terça-feira, 6 de julho de 2021

Decor: escolha das cadeiras para sala jantar com super dicas e alertas!

Na hora de escolher as cadeiras da sala de jantar são tantos modelos, estilo, preços que as vezes fica difícil tomar uma decisão.

Muitas vezes cometemos pequenos erros, eu mesma cometi  quando comprei as cadeiras para meu apartamento. Na verdade o título deste post poderia ser erros que cometi ao comprar minhas cadeiras,  da sala de jantar  e da varanda gourmet também.

ideias-cadeiras-sala-jantar

Eu tenho uma mesa de 8 lugares na sala de jantar, imaginava dois modelos de cadeiras, um para as laterais e outro diferenciado para as cabeceiras. Fui a loja com meu marido que é apressado e gosta de deixar tudo resolvido. As seis cadeiras laterais escolhemos e parecia estar tudo certo, estofadas e elegantes. O modelo das cabeceiras não era bem o que eu queria, mas marido gostou e fazia uma boa composição e acabamos fechando o negócio. 

como-escolher-cadeiras-salas-jantar

Depois, na entrega das cadeiras, percebemos que as duas da ponta  são mais baixas que as laterais. Na loja não colocamos uma ao lado da outra, a loja era grande e nem percebemos o erro.  Não que seja uma regra, usa-se até todas as cadeiras diferentes em uma  mesa. Mas foi uma falta de atenção e acabou ficando assim mesmo. Sabe aquela mais tarde a gente compra outras? Tem quase seis anos assim, rs

cadeiras-demolicao-area-gourmet

Dois anos  mais tarde finalmente fechei minha varanda, troquei revestimentos e comprei minha mesa com as lindas cadeiras de madeira de demolição... Em pouco tempo um arrependimento!!

Elas são pesadas e nada práticas. Amolecem as pernas pois aqui em casa somos grandes e pesados também. No início voltaram  para a madeireira para colocar mais parafusos. Depois várias tentativas,  colocamos mais  parafusos, cola, etc e elas continuam me irritando. Eu  me pergunto porque não comprei a mesa de demolição e cadeiras de um material  mais leve? Umas coloridas de polipropileno por exemplo!  Seriam bem práticas. 

Estes seriam os alertas que falei no título do post, pra que você não cometa os mesmo erros que cometi.

 Agora compartilho com você uma matéria que recebi sobre a escolha das cadeiras na decoração que complementa o assunto de hoje!


" Cadeiras para sala de jantar: arquitetas reúnem dicas para ajudar na hora da escolha

Dispensando a antiga necessidade de combinações óbvias, as cadeiras podem ser as grandes protagonistas do ambiente

 

decor-cadeiras-sala-jantar

As cadeiras coloridas, mas com o mesmo design, dão um toque de modernidade e alegria ao pequeno apartamento de 35 m² projetado pelo escritório Oliva Arquitetura | Foto: Julia Ribeiro

 

Escolher as cadeiras para a sala de jantar pode ser uma tarefa desafiadora para muitas pessoas. Há uma variedade enorme de modelos, cores, texturas e materiais que podem ou não seguir o estilo da mesa, mas que devem harmonizar perfeitamente com décor concebido para o projeto. Quando falamos de ambientes integrados, o desafio aumenta, haja vista os assentos também devem condizer com a arquitetura de interiores como um todo. 

“Mesas e cadeiras são as grandes protagonistas da sala de jantar. É ao redor delas que as famílias se reúnem, partilham as refeições e os acontecimentos do dia a dia. Por isso, a escolha desses móveis é tão importante. Eles fazem parte de um momento sagrado ao lado de quem amamos”, explica a arquiteta Carina Dal Fabbro.

Pensando em tornar esta escolha mais fácil, reunimos dicas e inspirações de ambientes executados pelas especialistas dos escritórios Oliva Arquitetura, Studio Tan-gram e Carina Dal Fabbro Arquitetura. Confira!

 Conforto e Praticidade

sala-jantar-12-cadeiras

sala-jantar-elegante

Escolha cadeiras que respeitem o tamanho da mesa: versões com braços podem ser uma boa ideia para quem possui espaço maior e mesa retangular | Projeto: Carina Dal Fabbro | Foto: Rafael Renzo


 “Além de confortáveis, as cadeiras devem ser práticas e atender bem as necessidades dos moradores da casa”, pontua a especialista Claudia Yamada, sócia do Studio Tan-gram ao lado de Monike Lafuente. Em linhas gerais, as mesas de jantar costumam ter 75 cm de altura e, por isso, a altura ideal para as cadeiras é de 50 cm. A profissional também explica que em lares com crianças é importante que o móvel não possua quinas proeminentes e que seja revestido com tecidos mais resistentes e fáceis de limpar.

 

mesa-redonda-sala-de-jantar

sala-jantar-atual-arquitetura

Para quem não quer ousar muito em cores ou prefere ambientes com bases mais neutras, também é possível investir em cadeiras com texturas diferentes da mesa | Projeto: Studio Tan-gram | Foto: Estúdio São Paulo


Modelos diferentes

 

decoracao-praiana-sala-jantar

decor-praiana-sala-jantar

apartamento-decor-praiana

 Não existe regra! Neste projeto de apê de praia, as arquitetas da Oliva Arquitetura aproveitaram as cadeiras e banquinho que já faziam parte da mobília da casa. O banco feito de concreto ajuda a otimizar o espaço e acomodar mais pessoas| Foto: Renan Soares

 

Apostar no uso de cadeiras diferentes pode deixar o décor muito mais atraente e moderno. Uma dica da arquiteta Bianca Atalla, do escritório Oliva Arquitetura, para deixar os elementos em harmonia é escolher um ponto em comum entre eles. “Pode ser a cor, matéria-prima, formato ou estilo. Assim, você torna o ambiente mais original e não pesa na decoração”, esclarece.

Outra alternativa para diversificar o mood do cômodo é lançar-se na mistura de bancos e cadeiras. Além de quebrar a seriedade que algumas salas de jantar possuem, as almofadas podem ser grandes aliadas para trazer ainda mais a identidade dos moradores e oferecer um conforto extra. Essa estratégia também pode ser contemplada em espaços gourmets e áreas externas, locais que em tempos não pandêmicos não estão recebendo convidados, mas que futuramente serão frequentados com ainda mais conforto.


sala-de-jantar-mesa-cadeiras-design

No projeto com ares contemporâneos, a mesa de jantar é cercada por cadeiras com um acabamento considerado um clássico no Brasil: a palhinha, presente no assento e encosto | Projeto Oliva Arquitetura | Foto: Mariana Orsi

 

Cores

cadeiras-coloridas-decor
 
As cadeiras com assento e estrutura laranja ajudam a realçar o amadeirado claro da mesa e são destaque em meio ao cinza predominante na decoração da cozinha | Projeto: Studio Tan-gram | Foto: Estúdio São Paulo

 

Contemplar as cores traz um resultado divertido para a decoração. Para quem é mais comedido e prefere dosar na ousadia, a dica especial da arquiteta Carina Dal Fabbro é selecionar cores iguais ou seguir em uma paleta de tons semelhantes. Assim, é possível variar o gradiente de cor de uma cadeira para outra, formando uma espécie de degradê. A combinação também pode ser realizada com colorações complementares, como branco e preto ou vermelho e preto.

decoracao-mesa-redonda-sala-de-jantar

parede-verde-decor-atual

As seis posições de cadeira seguem o mesmo estilo da estrutura e o amadeirado claro da mesa redonda da sala de jantar| Projeto: Oliva Arquitetura | Foto: Júlia Ribeiro

 

banco-mais-cadeiras-mesa-jantar

sala-jantar-decor-descolada

De um lado um banco de madeira, do outro as três cadeiras pretas contrastam com o branco da mesa. Uma composição nada comum, mas muito elegante. | Projeto: Carina Dal Fabbro | Foto: Thiago Travesso

 

“Investir no contraste das cores também é uma ótima pedida para se livrar do comum, sem perder a elegância e sofisticação do ambiente. Uma das estratégias possíveis é escolher cadeiras com estofados mais claros do que a mesa ou vice-versa”, finaliza Carina. "


Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Um comentário:

  1. Muito boas as dicas. Estou atrás de umas cadeiras para minha sala de jantar e esse post vai me ajudar com certeza!

    Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!