terça-feira, 5 de maio de 2020

Decoração: cozinha americana azul

Decoração: tons de azul em cozinha comum e cozinha americana

cozinhas-azuis
Rua 141 Arquitetura

Azul petróleo [e outros tons] na sua cozinha

Geralmente, quando pensamos em comida, nos vêm à cabeça a ideia de pratos quentes, com muito molho e folhas verdes. Por isto mesmo é que vermelho, verde, amarelo e laranja são cores costumeiramente cogitadas para decoração de cozinha, sem importar o estilo. 

Agora, sabia que cozinha comum e cozinha americana podem ficar lindas em outros tons de cores também? O que você acha de cobrir este ambiente da casa de azul? Neste texto, vamos lhe apresentar dicas e muitas sugestões bacanas de projetos de cozinha onde a cor azul é a cor protagonista. 

cozinha-sofisticada
Revista Viva Decora

armario-brilhante-azul
Joel Caetano Paes

cozinha-decoracao-azul
Revista Viva Decora


Azul tem tudo a ver com cozinha

O azul é uma ótima opção de cor para cozinha por várias razões. A primeira delas é que, possivelmente, inibiria qualquer comilança, sendo um perfeito estímulo para pessoas preocupadas com a saúde e o controle de peso. 
Outra de suas vantagens faz relação com o visual do ambiente, que poderia apresentar um aspecto mais limpo e higiênico, e com uma atmosfera tranquila - favorável ao cozinheiro.

cozinha-azul-casacor
Casa Cor 2016

Onde usar azul na cozinha?

Azul petróleo, índigo, royal, cobalto e mais são só algumas das muitas alternativas de azul que se pode recorrer para incremento da decoração de uma cozinha. E estas diferentes tonalidades podem ser até mesmo utilizadas juntas - criando um cenário tipo ‘tom sobre tom’. Mas lembrando de que sempre o ideal é não sobrecarregar o ambiente com informações demais. Então, o melhor seria limitar a paleta a apenas dois tons de azul.

Como visto, todas estas opções de azuis podem ser aplicadas de muitos modos diferentes em uma cozinha. Elas podem aparecer, para começar, em peças de revestimento de parede. 
Já existem vários azulejos, pastilhas e ladrilhos com mosaicos incríveis que, em sua maioria, misturam não só os tons de azul como estes e preto, branco e cinza. E essas peças costumam oferecer um visual bem moderno às decorações.

detalhes-azul-cozinha

Jessica Alavaski

Outra ideia para decoração de cozinha seria fazer balcões e armários com caixas e portas - ou somente portas - cobertas com camadas de revestimento na cor azul. 
Neste caso, combinar estas peças com outras em tons de madeira faria o cenário mais harmônico, com uma temperatura mais equilibrada entre frio e quente. Isto tornaria o ambiente mais confortável - outra vez favorecendo o cozinheiro.

marcenaria-azul
Revista Viva Decora

Por fim, pode-se fazer um esforço maior para estender os tons de azul a outras peças da decoração da cozinha. 
Por exemplo, mesas e cadeiras fabricadas também em azul. Assim como vários aparelhos, utensílios e adornos que são vendidos nesta cor. E ainda, em casos menos comuns, é feita a utilização de pedra Silestone azul para as bancadas da cozinha.

azul-na-cozinha
Revista Viva Decora

Integre sua cozinha azul com o resto da casa

Cozinha americana é aquela cozinha que fica aberta para outros ambientes – em geral para sala de jantar e sala de estar – e com uma ilha ou península auxiliar no centro. 
Este tipo de cozinha também pode apresentar vários detalhes em sua decoração na cor azul. A atenção que se deve ter com o seu design é o mesmo que é dado a qualquer outro modelo de arquitetura de cozinha integrada.

cozinha-marcenaria-azul

armarios-azuis-cozinha
Mutabile Arquitetura

Já que o azul é uma cor bastante suave, leve ao olhar, não seria um problema cogitar que uma cozinha toda em azul ficasse de pano de fundo para uma decoração moderna. 
Os ambientes integrados a ela não precisam ser, em sua totalidade, completos por elementos nesta cor. Mas é interessante levar o tom ou os tons de azul utilizados na cozinha para os detalhes da decoração da sala em frente, por exemplo.

Nas imagens apresentadas neste texto são dadas algumas ideias de como integrar cozinhas azuis com salas e mais. Entende-se que o ambiente vizinho à cozinha pode apresentar uma continuidade de revestimentos. Ou ter móveis com partes nesta mesma cor. Ainda tapetes, estofados, almofadas e mais peças – em maior ou menor escala, dependendo da proposta de design – igualmente em azul.

armario-azul

blog-decoracao
Rua 141 Arquitetura

blog-arquitetura

arquitetura-cozinha
Inside Arquitetura e Design

cozinha-turquesa
Mariana Martini

area-gourmet-azul
Studio Canto Arquitetura

bancada-azul
Brunete Fraccaroli

blogs-decoracao
Revista Viva Decora

Que achou? vai de azul na renovação de sua cozinha?
Essas dicas de como utilizar a cor azul na decoração da cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

                 Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!