terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Decoração: móveis e equipamentos home theater

 Home theater: como fazer da sua sala um mini cinema em casa

arquitetura-home-theater
Projeto: Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores

Home theater: transforme sua sala de estar em um verdadeiro minicinema

Quando você está sem ter o que fazer, como busca relaxar e se alegrar? Dentro de casa, as opções podem ser mais limitadas, sim. Porém, nem por isto elas deixarão de ser menos divertidas. 

Uma alternativa especial é poder passar um tempo com a família assistindo a um filme. Imagina, então, curtir aquele longa metragem que tanto gosta em extrema qualidade de imagem e som. Estamos falando de ter um home theater.

Mas você sabe o que realmente é um home theater? Como ele pode afetar a arquitetura, o design e a decoração de uma casa? E se fosse possível adaptar algo assim à decoração da sua residência? É o que você verá no texto a seguir.

decor-home-theater

Projeto: Juliana Baumhardt


O que é home theater? E quais os seus equipamentos?

Home theater, assim é chamado o sistema de imagem e vídeo amplificador, ou seja, melhorado, que faz com que a experiência de assistir um filme em casa pareça melhor. 

Inclusive, algumas pessoas chamam uma sala bem preparada assim de “mini cinema”. Se você observar nas lojas, já existe um kit de aparelhos que recebe justamente este nome. E ele pode ser adaptado à decoração da sua casa, com certeza.

Claro que, antes de tudo, você deve estar atento às recomendações dos fabricantes. Isto porque, nas embalagens, eles já esclarecem algumas questões. Como, por exemplo, a quantidade de equipamentos novos que será preciso acrescentar ao conjunto de mídia já existente em sua casa. 

Assim como também a distância que deve ter entre eles para que o sistema funcione corretamente.

Estes dados é que definirão se você conseguirá mesmo adaptar a sua sala de casa para que vire um home theater de verdade. Além da televisão ou da tela de projeção, será necessário ter muito mais. 

Resumindo, na sua lista de compras deve estar incluído um receptor de áudio e vídeo – o chamado ‘receiver’ -, um conjunto de caixas de som, além de conectores e controle remoto.

decor-home-theater
Projeto: Gabriela Toledo

Como adaptar a estrutura e os móveis de uma sala de estar para home theater?

Muita coisa precisará ser revista na decoração da sua casa – do layout aos revestimentos de superfícies – para que o efeito de “mini cinema” dê certo. Primeiro, é importante analisar se o sofá principal e a televisão da sala estão a uma distância compatível. Eis as recomendações:

  • TV 32” -  1,8m do sofá;

  • TV 42” -  2,4m do sofá;

  • TV 60” -  3,4m do sofá; e

  • TV 71” -  3,8m do sofá.


home-theater-decoracao
Projeto: Espaço do Traço Arquitetura 

Também pode acontecer de ser necessária a alteração de alguns móveis e revestimentos no ambiente, principalmente pensando na questão da acústica. 

A madeira, por exemplo, é um excelente material para controlar esta questão, e ela poderá estar presente em pisos, rack, painel, mesinha e outros elementos da decoração. E para melhorar a condição local, usar muito mais itens estofados – só não comprometendo a circulação.

Uma dica: se quiser preencher a parede atrás do sofá principal, oposta à televisão, pode usar, por exemplo, placas de gesso 3D.

E por falar em sofá, o melhor modelo para este ambiente seria aquele com regulagem de encosto e possibilidade de ser transformado em chaise – retrátil ou acompanhado de puff. E é melhor que o seu tecido de revestimento seja claro – em tom neutro, macio, bem resistente, devidamente denso – ou melhor, “fofo” - e que não fique frio nem quente demais em contato com a pele.

home-theater-em-casa
sala-home-theater-arquitetura
Projeto: Iara Kílaris

Já a dupla rack e painel ganha ainda mais sentido em decorações de home theater. Isto porque o primeiro móvel é que irá dar suporte ao sistema como um todo, apoiando vários aparelhos complementares de imagem e som. 

Enquanto isto, o segundo pode ser o suporte da TV, funcionando também como uma espécie de moldura para o seu quadro – sendo melhor escuro, como se vê num cinema maior.

chic-home-theater
Projeto: Aquiles Nicolas Kílares

Como personalizar a decoração da sala para criar um clima de ‘cinema em casa’?

Além de todos os aparelhos novos, revestimentos e móveis para sala, podemos pensar numa melhor personalização da sua decoração. A ideia seria mesmo tornar o local do home theater muito mais convidativo e acolhedor possível. 

E o primeiro passo não é escolher ornamentos, mas trabalhar com a iluminação – natural e artificial também.

No momento de assistir um filme, podemos deixar a sala naquele escurinho gostoso de cinema com o fechamento da janela em cortina blackout. Mas não precisamos ficar na escuridão absoluta, claro. A nossa mini sala de cinema em casa pode ter também uma luz complementar difusa e pontual ao mesmo tempo. 

Considere ter sancas no teto, fitas de LED ao redor do painel da TV, e abajures sobre piso ou mesa ao lado do sofá.

decoracao-sala-home-theater
Projeto: Iara Kílares

decor-home-theater
Projeto: Camila Klein


De resto, o cenário pode ficar ainda mais acolhedor se tiver, sobre os sofás, várias mantas macias e almofadas bem fofas em diferentes tamanhos. E não se deve exagerar nos detalhes. A visão do todo decorado, preferencialmente, deve ser de simplicidade, calmaria e neutralidade. Mas se mesmo assim você quiser incrementar a decoração do ambiente, pode usar quadros e pôsteres justamente com imagens que remetem aos filmes.

Quer deixar o ambiente mais confortável? Coloque tapetes lisos ou com estampas geométricas no local, além de velas, livros, caixinhas decorativas e pequenos vasinhos com verdes. 

Seguindo as sugestões que apresentamos neste texto, ficará muito mais fácil você acertar, transformando a simples sala de estar da sua casa em um mini cinema de alta qualidade.

hometheater-decor
Revista Viva Decora

arquitetura-decor-home-theater
Revista Viva Decora


home-theater-decor
Revista Viva Decora


decor-sala-de-cinema
Revista Viva Decora

Essas dicas de decoração de home theater foram criadas pela equipe Viva Decora.




Esperamos ter inspirado você!

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!