quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Sobreposição de tapetes

Sobreposição de tapetes: conheça essa técnica de decoração que está dando o que falar na internet

Você já ouviu falar em sobreposição de tapetes? Pois precisa. Esta é uma solução de decoração que tem sido bastante comentada nos sites e blogs. Ela ajuda a resolver diversas situações de projetos, principalmente de ambientes amplos. 
Quer saber mais? E aquele tapete que você tanto adora? O que ganhou de herança ou adquiriu em uma viagem? Ele vai ficar perfeito na decoração da sua sala ou quarto de casa. Veja.

blogs-decor-tapetes-ideias-decoracao
Projeto: Guilherme Torres

Do que se trata a sobreposição de tapetes?

Percebeu quanto custa – em tempo e dinheiro – a confecção de tapetes de alto design? Sua arte nem sempre é muito valorizada. 
Contudo, seu preço muitas vezes é justo. Infelizmente, ele pode não caber no nosso bolso. Mas, por isso, precisamos nos desfazer dos nossos sonhos? Claro que não. Podemos investir em um tapete na medida do nosso bolso e apelar para a criatividade para adequá-lo à nossa casa, simples assim.
A sobreposição de tapetes é uma excelente ideia neste caso. Podemos colocar um tapete de menor tamanho, mas de grande valor estético e ou sentimental no centro de uma composição. 
Mas se o ambiente for amplo demais, e a peça ficar desproporcional a ele, é só fazer uma sobreposição. Isto é o mesmo que dizer de colocar um tapete sobre o outro, deixando um, em especial, no topo, ou seja, em destaque.


tapetes-diferentes-juntos-na-decoracao
tapetes-unidos-decoracao
Projeto: Deborah Roig

Onde fica bem a sobreposição de tapetes?


A sobreposição de tapetes pode ficar legal em vários ambientes de casa, mas com ressalvas. Em salas de estar e quartos, tal solução pode funcionar muito bem. 
Só que uma das grandes questões da sobreposição é como segurar as diferentes peças num lugar, sem risco de deslocamento. Nestes ambientes, o peso dos móveis fixos – mesa de centro, mesa lateral, sofás, poltronas e cama – deve ser suficiente.
Agora, em áreas de grande circulação ou movimentação - principalmente nas zonas de serviços -, não é recomendado se fazer a sobreposição. 
Entram nesta lista, por exemplo, hall de entrada, corredores, cozinha, lavanderia, varandas, lavabos, banheiros e até escritórios. Neste cenário, a sobreposição ofereceria um enorme risco à segurança dos membros da família – em especial das crianças e idosos.

Como fazer você mesmo a sobreposição de tapetes?

A sobreposição de tapetes, em tese, parece ser algo muito simples de se fazer, só que não é. Na verdade, tem que se tomar cuidado para que a mesma não comprometa a segurança das pessoas, como dito antes, nem a estética do ambiente. 
Lembrando que a sobreposição pode deixar os cômodos parecendo improvisados. Ou, quando bem feita, deixar os cenários com um visual bem ousado, diferente, combinando com a modernidade.


blogs-decor
Casa Cor Paraná
A sobreposição mais realizada atualmente é aquela com a combinação de tapetes de diferentes tipos. O certo mesmo é combinar sempre peças do mesmo estilo. 
Seria um erro enorme colocar um modelo tipo persa, por exemplo, sobre um sintético, facilmente encontrado em qualquer loja de departamentos. E devem-se cuidar as combinações de estampas. Talvez seja o caso de contrastar, com cautela, ou unir “diferentes-semelhantes”.
Vamos explicar melhor. Assim, estampas iguais, mas cores diferentes; ou cores diferentes e estampas iguais. Ou colocar um tapetes altamente estampados bem no meio de tapetes lisos – no caso os lisos formando uma espécie de moldura. 
Outra ideia é deixar as peças desencontradas nas bordas, formando um desenho irregular, com várias pontas – este arranjo é mais difícil de harmonizar com decorações, mas bem mais interessante no visual.


blog-decor
blogs-decor
Marina Linhares

Se colocar um tapete sobre outro não parece ser a melhor solução para você, pode-se cogitar realizar esta técnica de uma forma diferente. É porque a sobreposição de tapetes pode ser vista de outra forma. 
Por exemplo, quando, num mesmo ambiente, são utilizados vários tapetes, mas distintos. Daí trata-se de uma sobreposição de tapetes não no mesmo local, mas no mesmo cenário. O que acha desta opção? Qual gosta mais?


blog-decor
Projeto: Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores

Com certeza, a sobreposição de tapetes combina muito bem com decorações modernas de todos os estilos. 


tapetes-misturados-decoracao
Projeto: Guilherme Torres

tapetes-sobrepostos-decoracao
Projeto: Rodrigo Maia

Quer experimentar? Vamos lá, vai ficar incrível na sua casa!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

Um comentário:

  1. Oi boa noite. Tudo bem? Sou brasileiro e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor número 4626.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!