terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Dicas de arquitetura: modelos de coifa para decorações de cozinhas

Uma bela coifa pode fazer toda diferença em sua cozinha ou área gourmet

Casas contemporâneas costumam contar com inúmeros eletrodomésticos. A ideia de instalar coifa em cozinha está cada vez mais popular em propostas de residências.

saiba-tudo-sobre-coifas
Leonardo Muller

Este tipo de aparelho, além de muito funcional, é capaz de tornar o visual deste tipo de ambiente mais moderno e sofisticado. E saber adequar o aparelho à decoração pode ser determinante para um maior conforto e conveniência dos usuários. Saiba mais.

Quais as maiores vantagens das coifas?

blog-decoracao
Marel - Grupo Factory

Coifas são excelentes aliadas das donas e donos de casa. Elas ajudam a manter as cozinhas mais limpas, absorvendo ou removendo a gordura e a fumaça espalhada no ar do ambiente no momento do preparo dos alimentos.
Além do mais, são aparelhos bem práticos e que podem ser o toque de design perfeito para deixar os ambientes gourmet de casa ainda mais bonitos.

blog-arquitetura
Clarice Semerene

Como realmente funcionam as coifas?

As coifas podem trabalhar de formas diferentes. Falando resumidamente, elas podem limpar e renovar o ar das cozinhas. Muito disso vai depender do modelo e seu sistema de instalação – que deve ser previsto ainda na concepção do projeto de arquitetura e design da residência.
Por isso, é importante compreender estas diferenças de detalhes ao máximo; do contrário, pode-se ter vários imprevistos no futuro.
Coifas podem ser exaustores, depuradores ou os dois. No modo exaustor elas fariam a sucção da fumaça e dos resíduos, guiando-os por um duto metálico escondido sob um forro, parede ou shaft, até uma saída externa.
Já no modo depurador não há necessidade desta saída externa; a coifa suga o ar, este passa por um filtro de carvão e, então, volta limpo para o ambiente – assim o ar da cozinha estaria, enfim, renovado.

“Esses equipamentos (os depuradores de ar) só devem ser usados em último caso, quando não é mesmo possível a instalação de uma coifa com duto.” – arquiteto José Claudio Falchi, em reportagem de UOL.

coifas-como-funcionam
saiba-sobre-coifas
Espaço do Traço Arquitetura


saiba-mais-sobre-coifas
blogs-decor
Aquiles Nicolas Kílares


blog-decor
Iná Arquitetura


Quais os tipos mais vendidos de coifas nas lojas?

Os modelos de coifas mais requeridos pelos consumidores atualmente são os em alumínio, na cor inox, combinando com outros eletrodomésticos.
Também há a combinação vidro e inox, igualmente estilosa. Ambos os modelos apresentam uma estética minimalista linda, perfeita para cozinhas contemporâneas. Além disso, eles são fáceis de limpar – uma condição perfeita para este tipo de ambiente.
Coifas de parede – incluindo às inclinadas - é o tipo clássico, próprio para ser usado quando o fogão, logo abaixo, fica rente a uma parede. Contudo, em certas situações – como é o caso das cozinhas integradas – o melhor é usar as “coifas de ilha”.
Para isto, pode-se contar com modelos de coifas em vários formatos - das retangulares às tubulares - e acabamentos – brilhosas, coloridas, e até mesmo imitando lustres de cristal.


entenda-como-funciona-coifa
Bernal Projetos


modelos-de-coifas
Roberta Trida


coifas-para-ilhas
Moussi Arquitetura

De fato, existem muitos modelos diferentes de coifas à venda nas lojas. Sempre é possível encontrar pelo menos uma peça ultra moderna que possa combinar com a decoração da cozinha de casa – e seu modelo de layout, claro. Enfim, não se pode ter medo de ousar.


coifas-para-ilha-cozinha
blog-arquitetura
Fernanda Marques


blog-decor
blogs-decor
Diego Revollo


coifa-cozinha-contemporanea
Cosentino

Como escolher um modelo de coifa com relação à decoração da cozinha?


O tamanho, ou seja, a largura e a profundidade da coifa, precisa estar de acordo com as medidas do fogão.
Assim, para o caso de um fogão de quatro bocas, indica-se uma coifa de 60 cm; já para um fogão de cinco ou seis bocas, uma coifa de 90 cm. Isto deve garantir que o aparelho funcione realmente como o esperado, sugando bem a fumaça e fazendo o ar da cozinha ficar mais limpo.
Outro detalhe que precisa ser observado é quanto à altura da instalação da coifa. Ela deve ficar a mais ou menos entre 65 a 75 cm com relação ao tampo do fogão. E, se for requerido um equipamento que funcione no sistema modo exaustor, será preciso acrescentar dutos extras que façam esta saída de ar chegar até o teto, seguindo depois para o meio externo. E isto pode requerer obras, o que nem sempre é algo possível de ser feito.


modelos-de-coifas-cozinha
Cosentino


blogs-decor
Cosentino

E, por fim, tem a questão estética. Para cozinhas modernas, as coifas de linhas retas combinam mais.
Para ambientes integrados ou em outro layout mais ousado, as coifas em design mais criativo – talvez em estilo retrô, por exemplo.
E mesmo os cômodos pequenos podem ganhar uma coifa de modelo menor – talvez com luzes focais, iluminando o fogão e destacando esta área do ambiente.

blog-decor
Revista Viva Decora


blog-decor
Cosentino


blog-decor
Daniel Carvalho

Inspire-se nessas propostas de decoração e instale o quanto antes a coifa ideal para sua cozinha ou área gourmet.

Essas dicas dicas de como decorar a área gourmet utilizando uma coifa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Jeito de Casa Blog - Decoração - Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!