segunda-feira, 5 de abril de 2021

Móveis montessorianos para quarto de bebê

O Método Montessori inspira o trabalho de pedagogos e decoradores. Até podemos ver móveis montessorianos em quarto de bebê. Veja exemplos.

decor-quarto-montessoriano
Revista Viva Decora

Veja como usar móveis montessorianos e deixar o quarto do bebê perfeito

No início do século passado, uma médica italiana chamada Maria Montessori desenvolveu um estudo que revolucionou a pedagogia infantil. A profissional percebeu que crianças colocadas em ambientes repletos de estímulos teriam um melhor desenvolvimento. 

Essa ideia inspirou então a decoração de espaços infantis, como quarto de bebê, e a criação de móveis chamados de montessorianos. Saiba mais no texto a seguir.

decor-montessoriana
Revista Viva Decora

Maria Montessori, como já dissemos, entendia de medicina: e foi isto que ela analisou, os resultados clínicos da ação dos espaços sobre a saúde das crianças.

Mas as suas conclusões inspiraram o trabalho de outros profissionais, sobretudo dentro das escolas infantis. Hoje vários deles defendem que o ensino tradicional não seria tão eficaz quanto um ensino acompanhado de um espaço que oferece estímulos à educação.

Mas essa educação já pode começar dentro de casa. Entendendo isso, os decoradores de interiores, arquitetos e designers também passaram a adotar o conceito do Método Montessori no planejamento de espaços infantis domésticos. 

Entra nessa lista principalmente as áreas de quarto e brinquedoteca - cômodos que devem atender exclusivamente as necessidades das crianças.

O que Maria Montessori ensinou para todos esses profissionais é que os ambientes infantis precisam instigar bons pensamentos, ações e sentimentos nas crianças. E como isto pode ser feito? 

Bem, através das cores, das formas, dos cheiros, dos sons e muito mais. A ideia é incentivar nos pequenos mais criatividade, imaginação, independência e autonomia, além de ajudar no seu desenvolvimento cognitivo e motor.

ideias-decoracao-quarto-montessoriano
Revista Viva Decora

quartinho-bebe-decoracao
Revista Viva Decora

Decoração de quarto de bebê montessoriano

Quartos de bebe montessorianos costumam apresentar um design bem diferente do tradicional. Algumas de suas características são questionadas por pais e educadores. 

Mas os resultados de estudos como os de Maria apontam a eficácia deste método na decoração. E é por isso que este modelo vem ganhando cada vez mais adeptos. Com base nas imagens apresentadas neste texto, qual a sua opinião?

A primeira característica mais marcante que podemos citar das decorações montessorianas é a instalação de elementos à altura dos olhos das crianças. Também muitas peças mobiliárias tem suas dimensões correspondendo às das medidas dos pequenos. Suas bordas possuem proteção contra acidentes. E também não há nenhum outro detalhe que possa ser quebrado ou engolido.

Boa parte da personalização da decoração destes quartos vêm dos próprios brinquedos que serão utilizados pelas crianças. Mas as superfícies de piso e de paredes podem apresentar detalhes a mais que tornem este ambiente mais atraente ao olhar. 

No chão, por exemplo, pode-se ter um tapete felpudo. Já nas paredes ao redor, papel de parede, adesivos ou quadrinhos em cores suaves retratando o meio ambiente fora de casa.

quartos-bebe-montessoriano
Revista Viva Decora

Óbvio que esta decoração também será bastante lúdica. Ela terá muitas bandeirolas, luminárias, almofadas e roupa de cama representando, de forma divertida, as coisas que as crianças precisam aprender do mundo que logo terão contato. 

Mas elas também serão estimuladas a tirar as suas próprias conclusões e a imaginar uma realidade diferente. Por exemplo, com pranchetas de desenho, espelho de plástico, e mais.

decor-montessoriana
Revista Viva Decora

moveis-montessorianos
Karina Barakat
 

Dicas de móveis montessorianos para espaços infantis


Os móveis que seguem a linha montessoriana geralmente apresentam cores alegres e formas divertidas, porém não agressivas ao olhar. 

Uma das peças montessorianas mais emblemáticas e que pode ser encontrada nas lojas é a caminha infantil em formato de casinha. Claro que também existem as caminhas em desenhos simples ou em formato tipo carrinho. O interessante é que todas elas apresentam um colchão bem próximo do chão.

Esse design das caminhas montessorianas é bastante contestado por vários pais, que temem a utilização deste móvel nos primeiros anos da vida da criança. 

Mas se tirarmos este tipo de móvel dos projetos, ainda poderíamos criar uma linda decoração de quarto montessoriano para bebês. Isso porque existem outros móveis que combinaram com este modelo de decoração, bastaria só que fossem adaptados ao conceito.

quarto-criança-duas-camas
Revista Viva Decora

Atendendo as necessidades dos pais, um quarto de bebê montessoriano deve ter uma cômoda trocador e uma cadeira para amamentação. Já para as crianças, estantes baixas com nichos para brinquedos. Também estantes baixas para livrinhos. 

Puffs, além de mesinhas e cadeirinhas baixas, tipo escola - onde elas poderão desenhar e brincar. E ainda é possível somar ao conjunto cestos ou baús para brinquedos.

dicas-para-ter-um-quarto-montessoriano
Revista Viva Decora

quarto-de-menino
Revista Viva Decora

cama-casinha-quarto-infantil
Revista Viva Decora

decor-quarto-bebe-cama-tipo-casinha
Revista Viva Decora


Se você se interessa pela proposta montessoriana, vamos lá, siga nossas dicas!

Essas dicas de decoração com móveis montessorianos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!