sábado, 27 de novembro de 2021

Modelos de mesa de jantar para decoração minimalista

Veja os modelos de mesa de jantar para decoração minimalista

decoracao-mesa-sala-jantar
Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores


4 modelos de mesa de jantar minimalista para deixar sua casa muito descolada!

A decoração moderna parece muito mais agradável aos olhos. Ela dispensa todos os ornamentos desnecessários, limitando-se em colocar a função em primeiro lugar - claro que não deixando de lado a questão estética. 

Agora os móveis vêm com detalhes sutis de design, como com linhas, texturas e recortes,  que se ligam mais harmonicamente com outros elementos da casa, sem pesar a decoração.

São várias as influências para este novo design. Algumas peças remetem ao futurismo e outras às décadas passadas - sendo chamadas de vintages ou retrô. 

Mas um conceito muito forte presente em todos os produtos que encontramos hoje nas lojas é, sem dúvidas, o minimalismo. Isso parece até uma filosofia de vida, mas, na verdade, começou mesmo nas artes. A ideia é criar uma decoração com poucos elementos, mas muita expressão.

Vamos pegar como exemplo as salas de jantar. Todo o ambiente pode ser ambientado apenas pelo conjunto mesa de jantar e cadeiras - com o complemento do lustre pendente instalado sobre a área. 

E a linguagem estética destes móveis pode ser a mais simples, com volumes resultantes de uma redução formal extremamente forte, em cores neutras. Todas as peças muito ergonômicas e fáceis de limpar. Confira alguns exemplos no texto a seguir. 


#1 Mesas de ferro

Um primeiro modelo de mesa de jantar minimalista que podemos citar é aquele de traços industriais, sobretudo aqueles cujos pés ou base central são feitos de ferro. O design que está mais em alta no momento é aquele retangular. 

Ele tem tampo de madeira revestida com tamponamento em cores como branco, preto e madeira natural. E o apoio são dois pés em forma de quadrado vazado.


decoracao-mesas-jantar
Pietro Terlizzi

decor-sala-jantar-minimalista
Revista Viva Decora 2

decor-sala-jantar-clean
Doblle Arquitetura


varanda-decor
Revista Viva Decora 2


#2 Mesas de vidro

As placas de vidro transparente oferecem às decorações de interiores uma sensação de leveza, de simplicidade, de tranquilidade, de limpeza e calma. E isso tudo tem muito a ver com o conceito minimalista de vida. 

Pode-se ter numa sala de jantar, por exemplo, uma mesa de base de metal, pedra ou madeira com tampo de vidro temperado. Outra ideia é o tampo de madeira com acabamento em branco e uma placa de vidro temperado por cima.

Uma linha de móveis bem moderna que pode casar com decorações minimalistas é a Eames - inclusive mesas de jantar com tampo de vidro, quadrado ou redondo. 

Eles foram desenhados pelo famoso casal de designers americanos Charles e Ray Eames, com o início da sua carreira nos anos 60. Lembrando que a moda casa inspirada nessa década está em alta, considerada uma tendência para decoração 2022.


decoracao-mesas-pequenas-jantar
Palladino Arquitetura

mesa-jantar-laca-decor
KZ Arquitetura e Interiores

decor-varandas-inspiracao
Revista Viva Decora

#3 Mesas redondas

Existem lindas mesas redondas em design minimalista também. A forma pura da geometria do seu tampo parece flutuar sobre uma base central ou irradiando raios de base que convidam todos para se aproximarem e interagirem sentados nas cadeiras ao redor. 

E, aliás, quanto mais vazados forem as estruturas das cadeiras que a acompanham e também a própria estrutura de base de apoio da mesa melhor para dar esse ar de ‘redução’ do estilo.

Lembrando que minimalismo é baseado justamente nesta redução formal extremamente forte, sem contar as cores neutras ou mesmo a ausência de cor, como é o caso das placas de vidro, como citado antes.


decor-mesa-redonda
Revista Viva Decora

decor-mesa-jantar-redonda
Iná Arquitetura

#4 Mesas com pé central

Vamos voltar à questão das mesas de jantar com pé central, pois realmente combinam demais com decorações minimalistas. Mas precisamos citar os apoios trapezoidais e em X ou XO, ambos também vazados - e que podem ser até do mesmo material da mesa. 

Esse tipo de mesa, com este tipo de apoio, já devem ser combinados a cadeiras comuns, com quatro pés - mas igualmente com design clean.

No momento da compra, lembre-se: priorize por móveis com duráveis de design simples, poucas texturas e cores neutras. É o famoso menos é mais. Mas isso não quer dizer que a decoração da sala ficará sem personalidade, mas que os poucos elementos - e nisso conta a mesa de jantar - precisam ter um visual expressivo na decoração.


sala-jantar-atual-decoracao
Revista Viva Decora

mesa-cone-sala-jantar
Rocha Andrade Arquitetura e Interiores

mesa-jantar-oval-decor
CSDA Arquitetura + Decoração

Mais beleza e conforto com menos móveis e adornos, esse é o segredo da decoração minimalista, experimente!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!