quarta-feira, 14 de abril de 2021

Como ter bancada de cozinha colorida

Decoração: como fazer e usar bancada de cozinha colorida

cozinhas-bancadas-coloridas
Revista Viva Decora 2

Ouse: que tal uma bancada de cozinha colorida?

Cada dia as cores estão cobrindo mais áreas dos interiores de arquiteturas residenciais. Todo ano surgem novas tendências de decoração que propõem a utilização de elementos coloridos em diversos ambientes. 

É possível ver facilmente na Internet exemplos de bancada de banheiro ou bancada de cozinha colorida. Isto só é possível graças a um maior desenvolvimento das tecnologias de materiais.

No passado, só se podia pensar em uma decoração colorida de acordo com as tonalidades dos materiais brutos extraídos da natureza. Depois o homem desenvolveu misturas que permitem encontrar diferentes tonalidades. 

Agora é possível personalizar as decorações de acordo com o gosto das pessoas. No texto a seguir, vamos te apresentar algumas sugestões e ideias para bancadas de cozinha coloridas.

cores-nas-bancadas
Homify 

Por que investir em uma cozinha colorida?

Há muito tempo as cozinhas deixaram de ser vistas como simples ambientes de serviços. Agora as pessoas as descrevem como um importante espaço social, ponto de encontro para toda a família. 

De fato, este é um ambiente que merece ser valorizado, já que é o local das nossas casas onde guardamos e preparamos os nossos alimentos. E isso tudo não tem a ver com alegria?.

Pois foi tentando retratar esses momentos alegres e o prazer de experimentar uma bela refeição que os decoradores passaram a sugerir cozinhas mais coloridas. E onde é que podem estar essas cores aplicadas? 

Bem, em todas as superfícies do cômodo - seja nos revestimentos de pisos e de paredes, fora no acabamento de armários, provocando efeitos diversos - como otimismo, fome e pensamentos de boa saúde.

bancada-vermelha-cozinha
Casa e Construção

cor-na-cozinha
Revista Viva Decora 2

Como explorar o visual das bancadas de cozinhas coloridas?


Já sabemos que as cozinhas podem apresentar vários elementos coloridos em sua decoração. Hoje em dia já existem até eletrodomésticos com caixa colorida simulando o design de tempos passados. 

Mas os aparelhos mais vendidos atualmente são mesmo aqueles em aço inox. Eles combinam perfeitamente com as propostas de cozinha  contemporâneas, geralmente compostas de elementos em cores neutras.

Agora, os armários de cozinha mais vendidos no mercado são quase sempre aqueles em cores brancas ou imitando madeira natural, uma textura considerada neutra. 

Se o pano de fundo também for igualmente neutro, é possível que esta decoração fique monótona demais. Então uma solução pode ser explorar as áreas de bancada com cores e texturas mais chamativas. Um exemplo são as bancadas de cozinha coloridas.

cozinha-com-ilha-colorida
KZ Arquitetura e Interiores

cozinha-amarela
Revista Viva Decora 2

Este tipo de bancada, a colorida, pode formar um casamento perfeito com armários também coloridos. A junção de certas cores no espaço pode ajudar a transmitir a mensagem desejada para a decoração. 

Por exemplo, a combinação da famosa marca de alimentos em vermelho e amarelo sempre instigou uma vontade maior de consumir alimentos. Já a dupla laranja e verde remete àqueles alimentos frescos, colhidos direto da horta.

Então, qual seria a combinação perfeita para a sua casa? Nesse texto você pode encontrar diversas ideias diferentes. Perceba como as propostas com visual mais futurista usam e abusam das cores neon frente a fundos neutros e escuros. 

Também temos os exemplos dos projetos em estilo retrô que combinam armários e bancadas na mesma cor. E projetos mais minimalistas colocando uma bancada de tom frio em destaque no cenário.

cozinha-armarios-preto
Brunete Fraccaroli

decoracao-colorida-cozinha
Revista Viva Decora

cozinha-azul-e-vermelho
Construção e Design 


cozinha-colorida
Casa de Valentina

cozinha-bancada-azul
Dicas Decor 


"Em decorações mais leves, opte por contratar a bancada com elementos neutros. Dá para usar piso de madeira, porcelanato imitando cimento queimado, pintar as paredes ou revestir com azulejos em cinza, branco e até mesmo preto."  - disse a arquiteta Júlia Guadix, em reportagem Decor Style.


Como criar bancadas de cozinha coloridas?

Agora é a vez de explicar como é possível obter uma bancada colorida para decoração da sua cozinha. Bom, definitivamente a opção mais óbvia seria explorar as cores das chapas de pedras naturais, como o quartzo. 

Porém existe uma tendência atual em alta que é a das bancadas coloridas sem muita textura, em um tom mais homogêneo; e outra que é a das bancadas em cimento.

Vamos falar primeiro da opção das bancadas em cor homogênea. Nesta situação, temos duas alternativas. 

Uma delas, indicada para áreas molhadas, seria a utilização da pedra industrializada, a base de quartzo e resina - que pode ser pigmentada -, chamada de Silestone. Já para áreas secas, a opção pode ser uma bancada de madeira revestida em fórmica no tom desejado. 

cozinha-armarios-coloridos
Decor Fácil

cozinha-cinza-com-laranja
Revista Viva Decora 2


Então temos mais uma opção para bancadas de cozinha coloridas, que são as bancadas em cimento. 

Neste caso, a massa de concreto pode ser deixada ao natural, revelando a sua própria textura, ou ser pigmentada, até mesmo imitando a textura das pedras. E uma outra alternativa é a massa misturada a pequenos pedriscos de pedra - como mármore, granito, quartzo e calcário -, chamada de granilite.

cozinha-com-granilite
Revista Viva Decora 2

cozinha-rosa-fofa
Pinterest

granilite-nas-bancadas
Revista Viva Decora 2


Nossa, pode ficar bem bacana mesmo, experimente em sua casa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

3 comentários:

  1. Ana,adorei as idéias, mas a azul com a parede de cimento ganhou meu coração.Linda.As amarelas são bem ousadas. Uns 10 anos atrás essas bancadas coloridas foram febre aqui na Espanha, mas só eram verde limão,laranja e roxo.E logo faziam os armários combinando ou descombinando...rsrs...Aqui vejo umas laminadas que imitam granilite, e ficam perfeitas.Besitos

    ResponderExcluir
  2. Lindas todas, a vermelha é minha paixão!

    ResponderExcluir
  3. Lindas todas opcoes mostradas..

    beijo
    Grasi

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!