quarta-feira, 1 de abril de 2020

Modelos de cabeceira almofadada para quarto

Aposte na cabeceira almofadada e deixe seu quarto incrível

cabeceiras-estofadas
Projeto Sérgio Palmeira

Poder dormir bem e ter um sono confortável faz toda a diferença na saúde e no desempenho das atividades das pessoas no dia a dia.
Certamente, até o seu humor melhora. Tudo isto só é possível tendo acesso a um quarto com uma estrutura confortável, uma cama com um colchão devidamente denso – ou seja, fofo – e um ambiente agradável. Por isso, mesmo a sensação de proteção, de aconchego,  também deve ser prevista na decoração do quarto.

blogs-decoracao

arquitetura-cabeceiras
Antònio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes

quartos-cabeceiras-estofadas

cabeceiras-atuais-decoracao
Renata Cáfaro

Assim, já pensou, por exemplo, porque as camas possuem cabeceira? Bem, na verdade, há dois motivos para isto.

O primeiro deles é proteger as pessoas do contato do seu corpo quente com a superfície fria da parede. Segundo, proteger a própria parede do contato com o móvel, que, em qualquer impacto, poderia lhe causar danos. Mas será que este cuidado seria sempre necessário?

Pois bem, sabe-se que certas camas não vêm com cabeceira – é o caso das camas box. Mesmo assim, os projetistas de design e de decoração de interiores ainda buscam formas de prever alguma cabeceira para ser anexada a este móvel - por que será? E uma delas – talvez a solução mais bonita – é a cabeceira almofadada. Saiba mais sobre o caso no texto a seguir.

quartos-adolescentes
Renata Basques

blogs-decoracao
Renata Basques

Vantagens das cabeceiras 

Como dito antes, cabeceiras são peças de design que podem não só fazer parte das estruturas das camas como serem independentes, fixadas diretamente às paredes. Elas podem proteger apenas a região atrás da cabeça das pessoas ou toda uma lateral do seu corpo. Geralmente, são instaladas a uma altura do nível do lençol – indo de um lado ao outro do colchão -, mas podem também ir do chão ao teto – e até “abraçar” os criados.

A principal vantagem das cabeceiras é mesmo a questão da proteção. Mas também tem o lado estético. Tais peças ajudam a destacar a área onde são posicionadas as camas, muitas vezes preenchendo a parede de fundo e fazendo deste o ponto focal principal do quarto. Elas podem até ditar o estilo de todo o restante da decoração, deixando o cômodo com um visual mais aconchegante e até elegante.

suite-luxo-decorada
Sérgio Palmeira

blog-de-arquitetura
Artefacto

parede-estofada-quarto

suite-parede-estofada
Patricia Bergantin

Escolha pela cabeceira almofadada

Já é sabido que, hoje em dia, os fabricantes são capazes de oferecer todo o tipo de móvel para os seus clientes.

Tem gente que vai preferir, claro, peças de traços simples e acabamentos mais práticos de serem mantidos. Mas outros vão primar totalmente por uma estética requintada e por um conforto extremo. E, para estes, uma alternativa muito válida seria a cabeceira almofadada.

suite-parede -estofada
Iara Kilaris

As cabeceiras almofadadas são montadas do seguinte modo: é utilizada uma placa de madeira, fixada à parede, revestida por “gomos” de espuma e tecido.

Pode-se “brincar” com o traçado desta cobertura e criar vários desenhos bem interessantes, seguindo ou não as linhas do restante da decoração. E também com os tecidos, que podem ser mais brilhantes ou foscos dependendo do efeito que se quer obter com o móvel.

decoracao-quarto-luxo

blog-decoracao
Mariela Uzan

As cabeceiras almofadadas que estão na moda

Só com dobras e costuras, é possível criar um desenho de cabeceira almofada em blocos no sentido horizontal ou vertical.

Outra ideia é a costura do tecido em diagonal, formando losangos. E ainda tem outras soluções mais sofisticadas, e que são bem conhecidas pelos designers e decoradores, utilizando taças e botões “afundados” na espuma. São exemplos os modelos botonê e o capitonê.

decoracao-quarto-bebe-luxuoso
Luis Fabio Rezende de Araújo

quarto-decoracao-luxuosa
Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira

blogs-decoracao
Márcia Arcaro

Já para a cobertura da cabeceira almofadada, podem ser utilizados vários tecidos diferentes. Mas é importante destacar que eles precisam ser extremamente resistentes, de altíssima qualidade.

Para ambientes com um visual mais rústico, podem-se utilizar tecidos com aspecto igualmente rústico, como é o caso do couro – melhor o ecológico. Já para os cenários clássicos, uma opção é o tecido suede, bem macio e suave.

blog-decoracao-cabeceira

blogs-decoracao
Bianchi & Lima Arquitetura

Algumas cabeceiras almofadadas são mais fáceis de serem limpas, bastando apenas um pano umedecido com água e sabão.

Já outras vão precisar passar por um tratamento repelente a líquidos para manter o material de revestimento protegido e bonito por mais tempo.

cabeceira-xadrez-quarto-menina
Tiago Cristostomo de Castro

cabeceira-estampada-quarto-menina
Tiago Cristostomo de Castro

Que cabeceira você pensa usar em seu quarto? O ideal, antes definir qual peça usar, é analisar as características do ambiente, assim como o que pede o projeto de decoração.

Essas dicas de decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.


Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

Obrigada pela companhia!
ana maria

2 comentários:

  1. Olá Ana. Eu sou louca para ter uma. Acho tão confortável e muito elegante. Grata por partilhares! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia

      Tenho uma e é bem confortável. Esta precisando de uma troca de tecido!
      Obrigada pela visita amiga

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!