foto Viva Decora



E tijolinhos..
Aqui brancos...  

sugestao-decoracao-de-imovel-na-praia
Carina Del Fabro Arquitetura
Imagem Viva Decora


E mais tijolinhos, um clássico para todos os estilos de casas, agora numa paginação clarinha num apartamento de praia...

decor-ape-praia-moderno
Juliana Pippi
Foto Casa de Valentina via Pinterest



Quartos mais leves  e simples...

ideais-decor-de-praia
Imagem Viva Decora
Via Pinterest

Tons de areia...

decor-apartamento-moderno-praia
Projeto Barbara Dundes Via Pinterest


Um toque mais acolhedor no banheiro...

ideia-banheiro-decor-banheiro-praia
Imagem Viva Decora


Use e abuse dos tons de azul...

decor-varandas
Imagem Kelleynan/  via Pinterest


decor-casa-de-praia
Imagem Pinterest


decorcao-para-imovel-praia
Vi Pinterest


Madeiras trazem um ar mais acolhedor...

decor-ape-de-praia
Via Pinterest


decoracao-praiana
Via Pinterest



Sei que não é fácil encontrar um apartamento decorado na praia e que cada pessoa tem seu estilo, teus seus gostos pessoais. Mas me refiro a um mínimo de capricho para que eu como compradora me sinta atraída e consiga me imaginar vivendo naquele espaço.
 
Alguns imóveis de praia são vendidos de "porteira fechada", onde fica praticamente tudo. Na maioria dos negócios são retirados os objetos pessoais como roupa de camae banho, louçaria, quadros, etc...
Porém é indiscutível que o visual, a decoração ajuda e muito a valorizar um apartamento na hora da venda.  A regra geral é que ele seja mais neutro, sem muitos detalhes pessoais, para que o comprador se imagine morando nele. Lembre-se daquele ditado: a primeira impressão é a que fica! 
Valorize o seu imóvel!

ATUALIZAÇÃO: 
E dois anos após eu fazer este post encontrei meu apartamento de praia!
Veja cozinha que me fez comprá-lo



Obrigada por sua companhia!
Ana Maria

4 comentários:

  1. Olá Ana Maria 😍
    Que saudades de um post mais real.
    Quer dizer que vocês andam à procura de casa, adorava seu outro apartamento. Mas tudo acontece pir uma razão.
    Sei perfeitamente que há muita gente que na hora de vender nem uma arrumação dá. Que falta de gosto e de educação.eu jamais mostraria minha casa de pantanas ainda mais se fosse pra vender.
    Adorei quase todas as imagens identifiquei mt.
    Um dos meus sonhos é ter uma casa d praia.
    Bj e adorei que tivesse passado no meu cantinho.
    Lulu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lulu

      Na época da minha casa eu vivia postando, especialmente a área externa com minha plantinhas.
      Depois no ape eu fui ficando mais retraída, mostrando menos minha casa. Fizemos um ótimo negócio nele. Sem arrependimentos.
      E agora estamos num ape de 2 quartos, o filho ja saiu de casa. A vantagem deste predio é que minha mae e meu filho tb tem apartamento aqui.

      bjus
      ana

      Excluir
  2. Ana, é exatamente isso que vejo. Estamos à procura de um pequeno apartamento na cidade para servir como base e para minha filha, pois está complicado para ela viajar todos os dias mais de 80km entre ida e volta ao trabalho. E temos visto exatamente isso que você relatou. E aqueles sujos, encardidos, onde o proprietário nem se deu ao trabalho de fazer uma faxina? Nossa, causa péssima impressão. Eu nem entro. Fomos em um na semana passada que até a privada estava suja. Um horror!
    Lindas as inspirações. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita falta de noção mesmo Helena!
      Nós que curtimos decoração não nos conformamos.

      bjus

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!