quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Dicas para decoração de quarto infantil

As crianças merecem viver em espaços seguros, alegres e confortáveis, que reflitam sua personalidade. Saiba como decorar quarto infantil.


quarto-menina-decorado
Projeto Lais Rosa

Como deixar o quarto das crianças do jeito que elas sonham!
Vários criativos estão se especializando, neste momento, em projetos de design de móveis e de ornamentos voltados, exclusivamente, para decoração de quarto infantil. Por quê? 
Por que eles entendem que o nichos de mercado de venda de produtos para os pequenos está crescendo. De fato, os pais estão mais preocupados com a qualidade dos espaços oferecidos aos seus filhos - e estão mais atentos aos seus desejos e necessidades.
Chame o seu filho, agora, para participar desta tarefa divertida. Vamos criar, todos juntos, um espaço personalizado e gostoso, onde ele onde poderá realizar muitas tarefas diferentes que, provavelmente, irão impactar em seu desenvolvimento. 
decoracao-quarto-menino
Projeto Marcelo Rosset

quarto-menina-decorado
Projeto Graziella Nicolai

As principais características dos mais lindos quartos infantis

Quarto infantil merece uma decoração pra lá de especial, transmitindo os melhores sentimentos. 
Ela deve ser bem harmonizada, organizada, agradável, confortável, segura, e refletindo o gosto e a personalidade do próprio usuário – que, no caso, é a criança. Ela pode seguir um estilo elegante e moderno, mas, ao mesmo tempo, com detalhes divertidos e lúdicos.
A opinião da criança, em vários momentos da concepção deste projeto, será fundamental. Mas os detalhes deverão ser revisados pelos pais – e, em caso de dúvidas, por um profissional especialista, como um arquiteto de interiores. 
É preciso que o resultado final seja um ambiente versátil, sem peças de arestas pontiagudas, superfícies com materiais cortantes, ou brinquedos que possam ser desmontados com facilidade.
“O quarto deve refletir o mundo da criança, ser seu cantinho, onde brinque, receba seus amiguinhos e estude com sossego e, ao mesmo tempo, um lugar organizado que facilite a vida da mamãe na hora da arrumação.” - designer Ana Lúcia Adriano, em reportagem de Dicas de Mulher.
decoracao-colorida-quarto-crianca
blog-decoracaoProjeto César Valenccia

1-Móveis

Muitos detalhes pequenos e grandes são importantes em um projeto de quarto infantil. Mas nada se compara aos móveis. 
Isto porque estas peças, diferente do que acontece em outros cômodos da casa, precisam acompanhar várias fases da vida de uma pessoa, estando de acordo com o seu crescimento. Então, o interessante é que elas sejam, no mínimo, multifuncionais.
Fora isto, os móveis, assim como outros elementos da decoração do quarto infantil, podem contribuir como meio de estímulo para a criatividade da criança. 
Eles podem ter formatos lúdicos, vários detalhes coloridos – sem exageros –,e muitas texturas e acabamentos diferentes que estimulem os sentidos dos pequenos. Isto agregaria demais o ambiente - sendo algo útil e, ao mesmo tempo, divertido.
modern-decor-baby-roomProjeto Juliana Santana

blog-decoracao
Projeto Espaço do Traço Arquitetura

2- Revestimento de parede

As paredes dos quartos infantis podem ser simplesmente pintadas. Mas é importante que os pais entendam que a cobertura destas superfícies oferece um enorme potencial de personalização para a decoração do quarto de seus filhos. 
Uma ideia legal é fazer um lindo detalhe no quarto imitando quadro negro com a aplicação de tinta esmalte fosca - onde a criança poderá colocar pra fora sua imaginação.
“A cor deve ser definida levando em conta o gosto do pequeno cliente, evitando a utilização de cores cansativas, muito fortes, vendo o quarto como um todo. É preciso tentar entender qual o perfil da criança, seu temperamento e utilizar uma cor que se ajuste às características de cada uma.” - Ana Lúcia Adriano.
baby-room-decor
decor-quarto-meninaProjeto Mais Art & Design


decoracao-quarto-infantilProjeto Suite Arquitetos
No lugar de pintura, pode-se usar adesivo ou papel de parede. Destes dois materiais, existe uma variedade enorme de estilos e modelos – a maioria com ilustrações ligadas ao “mundo infantil”. 
A maior vantagem, neste caso, é que podem ser aplicados a todas às paredes do cômodo e serem trocados facilmente - caso, no futuro, não possam ser adequados a mudança da decoração do quarto, de infantil a juvenil.
arquietura-quarto-infantil-meninoProjeto Aquiles Nicolas Kílares

3-Ornamentos
E existem outros elementos que não podem faltar em quartos infantis e que são fundamentais para a personalização de uma decoração, estes são os ornamentos. 
Entram nesta lista pôsteres com ilustrações em traços suaves e temáticas lúdicas. Quadros com estampas geométricas ou com frases didáticas e motivacionais. E porta-retratos com fotos da família em momentos especiais.
O quarto infantil pode ficar mais aconchegante com tapetes, cortinas, jogos de cama e almofadas coloridas e em formatos diferenciados e divertidos. Mais organizado com nichos, prateleiras, baús e cestos para expor ou guardar brinquedos, livrinhos e mais. E charmoso com luminárias de design que una funcionalidade mais estética, complementando, de vez, a decoração do quarto. Isto tudo só para resumir.
como-decorar-quarto-bebe
decoracao-quarto-bebe
quarto-infantil-menino-decoradoProjeto Noma Estúdio

blog-arquitetura
Adicionar legenda
Projeto Espaço do traço Arquitetura
Mas, calma. Projetar quarto infantil é tarefa complexa mesmo. Mas, por outra lado, é muito divertido e recompensador. Curta esse momento e, dependendo da idade das crianças, façam isso juntos!.
Essas dicas de decoração para quarto infantil foram criadas pela equipe Viva Decora.


Jeito de Casa Blog - Decor - Arquitetura

ana maria

2 comentários:

  1. ola carissima Ana
    como vc esta ?
    eu estou mudando o quanto do meu filho, nesse periodo, gostei das suas inspirações, pecado que não posso botar a mao no quarto dele, tem treze anso, e quer fazer tudo do jeito dele rsrs

    bavione

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site e o bom conteúdo que apresentam!
    Me chamo Damarys, sou proprietária da loja de quadros infantis: Damarys Quadros Store.
    Gostei muito das suas dicas de quadrinhos e as decorações dos quartinhos.
    As mamães vão à loucura idealizando todas essas dicas com esses temas atemporais.
    Gostaria de compartilhar ideias com vocês, deixando o link do meu site.
    Vendemos quadros infantis com vários temas. Penso que seria bem legal incluir meu link no seu blog de dicas.
    Eu teria um prazer de compartilhar o link de vocês também.

    https://damarysquadrostore.com/

    https://damarysquadrostore.com/a-importancia-dos-quadros-na-decoracao-infantil/

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!