terça-feira, 9 de março de 2021

Modelos pendentes para decoração de sala

Pendentes são luminárias que podem aparecer em propostas de decoração de sala, parte integrante do sistema de iluminação ambiente. Saiba+.

ideias-pendentes-salas-jantar-estar
KZ Arquitetura e Interiores

Como escolher as luminárias pendentes perfeitas para sua sala

A iluminação é um ponto muito importante das propostas de interiores. Em decoração de sala, devemos ter o máximo de luz natural. Mas isto só irá resolver bem as coisas no período do dia. 

Será essencial, para a noite e os dias nublados, a utilização de um sistema de luz elétrica. Porém, como se sabe, em cada ambiente nós iremos realizar atividades variadas. E pensando nisso, foram criadas versões diferentes de aparelhos de luminárias.

Resumindo, conhecemos as peças de parede, como as arandelas; as peças de piso, como as luminárias de chão; e as de bancada, como os abajures. Por fim, nesta pequena lista, devemos acrescentar ainda as luminárias de teto; dentre as principais estão os lustres e os pendentes. 

Você conhece estes? Sabe a diferença entre eles? E quanto aos pendentes em si, qual seria a sua utilização em decoração de sala? Descubra a seguir.

decoracao-pendentes-tendencia
 Pinterest

Qual a diferença entre lustres e pendentes?

Você já deve ter percebido que as decorações de salas apresentam um sistema de iluminação variado. 

Dentro deste ambiente, podemos conferir pontos de luz difusa e focal. É que se entende que, neste cômodo da casa, serão realizadas várias atividades diferentes – como ver TV, ler livro, conversar, comer e mais - e por isto seria necessário pontos flexíveis, com opções diferentes de luz.

A zona de estar pode ter luminárias de piso, de mesa, faixas de luz contornando prateleiras, luzes embutidas em nichos e sancas. Mas, no meio do teto, geralmente é colocado um plafon ou um lustre, espalhando a luz em várias direções. 

O lustre é um modelo de luminária pendente, sim. Só que a sua característica principal é jogar a luz em direção ao teto, rebatendo-a, assim, de volta para o ambiente. Entendeu?

pendente-cristal-sala
Foto: Architizer

Agora, dentro de salas podemos ter áreas de refeições também, com mesa de jantar e balcão ilha, integrando a sala e cozinha americana, por exemplo. Nestes pontos, é indicada a instalação de pendentes. 

Estes aparelhos, diferentes dos lustres, possuem lâmpada ou lâmpadas, se a peça tiver várias hastes, voltadas para baixo. A ideia é criar uma iluminação suave, mas direta ou focal, destacando o tampo logo abaixo.

São outros exemplos da utilização de pendentes na decoração de residências: sobre mesinhas de cabeceira, em quarto; sobre mesinhas auxiliares, ao lado de sofás; sobre poltronas de leitura; e sobre bancadas de lavabos e banheiros, assumindo um papel mais ornamental.

design-pendentes-sala-jantar
pendentes-modernos-decoracao
Iná Arquitetura


jogo-de-pendentes-mesa-decor
Hiperbato Arquitetura

Por que iluminar a mesa de jantar com uma luminária pendente?

A zona de jantar é a área mais ativa da sala. É importante que a sua mesa e bancadas auxiliares sejam bem iluminadas para que as pessoas possam enxergar o que comem. 

Bem, mas precisamos estudar, além disso, a altura que esta peça ficará na decoração. Isto porque ela não pode acabar muito perto dos pratos ou mesmo interferir na visão que as pessoas sentadas no local tenham uma das outras.

Se, neste caso, o pendente ficar muito baixo, a luz dele parecerá muito forte e causará desconforto visual, comprometendo a permanência das pessoas à mesa. E o que se deseja é sempre o contrário, uma atmosfera mais agradável possível. 

Com relação a isto, diz-se que o ponto ideal da lâmpada do pendente em relação à mesa de jantar é de 70 cm - se ela for opaca – ou de 90 cm – se ela for transparente ou espelhada.

pendentes-multiplicados-mesa-jantar
Foto Anual Design


decor-pendentes-fibras-naturais
Casa de Valentina


decor-pendentes
 Pinterest

É óbvio que a luminária pendente utilizada na sala de jantar precisa focar a sua luz para baixo. As proporções desta peça também devem ser compatíveis com a mesa logo abaixo – nem grande ou pequena demais. E se o seu ponto de instalação não estiver no centro do móvel, indica-se a utilização de um modelo de luminária com braços articulados ou de um desviador de fio.

Valeria Barros

pendentes-juntos-mesa-jantar
Good Decoration

pendentes-decoracao
 Pinterest

Quais os modelos de pendentes mais utilizados em decorações de salas?

Antes de falar sobre os diferentes modelos de pendentes à venda no mercado, devemos destacar que é possível fazer pendentes com materiais reaproveitados. 

Em decoração estilo industrial, por exemplo, podemos ver lindos lustres pendentes com bojos feitos de baldes, panelas, escorredores de macarrão, raladores de queijo e mais. Vale muito a pena ir atrás de ideias e criar uma peça exclusiva para a decoração da casa.

Morar Mais Por Menos Goiânia 2017

Ou, se preferir, você pode adquirir um lindo modelo pronto. Nas lojas, podemos achar pendentes só com lâmpadas nas extremidades dos fios. 

Também com cúpulas retangulares, redondas ou sinuosas; de tecido, metal ou madeira; com pêndulos de cristal; em formato de prato e diamante; coloridas e aramadas; foscas, transparentes ou com acabamento brilhante metalizado - tipo inox e rose gold.

A grande tendência do momento são as luminárias pendentes acompanhadas de lâmpadas especiais, tipo retrô industrial - é o caso das lâmpadas estilo design Thomas Edison ou Tom Dixon. E ainda, para terminar, os pendentes com trabalhos com fios de luz em vários comprimentos e em tramas de fibras naturais, como junco. 

decor-moderna-pendentes
Jacson Hartmann


pendentes-modernos-decor
SP Estúdio


decor-pendentes-sala-de-jantar
tendencia-pendentes-para-saa
Bruno Moraes Arquitetura e Interiores


São muitos modelos, não é mesmo? Mas com criatividade e bom gosto, você vai escolher o ideal para sua sala!

Essas dicas de decoração de sala foram criadas pela equipe Viva Decora.


Esperamos ter inspirado você!

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!