segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O charme dos azulejos na decoração!

Usados tradicionalmente em banheiros e cozinhas, esse revestimento vem ganhando papel de destaque em outros ambientes da casa. Compondo murais e painéis, ele traz um toque de irreverência e alegria para diferentes projetos.

azulejos-tendencia-em-decoração

Os azulejos estão sempre em alta na decoração e prometem ditar moda nas próximas estações do ano. Com uma profusão de cores e estampas, eles trazem frescor e uma grande riqueza de detalhes para móveis e revestimentos de parede. Podem ser usados em pequenas áreas, como o frontão da bancada, ou compor generosos painéis realçando o ambiente com alegria.


Bancada cheia de bossa 

azulejo-na-bancada-da-cozinha
Foto: Júlia Ribeiro

Ao eliminar a parede de divisão com a sala, as arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da doob Arquitetura, sabiam que a cozinha ganharia muito mais destaque. A dupla elegeu revestimentos que não fossem apenas funcionais, mas também decorativos. assim, o balcão revestido de azulejo azul e branco ( Lurca) se tornou a atração do ambiente de 8m². "A cor usada com moderação, trouxe mais personalidade e bossa pra o ambiente", fala Daniele.


Geometria na área do box

estampa-geometrica-azulejo-portobello
Foto: Júlia Ribeiro

O banheiro, assim como a maioria dos ambientes deste apartamento, foi entregue pela construtora com acabamentos básicos e sem nenhum charme. Coube à designer de interiores Adriana Fontana propor mudanças pontuais, que renovasse o visual sem onerar demais o orçamento. Para contrastar com o piso de cerâmica branca, a parede do box ganhou revestimentos estampados ( Portobello) e um nicho de pedra composta marrom. Divertidos, os desenhos geométricos nunca saem de moda.


Aparência de ladrilho hidráulico

azulejo-com-jeito-de-ladrilho
Foto: Éder Lizier

Integradas com as salas de jantar e estar, a pequena cozinha reúne não só a bancada e o cooktop como também tem lugar para a máquina de lavar roupa. Para criar um ponto de atração no ambiente e resguardar a parede da água, a arquiteta Patrícia Cillo, do escritório Figoli- Ravecca, revestiu a área com cerâmicas ( Colormix) que lembram o visual de ladrilho hidraúlico
Móveis planejados da Bontempo e bancada de granito da Mont Blanc  Mármores.


Valorizado como obra de arte

cozinha-azulejo
Foto: Evelyn Müller


arte-no-azulejo
Foto: Evelyn Müller

Antes de encomendar a marcenaria sob medida ( Bontempo), o arquiteto Ricardo Caminada e a designer de interiores Daniela Cianciaruso, da Díptico Design de Interiores, já sabiam que os nichos do móvel seriam revestidos pelos azulejos do artista Alexandre Mancini, discípulo de Athos Bulcão. "Por ser uma obra de arte numerada e exclusiva, aplicamos o azulejo num painel de MDF que foi colado na parede. Assim, caso os moradores mudem de endereço, será possível levar revestimentos", explica Ricardo.

Clima descolado na praia

decoração-casa-de-praia
Foto: Luis Gomes

Com vários toques e cor e um estilo que permeia entre o industrial e o praiano, esta casa no litoral paulista foi totalmente repaginada pelas arquitetas Luciana Uras e Beatriz Messeder, do Studio ArquitetUras. Para deixar o térreo moderno e vibrante foram aplicados azulejos nas cores azul e branco ( Lurca Azulejos) na área do home office e perto da escada, arrematando a atmosfera despojada e harmônica do projeto.


Nuances de vermelho

decor-cousin
Foto: Rafael Renzo

Quando recebeu a tarefa de repaginar os acabamentos da cozinha, a designer de interiores Patricia Pasquini tinha como ponto de partida os armários vermelhos que os moradores já tinham. O tom serviu para direcionar a escolha dos azulejos ( Colormix) que revestiram a área da coifa e deram um toque divertido na decoração. O frontão alto de granito São Gabriel ( Mont Blanc Mármores) arremata o visual com elegância.


Móvel de design assinado

decoração-varanda-integrada
Foto: Divulgação

Com tons sóbrios e discretos, varanda integrada ao estar ganhou um móvel colorido, que chama atenção à distância. A arquiteta Alessandra Riera e a designer de interiores Ana paula Veirano, da RAP Arquitetura, elegeram um bufê com a frente revestidas de azulejos da Athos Bulcão, artista e pintor brasileiro que deixou sua marca inconfundível na construção da capital da República. O Móvel chamado Costa (Dpot) leva a assinatura do Estudiobola.

Azulejaria portuguesa

varanda-gourmet-arquitetura
Foto: Célia Mari Weiss

Este apartamento na zona sula de São Paulo não trazia o charme e o colorido tão desejado pelo casal paulistano, com dois filhos. sendo assim, as arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, da KTA Arquitetura, foram chamadas para tocar a reforma e transformar o apartamento. Na varanda gourmet integrada ao living, os azulejos com estampas que lembram a azulejaria portuguesa (Euroville), dão o tom da churrasqueira  e do forninho de pizza.

* Texto produzido por Dan Brunini para o blog de decoração Jeito de Casa!!


Como vimos os azulejos tem potencial para ir além da cozinha e do banheiro...
Super em alta e com grande variedade de marcas e modelos, estão cada vez mais lindos, acessíveis e inspiradores. O post ilustra esta tendência!!


Acompanhe também nosso blog no Pinterest e Instagram!!
bjus
ana


Um comentário:

  1. Que lindos, eu gosto muito do azul...mas não sei porque sempre acabo com as cores bege e vermelha....acho muito estranho isso em mim.
    gosto tanto do azul e só tenho um banheiro com azulejo azul e assim mesmo só na parte do box.
    Tudo muito lindo o que nos apresentou. bjsssssssss

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!