quarta-feira, 16 de junho de 2021

Modelos de tapetes para decoração de quartos

Decoração com tapetes: 4 modelos diferentes que podem valorizar seu quarto

tapetes-para-quartos-decoracao
Marcelo Rosset Arquitetura

Uma coisa é certa: a moda casa, assim como outras modas, muda ao longo do tempo de acordo com o lançamento de novas tendências, produtos e soluções tecnológicas. 

Não faz muitos anos, era mais comum a utilização de revestimento de carpete para cobertura de pisos. Mesmo aqui no Brasil, um país de regiões com temperaturas médias elevadas, quartos e salas eram cobertos por grandes tapetes. Mas isto mudou.

Hoje em dia, dificilmente as famílias brasileiras gostam de ter carpete cobrindo a casa toda.

Também por uma questão de higiene do próprio imóvel, prefere-se o piso frio, e separam-se zonas e ambientes com tapetes. Essas peças podem ser facilmente enroladas para a limpeza do local e trocadas por um modelo novo sempre que desejado.


A.M Studio Arquitetura

decor-quarto-bebe
Studio Um Mini

Sim, os tapetes não deixaram de fazer parte das decorações de residências brasileiras. Mas, por aqui, no geral, a sua função está mais ligada à uma questão estética. 

É que os tapetes são utilizados para guiar percursos, unir grupos de móveis, separar zonas funcionais, além de destacar elementos de decoração e arquitetura. Fora que os tapetes podem acrescentar mais cor aos ambientes, tornando-os mais confortáveis e alegres.

Um tipo de ambiente decorado de casa que sempre pode se beneficiar do tapete é o quarto. Percorrendo as lojas, podemos encontrar alguns modelos diferentes. É o que veremos no texto a seguir.


decoracao-quarto-casal
By Arq & Design

decoração-tapetes-ideias
Altera Arquitetura

#1 Tapete passadeira

Antes de falar sobre a utilização desse tipo de tapete em decorações de quarto, devemos esclarecer quais são os detalhes desta peça que fazem com que ela seja diferente. 

Em comparação com outros tipos de tapete, o tapete passadeira parece ter um formato mais longínquo. Ou seja, ele é menos quadrado e mais retangular, lembrando aqueles trilhos de mesa.

Tapete passadeira geralmente é mais indicado para áreas de corredores e cozinhas em formato de fita. Contudo, esse tipo de tapete também pode funcionar bem em decorações de quarto. 

Neste caso, uma ou duas peças seriam posicionadas de cada lado da cama, frente à criado mudo, para que a pessoa, ao se levantar, não coloque diretamente seu pé no chão frio. Então, funcionaria muito mais como uma proteção para os moradores da casa.

Claro que, de algum modo, este tipo de tapete colocado dentro do quarto impacta, sim, na decoração do ambiente. Mas por estas serem peças pequenas, cobrindo menos áreas de piso, é melhor que tenham cores neutras ou estampas mais simples. 

Assim, a sua contribuição para o cenário seria sutil, menos "gritante" ao olhar e mais adequada ao peso da sua importância neste conjunto decorado.


decor-passadeira-quarto
Marel- Grupo Factory

tapetes-para-quartos
Sesso & Dalanezi Arquitetura + Design 

quarto-rosa-ideia
Revista Viva Decora

decoracao-quarto-menino
Karina Korn

decoracao-quartos
A.M Studio Arquitetura

#2 Tapete retangular

O tapete retangular é, talvez, a melhor solução de cobertura acarpetada para decoração de quarto, sobretudo quarto de casal. Por causa justamente das suas proporções, o ideal é que ele seja estrategicamente posicionado da metade para o fim da cama em direção aos pés da pessoa deitada sobre ela. 

Seu tamanho, com relação a cama, deve ser grande o suficiente para criar algo como uma passadeira de cada lado e na ponta do móvel.

Podemos destacar vários pontos positivos com relação à utilização de tapetes assim em decorações de quartos. Ainda é possível proteger as pessoas do contato direto com o piso frio - talvez até de um modo melhor. E também é um excelente recurso para destacar a área de cama e tornar o cenário mais aconchegante e acolhedor, trazendo a atenção do observador justamente para o centro do ambiente.

Na dúvida, se quiser entender qual o tipo de tapete retangular escolher para o quarto, compare as peças das lojas com o tamanho do imóvel que possui em casa. 

Voltamos a dizer que o tapete precisa ser maior que o tamanho da cama. É melhor que a peça seja colocada com o lado maior acompanhando o sentido da cabeceira. E também que a sua cor seja oposta ao revestimento de piso - piso claro, tapete escuro e roupa de cama clara.

como-usar-tapete-quarto-casal
como-usar-tapetes-sob-cama
A.M Studio Arquitetura

tapete-embaixo-cama
Altera Arquitetura

ideias-decor-tapetes
Revista Viva Decora


#3 Tapete redondo

Tapete redondo raramente funciona para decoração de quarto, salvo algumas exceções. Se algo assim fosse utilizado em uma sala de estar, por exemplo, ela ajudaria a criar zonas funcionais dentro do layout do ambiente. 

Mas para quarto amplo, com muita área livre de sobra, é possível utilizar tapete redondo do mesmo modo. Lembre-se de que não é interessante deixar áreas sem função dentro do cômodo.

Uma ideia para uso de tapetes redondos dentro de decoração de quarto é em um cantinho de leitura ou para tomar cafés frente a uma janela de sacada. Nesse caso, o tapete redondo ficaria sob móveis como poltronas e mesinhas em um formato destoante com da cama, criando um contraste que tornaria o cenário mais interessante.

Agora, é mais fácil encontrar exemplos de utilização de tapete redondo em decoração de ambientes infantis. É bastante incomum usar esse tipo de peça para cobrir as zonas centrais do quarto de bebê. 

A ideia é demarcar essa área específica do cômodo para que ela seja um espaço sem móveis, protegido de quedas, onde a criança poderá exercitar os seus primeiros passos e algumas brincadeiras divertidas.


tapete-redondo-decoracao
Revista Viva Decora

beliche-moderno-quarto-infantil
Helaine Goes Pinterich

quarto-moderno-moço-decoracao
                             Barbara Dundes

#4 Tapete temático

Dependendo da decoração planejada para oquarto, é possível utilizar sobre o piso tapete liso, florido, listrado, com cores chamativas, desenhos abstratos e mais. 

Aqui neste texto mostramos exemplos de todo tipo, e todos com excelente equilíbrio entre os elementos e harmonia visual. Queremos chamar a atenção para aquelas peças que apresentam algum detalhe que as façam ser mais atrativas para o olhar principalmente das crianças.

Chamamos aqui de tapetes temáticos aqueles que apresentam estampas com ilustrações que remetem a personagens do mundo infantil. Também existem aqueles tapetes cujo formato de borda lembra flores, casinhas, carrinhos, bichinhos e mais. 

São elementos assim que fazem uma decoração de ambientes infantis, como quarto de bebê, ser lúdica. Algo assim deve incentivá-la a brincar, se divertir e ser criança de fato.

marcenaria-camas-modernas-quarto-infantil
Revista Viva Decora

decor-quarto-crianca
Belissa Corral

decoracao-tapetes
Revista Viva Decora

decor-quarto-criança-europa
Revista Viva Decora

Gostou dessas ideias de decoração com tapetes? Então, escolha um modelo lindo e enfeite seu quarto com ele!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!