segunda-feira, 14 de junho de 2021

Modelos de sofá para se inpirar

Vamos supor que você está começando a decorar uma sala de estar. Por certo, um móvel que não poderá faltar nesta composição é o sofá. Aliás, por muitos motivos, o sofá é considerado como peça chave de decoração de salas. 

decor-sofa-rosa
Adriano Arruda

É exatamente por isso que existem tantas opções diferentes dele à venda nas lojas. Só que são tantos que podemos ficar confusos sobre qual adquirir para casa. Por fim, podemos ficar com medo de ousar.

Se você sair agora mesmo em busca de um sofá novo para casa, tanto em lojas físicas quanto virtuais, encontrará mais ofertas dos modelos tradicionais. Sofás de dois e três lugares - alguns vendidos em conjunto - com pés baixos, quase ocultos, cores neutras, bordas quadradas e almofadas dividindo o número de assentos. Porém, os projetos apresentados como ilustração deste texto provam que existem mais opções.

Saia do básico. Confira todas as informações e imagens que apresentamos a seguir. Use tudo isso de inspiração para criar uma decoração de sala de estar muito mais bonita, alegre, sofisticada ou descontraída e com mais charme para sua casa.


sofas-neutros
Studio Canto Arquitetura

#1 Sofás em outros materiais e acabamentos

Já pensou sobre quantas possibilidades de tecidos podem ser usadas como cobertura de sofás? Hoje em dia, a maioria das ofertas traz a utilização de tecidos de revestimento como Suede e Jacquard. Na história do design, já presenciamos também a moda dos sofás de chenille, veludo e outros. Mas estas não eram e ainda não são as únicas opções. E, aliás, podemos considerar alternativas com muito mais brilho e mais textura também.

São exemplos de outros revestimentos para sofá:

  • Linho, jeans, couro sintético, sarja, tweed, tafetá e patchwork.

O novo tipo de tecido que está chamando bastante atenção das pessoas é o acquablock. Numa primeira olhada, ele parece igual a qualquer outro tipo de tecido grosso. Porém, trata-se de um tecido impermeável para sofá que permite com que o móvel possa também ser utilizado em áreas externas da casa. Ou seja, a peça pode ficar diretamente exposta ao sol e à chuva sem sofrer qualquer desgaste por isso.

sofa-area-externa-tecido-aquablock
Iara Kilares

area-externa-moderna-sofa
Revista Viva Decora

sofa-area-externa
Revista Viva Decora


decoracao-sofas-neutros
Revista Viva Decora


#2 Sofás com formatos e funções diferentes

O material de acabamento escolhido para o sofá de casa pode impactar o olhar, mas muito mais o toque. O olhar mais especificamente será muito mais impressionado por outra característica de design da peça, o seu formato. Isto inclui as suas linhas de contorno - sobretudo de encosto -; a elevação dos seus pés; e detalhes de costura - como afundamentos de botões.

O desenho do sofá pode ser além do padrão "caixão retangular" que estamos acostumados. Ele pode ter encosto mais baixo; ser dividido em módulos que podem ser rearranjados como desejado; ter partes expansíveis e retráteis; e assento meia lua ou em 'S'. E alguns modelos de sofás ainda podem vir com o acompanhamento de acessórios como puffs, poltronas, recamiers e banquinhos que, juntos, formam um desenho de ambiente único.

Alguns destes modelos de sofás já citados podem oferecer multifunções. Além de ter assentos de descanso, seriam capazes de, por exemplo, virar cama ou divã. E seu formato, combinado ao acabamento certo, pode ser adaptado para atividades e condições ambientais de áreas externas e internas da casa, sendo o destaque principal ou não de cenários, ajudando a enfatizar o estilo da sua decoração - como retrô.


sofa-liso-tendencia
Triplex Arquitetura

decoração-contraste-de-estilos
Mora Estúdio

sofa-curvo
CasaCor Ceará 2017


#3 Sofás com muito mais cor e estampas

Quando a ideia é realmente fazer um móvel sofá ser o maior destaque do cenário de uma sala decorada, pode-se recorrer a várias estratégias de design. Uma delas é colocar mais cor na peça. 

Isto pode acontecer já com o seu material de revestimento ou com o acompanhamento de almofadas e mantas com tonalidades contrastantes e em muitas estampas. 

Algumas cores de sofás têm virado tendência nos últimos anos. Entre 2015 e 2020, presenciamos propostas de decorações com estofados em roxo, rosa, laranja, verde, azul e mais. 

Neste ano de 2021, voltam algumas destas tonalidades, fora o creme, o vermelho, tons terrosos e neon. Mas não esqueça que marrom, branco e preto nunca saem de moda e sempre serão fáceis de combinar com vários tipos de decorações.


sofas-coloridos
Revista Viva Decora

sofa-reto-marinho
Bruno Carvalho

Bruno Carvalho

Revista Viva Decora

#4 Sofás com design retrô ou futurista

Sofás com design retrô ou futurista curiosamente podem apresentar detalhes de design bem semelhantes. Eles são lindos, com linhas, cores e acabamentos diferentes. 

Ambos podem ser utilizados em propostas de decoração de salas contemporâneas, lado a lado às peças atuais, gerando um contraste verdadeiramente excepcional.

Dentre as opções, os sofás com pés palito, imitando sofás lançados entre os anos 30 a 60, são os mais procurados por aqueles que desejam uma decoração diferente para a casa. 

Geralmente o seu encosto apresenta um trabalho de botonê ou capitonê, de 'gominhos' que fazem a sala parecer mais aconchegante. Estes móveis podem ser antigos, resgatados e reformados ou desgastados - defeitos podem até valorizar a peça.


home-office-sofa
Très Arquitetura

sofas-modernos
Fernando Peçanha


sofa-pes-palito
Revista Viva Decora


Então, você pode pensar - inclusive por causa da economia de espaço - em adquirir um sofá comum para a sala de casa. Mas por que não fazer as coisas diferentes? 

Por exemplo, ter uma peça mais chamativa, mais confortável e que agrade o olhar. Um sofá que valorize a decoração do ambiente pensando no seu potencial, temática, descontração, requinte e área livre. Aceita esse desafio?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!