quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Dicas de decoração industrial

Decoração industrial: sua casa vai ficar fantástica!

sala-apartamento-decor-industrial
                            Projeto Daniel Winter


Decoração em estilo industrial: dicas e truques para deixar sua casa ainda mais bacana

Em meados da década de trinta, fábricas americanas estavam sendo fechadas devido a um período que ficou conhecido como  ' A Grande Depressão'.

Não querendo que os imóveis fossem condenados ao abandono, a prefeitura de Nova York propôs que os edifícios das zonas centrais fossem transformados em apartamentos e ateliers. Nasceu, assim, um estilo que ficou conhecido como arquitetura e decoração industrial.

industrial-decoration
decoracion-industrial
decoracao-industrial-ape
    Projeto Pietro Terlizzi

As edificações nova-iorquinas que foram convertidas principalmente em lofts, apresentavam ambientes amplos, de pé-direito alto; e janelas e portões de grandes dimensões.
As estruturas e encanamentos ficavam aparentes, além dos pisos e materiais crus, como tijolo e cimento- que foram mantidos pela maioria dos novos proprietários. Diferentes funções eram mantidas num mesmo espaço, separadas apenas por divisórias.


area-gourmet-decor-industrialdecor-industrial-estilosa
terraço-industrial
   Projeto Pietro Terlizzi

" A fiação elétrica e outros dutos ficam expostos (...). Além disso, qualquer tipo de estrutura também pode ficar a mostra, como (...). Essa é uma facilidade que quebra aquele galho e ainda ajuda a decorar." - arquiteta Yasmim Alcaraz, em reportagem de Bonde.


O estilo moderno de morar

Sobre a arquitetura industrial

Esse mesmo conceito estético foi admirado e replicado inúmeras vezes pelos movimentos artísticos posteriores.
Ainda hoje é possível ver imóveis novos sendo construídos ou reformados - mesmo no Brasil - para ter a aparência semelhante aos espaços de morada surgidos inicialmente nos Estados Unidos. É que eles parecem combinar, mais do que nunca, com o "estilo moderno de morar".


interior-design-decor-industrial
                      Projeto Rachel Franca e Gizelle Leite

decoracao-cozinha-industrial
decoracao-cozinha-industrial
    Projeto Daniel Winter

A vantagem dos imóveis em arquitetura industrial é que seu layout proporciona algo que vem sendo muito almejado pelas pessoas, um espaço ara se viver e trabalhar. Atualmente, para diminuir despesas com salários, locomoção e tempo, muitas empresas mantêm seus funcionários atuando em casa mesmo.

Fora isso, existem estudantes que realizam seus cursos de graduação e especialização via EAD - ou seja, à distância. São os novos tempos!


industrial-decor-living
industrial-dining-room
   Casacor SP 2017 

Sobre a decoração industrial

O estilo decorativo industrial também não fica atrás. Os lares cosmopolitas de hoje apresentam, como característica, ambientes altamente funcionais; além de muito bonitos e cheios de personalidade.
Apesar da aparência rústica e despojada, seus espaços parecem, por vezes, até elegantes e sofisticados. E o detalhe mais especial costuma ser o seu sistema de luz, valorizando, justamente, esse jogo de materiais.

industrial-decor
                            Projeto Iná Arquitetura

" A inspiração está nos antigos armazéns com seus materiais e soluções simples, mas que com um toque de design podem ficar muito estilosos(...)" - arquiteta Yasmim Alcaraz

" O grande charme é o desgaste dos materiais: não é preciso comprar revestimentos caros. Quanto mais rústico for o resultado,melhor." - arquiteta Viviane Gobbato, em reportagem de Casas Bacanas.

    Morar Mais Por Menos Goiânia
Como decorar no estilo industrial
O decorador precisa ter em mente que o estilo industrial deve remeter, de fato, a ideia de fábrica - como fora antes nos apartamentos nova-iorquinos pós-depressão. Uma exigência de projeto é exibir- e não disfarçar -  os materiais em seu estado mais puro, como a madeira, o cimento,  o concreto e os tijolos cerâmicos.
Quando não se pode ter isso na decoração usam-se adesivos ou papéis que imitam o efeito.
Os móveis da casa também parecem algo como saído de uma indústria ou laboratório. É comum ver peças em marcenaria de visual bem bruto. Também itens em metal e vidro; ou pintados em tons neutros, como cinza e preto.
Além disso, os designers sempre propõem a inserção, no conjunto, de elementos construídos a partir de materiais que iriam para o lixo, como palletes, tambores, garrafas e rodas.

decoracao-industrial-dicas
                             Projeto Adriana Fornazari

cozinha-industrial-decor
decoração-industrial
                            Projeto Érica Salgueiro
As palavras de ordem no estilo industrial são economia, praticidade e sustentabilidade! Qualquer refinamento e toque de cor fica por conta de detalhes menores.
A harmonia é obtida por doses exatas de novo e velho, familiar e exótico, claro e escuro, caro e barato, rústico e moderno, natural e fabricado. E estas combinações ousadas podem ser melhor percebidas através do emprego dos materiais.

decoracao-industrial
    D&D Show
quarto-com-decor-industrial
    Projeto Verassiano Arquitetura
"Bases neutras, como tijolo, concreto, cobre, aço Corten, e as cores preto e branco, quando misturados a tons vivos e combinadas com móveis de design, deixam o ambiente leve, alegre e supercool." - arquiteta Viviane Gobbato.

apartamento-decoracao-industrial
decoracao-industrial-jantar
interiores-decoracao-industrial
    Projeto Verassiano Arquitetura
Para deixar a decoração da casa mais agradável, rebata a frieza do estilo industrial com objetos mais vibrantes. Os tons mais indicados são o vermelho, o amarelo, o púrpura e o turquesa.
Eles podem estar em almofadas, quadros, tapetes e até no piso - os ladrilhos hidráulicos, por exemplo, combinam bem com este estilo.
Além disso, valha-se sempre que puder de peças icônicas de design, plantas e objetos decorativos.  Sua casa ficará linda e com decoração industrial!
Estas dicas de decoração industrial foram criadas pela equipe Viva Decora

Leve daqui sempre: inspirações e boas energias 

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  

Jeito de Casa- Blog de decoração e arquitetura
Bjus
ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!