segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Meia parede na cozinha!

Veja como uma cozinha parcialmente separada da sala por meia parede amplia os espaços e torna o ambiente mais aconchegante.


meia-parede-na-cozinha-decoração
    Projeto GF Projetos

A meia parede é uma solução simples e muito charmosa para sua cozinha

Já pensou porque tantos imóveis que estão à venda apresentam, entre a sala e a cozinha, uma meia parede? De onde esta ideia surgiu? E para que isso serve?

Bem, na verdade tem algumas explicações. As pessoas mudaram os seus conceitos, seus gostos e necessidades, e o mercado teve que se adaptar. Mas, resumindo, mas é apenas uma das consequências do novo jeito de morar das grandes cidades.

kitchen-decor
apartamento-decoração
arquitetura-atual-apartamento-integrado
    Projeto Tetriz Arquitetura e Interiores

O novo jeito de morar nas grandes cidades

Não faz muito tempo, as plantas de casas e apartamentos apresentavam as áreas de cozinha, sala de estar e de jantar bem divididas.

parede-divisória-sala-cozinha-apartamento
    Projeto Carolina Vilela

Agora, a maioria dos novos empreendimentos apresenta uma planta mais aberta, em que muitos setores são parcialmente ou totalmente integrados.
Ou seja, não há paredes entre eles - e muitas vezes até o piso é o mesmo, ampliando a sensação de continuidade dos espaços.

architecture-kitchen
kitchen-decor
    Projeto Renata Basques

As razões para a mudança

E por que esta mudança ocorreu? A resposta mais óbvia é que houve uma alteração no estilo de vida das pessoas, e em decorrência disso, no seu jeito de morar. Hoje, todos passam muito tempo trabalhando e estudando.
Quando chegam em casa, as famílias desejam estar próximas. Elas querem cozinhar e poder interagir, ao mesmo tempo, com aqueles que estão sentados à mesa de jantar ou sofá, assistindo televisão.

cozinha-charmosa-decoração
                            Projeto Juliana Conforto


pendente-sala-de-jantar
                      Projeto Ana Paula Hygino

Também tem uma questão de moda envolvida nessa integração de cozinha e salas de estar e jantar. Há muitos anos, os americanos, por suas razões, mudaram o padrão de suas plantas residencias. E a tendência das tais cozinhas americanas foi,  pouco a pouco, adotada também pelos brasileiros.

Atualmente, as cozinhas integradas são quase uma exigência de projeto para arquitetura e engenharia civil.
Outra razão para a união de cozinhas e salas é a redução das áreas dos imóveis. Com o aumento da valorização do metro quadrado nas cidades, os construtores tiveram que encontrar formas de otimizar mais área livre disponível.
Surgiram novos modelos de plantas, como estúdios e lofts. E para que ambientes pequenos parecessem maiores, teve-se a ideia de integrá-los.

como-integrar-cozinha-ao-apartamento
ape-pequeno-atual-decoração
    Projeto Renata Basques


A integração de cozinhas e salas de estar e jantar

Existem muitas formas de integrar cozinhas e las de jantar. Como dito antes, isso pode ser feito de forma parcial ou total, depende da estrutura do imóvel, do gosto e necessidade do cliente, e da proposta de decoração.
Décadas atrás, já se usou muito a solução do "passa pratos". Esse se tratava de uma espécie de janela aberta no meio da parede, por onde se passava os pratos para serem servidos na sala.


apartamento-arquitetura
apartamento-decoração-industrial
    Projeto Pietro Terlizzi

A solução mais extrema adotada pelos projetistas foi retirar por completa a parede entre a cozinha e a sala. Pode-se dizer que este é um dos mais solicitados pelas pessoas aos pedreiros.
Acontece que eliminar paredes em imóveis antigos representa um sério risco - supostamente, isso poderia comprometer todo o sistema estrutural da edificação. Se a superfície é portante (que suporta o peso da estrutura), ela não deve ser subtraída! É regra!

kitchen-decor
kitchen-decor
    GF Projetos

Tem gente que deseja eliminar totalmente as paredes da casa para tornar o imóvel virtualmente mais amplo. Porém, por vezes, isso tem bem mais desvantagens do que vantagens.
Se, por exemplo, a cozinha já é bastante pequena e uma ou mais de suas paredes são eliminadas, então como fazer para ambientá-la? Pode ser impossível encontrar espaço suficiente para colocar todos os móveis e eletrodomésticos necessários.

apartamento-pequeno- divisão -cozinha-e-sala
    Bernal Projetos

A solução da meia parede

A solução da meia parede não elimina todos os problemas que há na integração de cozinhas com salas de estar e jantar.
Claro que o mau cheiro e fritura proveniente das panelas no fogão ainda pode, eventualmente, invadir a área da televisão, isto é fato. Também toda a bagunça sobre a pia, gerada durante o preparo dos alimentos, poderá ser sempre vista da sala de jantar. Isso porque não há bloqueio entre as áreas!

cozinha-sala-de-jantar-arquitetura
    Projeto Danyela Corrêa

O legal de ser ter uma meia parede entre a cozinha e a sala não é manter a integração, mas impor ceto limite. Do lado da cozinha o decorador pode fazer um balcão com espaço para guardar alimentos e utensílios.
Já do lado da sala, uma bancada extra para as refeições, a continuação do rack da televisão ou somente um espaço a mais para encostar o sofá ou a mesa de jantar.

mesa-jantar-encostada-no balcao-da-cozinha
    Projeto Bianchi & Lima Arquitetura

Então, o que você achou da ideia da meia parede para integração - ou separação - de cozinhas e salas?
Entendeu os motivos que levam alguns projetistas a apresentarem esta solução em planta baixa?  Aproveite estas inspirações e faça essa reforma em sua casa!

Estas dicas de decoração  com meia parede para cozinhas foram criadas pela equipe Viva Decora.



Leve daqui sempre: inspirações e boas energias 

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  

Jeito de Casa- Blog de decoração e arquitetura
Bjus
ana

3 comentários:

  1. Olá Ana! Eu amo este novo estilo de vida. Tudo aberto,mais interessante,mas convívio. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal este post e acho que você cobriu super bem os prós e contras da cozinha aberta. Penso que a questão do novo estilo de vida tenha dado força a esta tendência, mas que o principal tenha sido mesmo a diminuição de metragem dos imóveis.
    Acho incrível, visual lindo, mas é complicado para quem usa a cozinha direto! Só fica legal com ela limpinha, ninguém quer sentar no sofá e ver uma pilha de pratos na pia!
    Eu teria, desde que me protegesse de alguns inconvenientes. E teria com certeza no meu apartamento de solteira, em que a cozinha tinha um uso muito mais leve!

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!