quarta-feira, 6 de maio de 2020

Sala de estar : itens essenciais na decoração!

Sala de estar é o ambiente  cartão de visitas de uma casa!!
É na sala que nos reunimos em família, que recebemos os amigos... Sem dúvida é uma dos ambientes que mais nos empenhamos em decorar.

como-decorar- salas
                 Korman Arquitetos

Recebi por email dicas de itens essenciais na decoração da Sala de estar das arquitetas Ieda e Carina Korman, da Korman Arquitetos e me motivei a fazer este post. São 5 itens óbvios, mas sempre é bom pensar na função de cada um e na necessidade de cada pessoa, assim as arquitetas pensam ao fazer cada projeto para seu cliente.  Cada pessoa tem uma estética de beleza e também seu estilo de decoração preferido,  além de seus hábitos do dia a dia a serem considerados para que as salas sejam funcionais , confortáveis e acolhedoras para cada cliente.


Sofá

sofá é, indiscutivelmente, um dos principais móveis da sala de estar. Sinônimo de conforto, o móvel deve estar sempre pronto para o descanso sentado, deitado – quem não gosta de tirar um cochilo no sofá, não é mesmo? –, como também receber os moradores nos momentos de assistir as séries favoritas e recepcionar os hóspedes.

Dessa forma, além da vistosidade, os critérios para a compra do melhor modelo levam em conta o tamanho (da sala e da peça, que deve caber sem interromper a circulação), formato, material e cores, pontos que bem analisados asseguram a comodidade do móvel, como também do ambiente. Com infinitas possibilidades, os sofás apresentam diferentes materiais como chenille, couro, linho, veludo e suede, entre outros; podem contar com a chaise, um extensor que ajuda no relaxamento; apresentar braço de apoio; estilos de pés diferenciados e tipos de estofados. “Para o caso do estar que receberá todas as finalidades da residência, o exercício é encontrar o sofá que responda à todas as demandas”, explica Carina.

    Korman Arquitetos - foto @jpimage_arq

                  Korman Arquitetos - foto @jpimage_arq





Mesa de centro ou lateral

Para a arquiteta Carina Korman, as mesas de centro ou laterais são peças que devem ser consideradas no décor da sala. Além da função decorativa para receber objetos diversos, cumprem as vezes de apoio para o morador, como receber o controle remoto ou mesmo receber copos e petiscos para o momento de servir.


Independentemente do tamanho ou do estilo, a mesa de centro ou lateral ficam perfeitas quando acompanhadas de mais de uma peça. Nessa composição, as profissionais sugerem escolher peças de tamanhos diferentes. Foto: JP IMAGE.


Detalhe de pendentes sobre a mesa lateral.

Hoje em dia muitos projetos dispensam a mesa de centro pelo tamanho pequeno de muitas salas. Neste caso a mesa lateral é de grande funcionalidade.


Cortina

cortina é um elemento que não pode faltar sala. E não é apenas por questões estéticas: ela regula a iluminação natural, protege o mobiliário do excesso de sol, garante a privacidade e consegue criar uma sensação gostosa de acolhimento e bem-estar. “Para aqueles que gostam do sol em casa, voal ou o chiffon, são os materiais perfeito. Mas se a preferência for o bloqueio da entrada de raios solares, gostamos de optar pelo algodão ou o linho”, indica Ieda Korman.

A cortina deve ser sob medida para cada ambiente. Nesse caso da foto, a sala de estar com pé-direito duplo ganhou uma cortina leve que se estende do teto até o chão. Foto: JP IMAGE

Cortinas do projeto Loft do Antropologo.

Tapete

Assim como as cortinas, os tapetes são responsáveis por produzir um clima acolhedor para a sala de estar. Antes de escolher o seu tapete, a arquiteta Carina indica, entre outros pontos, a atenção com relação às medidas da sua sala. “O tamanho ideal deve formar uma moldura entre os móveis e os objetos”, revela.


O tapete pode ser o destaque do seu ambiente, como é o caso dessa sala de estar com paleta neutra que ganhou uma peça com personalidade. Projeto Korman Arquitetos. Foto: Gui Morelli

   Foto @jpimage_arq

blog-de-decoracao
                 Korman Arquitetos

Itens pessoais

Para completar a lista de elementos que não podem faltar na sua sala de estar, não poderia ficar de lado os bens pessoais, que tocam nossa memória afetiva e dão toque único ao ambiente. Porta-retratos, vasos, flores e livros sempre estarão entre os itens preferidos.


Não é necessário comprar todos os objetos e peças para decorar a sua sala. A formação do décor pode e deve levar em conta objetos pessoais, lembranças de viagens, peças de arte ou artigos que passaram por gerações de família. Essa sala de estar ganhou um toque especial com duas máquinas de escrever, que pertenciam ao avô da moradora e receberam uma estonteante moldura.
Arquitetos Foto: JP IMAGE.


Quero acrescentar dois itens importantes que completam a decoração da sala de estar que não foram citados pelas arquitetas mas que dão aquela sensação de complemento nas salas de estar:

Paredes Decoradas

Marcante na decoração de uma sala é também a decoração da parede. Quadros, fotos, texturas dão identidade ao ambiente, especialmente a sala de estar, conferindo personalidade.

blogs-decor
                 Korman Arquitetos

tapete-emoldurado

Achei muito interessante o tapete emoldurado no projeto Korman Arquitetos. Uma decoração com uma peça mais que especial.

Almofadas

Elas trazem conforto, cor e estilo para a decoração da sala de estar. Eu sempre digo: Quer mudar a decoração da sala e está com pouca grana? Invista em almofadas.
Um par de almofadas novas em seu sofá já levanta a decoração.

decoracao-almofadas
                 Foto JP Image

Iluminação

Iluminação da o clima na decoração do ambiente. Normalmente nas salas e usado um tom mais quente  na iluminação, entre  1800 e 300 k, um tom amarelado que proporciona maior relaxamneto e aconchego.

arquitetura-sala

Flores e plantas

Para finalizar um item que para mim é essencial é ter um pouco de verde na sala. O verde traz vida e energia positiva as nossas casas. Não vivo sem.
Flores, suculentas, samambaias, plantas diversas estão em alta decoração e não sairão mais porque precisamos da energia da natureza. E hoje em dia você nem precisa ir a floricultura, uma passadinha no supermercado e você já encontra belos vasos de flores e plantas com ótimos preços.
Mesmo que sua casa fique fechada o dia inteiro, que não tenha iluminação, a visão de uma planta permanente (artificial), muitas vezes passa  essa sensação de remeter a natureza, tão importante nos dias de hoje.

blogs-decoracao
                 Korman Arquitetos

Lindíssimo arranjo com composição de vasos naturais de orquídeas na mesa de centro. Repere acima dos livros uma lupa, um item que tem aparecido muito nos projetos de decoração, uma peça bem interessante.

decoracao-marcante
Foto @jp_image

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 
ana maria

Um comentário:

  1. essa primeira foto ta muito maravilhosa....peh direito alto eh tudo de bom !!!!
    lindas imagensssss e inspiracoes.

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!