terça-feira, 14 de maio de 2019

Dicas: como usar quadros na decoração!

Uma parede vazia, sem nada pendurado,  é bem sem graça, não é mesmo?
Eu ainda tenho uns espaços assim aqui em casa, sem quadros, sem elementos decorativos!!
Fica aquele sensação de que falta algo... falta vida... falta calor.
Por isso o uso de quadros na decoração faz toda a diferença.

como-decorar-com-quadros-no-quarto
Projeto Daiane Antinolfi / Foto Henrique Ribeiro

Segundo a designer de interiores Daiane Antinolfi , do escritório Daiane Antinolfi Arquitetura e Interiores, além de fazer a diferença no décor, a escolha dos quadros demonstra o estilo e a personalidade do morador.
Abaixo um quarto masculino onde os quadros têm grande destaque no projeto...

quarto-masculino-decoração-quadros

A versatilidade dos quadros permitem que sejam usados em todos os ambientes da casa, além do uso  em projetos corporativos e comerciais.

Abaixo o charme do quadro na lateral da cama, de um jeito bem despojado no projeto bem aconchegante... repare nas almofadas de tricô e no puff  peludo.

decoração-aconchegante-quarto
Projeto Daiane Antinolfi  / Foto Henrique Ribeiro

Eu que ainda tenho os espaços vazios em muitas paredes, adorei as dicas da Daiane e deixo registrada aqui no blog, assim nos inspiramos e não esquecemos mais!!


Primeira dica: PERSONALIDADE

Lindíssima sala contemporânea, muito bem pontuada com o moderno lustre e o quadro marcante!
decoração-contemporanea-sala
Projeto Daiane Antinolfi / Foto Atelier da Imagem


É necessário entender o estilo, a personalidade e o gosto do morador para compor a decoração com quadros. Eles podem ser o centro das atenções do espaço decorado. 

"Quando temos um projeto mais clássico,obras tradicionais cabem como uma luva.  No caso de ambientes neutros ou  modernos, costumo indicar desenho geométricos, paisagens e até mesmo fotos inusitadas", explica Daiane.


Segunda dica: RENOVAÇÃO

Peças e moldura douradas, o ouro em alta novamente...
quarto-luxuoso-casal
Projeto Daiane Antinolfi

Daiane também faz curadoria curadoria das obras para seus clientes. Outra dica de ouro que ela dá aos clientes que possuem um um acervo pessoal, é a troca das molduras. Ou ainda, que seja acrescentado mais quadros ou peças decorativas, renovando completamente a composição destes.
Amei esta dica, poucas intervenções e grandes resultados.


Terceira dica: ONDE COLOCAR

Maravilhoso quadro sobre o parador e apoiado no espelho...
quadro-apoiado-sala-de-jantar-decorada
Projeto Daiane Antinolfi / Foto Henrique Ribeiro

Os quadros podem ser usados em todos os ambientes da casa. Salas, quartos, cozinha, banheiros. Corredores são perfeitos para serem decorados com quadros, já que os móveis atrapalham a circulação deles. Cantinhos como um espaço embaixo da escada podem se tornar bem interessantes com quadros. Podem ser colocados nas prateleiras, nichos, estantes também.

quadros-geometricos-decoração

Quadros não precisam necessariamente estar pendurados.  Uma composição apoiada em móveis  ou no piso pode ficar bem diferente e sofisticado. Neste caso não se danifica a parede ( há pessoas com verdadeiro pavor de furar paredes, ou moram imóveis alugados e não querem danificá-las). 
A fita dupla face pode ser muito útil neste sentido, desde que os quadros não tenham vidro ou moldura pesada, elas podem ser uma ferramenta interessante para não furar as paredes.
Tenho uma postagem aqui no blog somente com quadros apoiados!


Quarta dica: POSICIONAMENTO

apartamento-decoração-sala-cozinha-integrada
Projeto Daiane Antinolfi
sala-de-jantar-pequena-decorada

Normalmente a altura pré-estabelecida é de 1,60 m, do chão até o centro do quadro.

"Esta medida não é obrigatória, mas indica uma posição correta para que a maiorias das pessoas consiga apreciar a obra sem precisar movimentar muito a cabeça - nem para cima, nem para baixo", ressalta Daiane

Deve-se ficar atenta também com o posicionamento em relação aos móveis. No uso sobre o sofá da sala, deve respeitar  medida de pelo menos 25 cm acima deste.

 "A indicação vale também para camas, aparadores, e mesas de jantar. Em escadas, devem acompanhar a inclinação", lembra a designer.


Quinta dica: PAREDE GALERIA

blogs-de-decoração
Projeto Daiane Antinolfi / Foto Henrique Ribeiro

É uma tendência que agrega uma mistura de quadros com molduras e tamanhos diversos. Escolha bons elementos e estude a proporção de medidas dos quadros que serão utilizados. A montagem da parede pode um padrão simétrico,espiral, bem como um mix de variações de estilos de arte, de alturas e até mesmo mistura com outros objetos como espelhos, esculturas, molduras vazias.
decoração-grandes-quadros

Para testar a montagem dos quadros antes de sair furando a parede da galeria, faça moldes  com papel pardo ou jornal do tamanho exato dos quadros que você quer pendurar e estude a composição até o resultado ficar ao seu gosto. Depois pendure tranquilamente seus quadros.


Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Continue navegando pelo blog, todos os posts são feitos com muito carinho pra você ❤

Ana Maria

Um comentário:

  1. Eu adoro decorar as paredes. É uma das coisas que mais gosto de fazer nos ambientes. Escolher gravuras, molduras, pensar nas composições... sem os quadros a casa fica muito vazia e sem personalidade! E o melhor é que dão um impacto incrível sem ocupar espaço nenhum.

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!