segunda-feira, 12 de julho de 2021

Decoração do hall de entrada para pandemia

Saiba como adequar o hall de entrada de casa às necessidades trazidas pela nova pandemia [e futuras]

hall-de-entrada-pandemia-decoracao
Quattrino Arquitetura


Estamos em uma fase nova das nossas vidas. Todos, de alguma forma, estão aprendendo com as novas experiências. Aqueles que estão mais cientes da situação atual também estão mais preocupados com o bem-estar da sua família. 

Sendo assim, vão buscar alternativas de melhorar a decoração da sua casa - do hall aos quartos - visando a segurança, o conforto e a boa saúde de todos.

Falando exclusivamente sobre o acesso principal dos imóveis, arquitetos e designers estão fazendo novas recomendações de decoração. 

É que estes espaços, que antes serviam apenas como recepção, também funcionam hoje como uma ante-sala de preparação e higiene para aqueles que desejam adentrar nas casas. Enfim, este é o novo normal impactando completamente o planejamento de ambientes hall de entrada. Saiba mais.


decoracao-hall
Mis Arquitetura e Interiores

Se a casa não tem hall de entrada, como preservar a segurança do restante da casa?


É curioso pensar nesta questão. A arquitetura residencial está sempre em constante mudança.

Nos últimos tempos, muitos planejadores optaram por integrar a área de hall com as salas de jantar e de estar. O que ocorre é que, hoje, por conta de tudo que está acontecendo, as pessoas voltaram a sentir falta de uma área reservada como essa que se tinha antes. Contudo, aqueles imóveis sem hall de entrada podem ser adaptados para o momento atual.

Iná Arquitetura

O importante agora é que você possa fazer uma separação bem destacada deste limite entre o que seria área de hall de entrada e o que seria área de uso da sala.

Pode ser por marcação de piso feita com revestimento diferente ou até um tapete - embora a solução de tapete não seja a mais indicada neste cenário de pandemia. 

Melhor ainda seria se você pudesse fazer uma divisória entre estas áreas, ela pode ir até o teto e ser vazada, com nichos cheios de utilidade. A ideia é fazer com que as pessoas que chegam na sua casa sintam que são obrigadas a fazer uma parada neste local e se higienizar.

hall-entrada-decoracao
Enzo Sobocinski

blog-decoracao
Julia Moreno


Como otimizar um espaço compacto de hall para uma boa higienização?


Vamos tentar imaginar qual seria a área mínima adequada para um hall de entrada. Bem, a princípio seria necessária uma reserva de área equivalente ao giro que a porta de entrada da para dentro do ambiente. 

Além disso, o espaço de circulação em torno desta folha de porta, algo entre 60 e 90 cm. Então, concluindo, um bom hall de entrada teria que ter, pelo menos, em torno de 3,5 ou 4 m2 de área.

Agora, se você está construindo uma casa do zero, deveria considerar uma reserva de área maior para o hall de entrada. Por quê? 

Porque hoje nós temos uma situação diferente, que exige que tenhamos neste local das nossas residências alguns móveis e acessórios que, primeiro, serviriam para nos dar assistência nesta chegada à casa. Por exemplo, cabideiros, sapateiras, aparadores, cadeiras ou bancos, e mais.


hall-de-entrada-dicas-pandemia
Marcela Meira Passamani

O que mudou dos projetos antigos para estes novos projetos de decoração de hall de entrada? 


Primeiro é preciso dizer que isso não tem mais a ver com a questão da Pandemia em si, você é uma consequência dela. As pessoas, em geral, estão realizando uma mudança de pensamentos e ações. Muitas entenderam que precisam respeitar mais as suas casas, sendo o seu ninho protetor, deixando tudo de ruim do lado de fora.

Quer dizer que a nova tendência mundial está sendo traçada agora. Nunca mais veremos as coisas da mesma forma.

hall-na-pandemia
Magda Roberto da Silva Santos

É pouco provável que sentiremos novamente a segurança de entrar de casa com sapato direto da rua, vamos preferir deixá-los em um móvel perto da porta. Ao invés de cobrir as paredes com quadros e bibelôs, porque não aproveitar melhor a área com itens mais úteis? 

Por exemplo, ganchos para bolsas, chapéus e casacos; quadros de recados e tarefas; nichos e prateleiras com frascos de produtos de limpeza, e mais.

Aliás, se o tamanho do hall permitir, podemos prever algo ainda melhor para o seu design. Por exemplo, logo na entrada já se pode ter um armário alto para guardar baldes, panos e rodos. 

Assim, se for preciso, já se começa a fazer a limpeza rigorosa do imóvel a partir deste ponto de chegada, e não da lavanderia. Mas para não estragar seu visual de recepção, o armário pode ter puxadores ocultos e um revestimento que o deixe camuflado.

dicas-decoracao-hall
Studio AG

decor-hall-pandemia
Camille Lanzer

Como equilibrar segurança versus estética no seu hall de entrada?


Infelizmente, não podemos ignorar mais essa questão. Antigamente, podíamos sugerir com tranquilidade a criação de todo tipo de decoração para hall de entrada. 

Por exemplo, paredes cobertas com mosaicos de pedra, piso com folhagens, e até uma iluminação mais difusa e misteriosa. Não é mais o caso. Pelo menos por hora, a segurança vai prevalecer sobre a estética.

A decoração do hall de entrada da sua casa pode ser colorida e divertida. Mas é mais importante que ela seja prática e funcional. 

Considere cobrir seu piso e paredes com materiais de revestimento que sejam fáceis de limpar - como porcelanato e tintas laváveis. É melhor também que os móveis e adornos utilizados no local sejam sem muitos detalhes e com acabamento mais liso e reto, acumulando menos poeira.

Superfícies em tons claros logo denunciam qualquer sujeira. Pense nisso. No mais, reveja as imagens deste texto e tire delas mais lições e inspiração de decoração para halls de entrada.


decor-hall-pandemia
Iná Arquitetura

Mis Arquitetura e Interiores


dicas-hall-pandemia
Guardini Stancati Arquitetura + Designer


Pronto, agora é só seguir essas sugestões e deixar seu hall de entrada mais bonito, prático e seguro!

Essas dicas de decoração para o hall de entrada durante a pandemia foram criadas pela equipe Viva Decora.


Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Um comentário:

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!