quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Quarto de bebê com cama montessoriana

Uma criança pode aprender e se desenvolver melhor em um quarto mais estimulante. Veja como decorar um quarto de bebê com cama montessoriana.


quarto-bebe-montessoriano-arquitetura
    Projeto Andrea Bento


CAMA MONTESSORIANA: Decoração para quartos de bebê baseados em estudo da médica Maria Montessiori

Durante o período de gravidez, uma das primeiras preocupações dos pais é quanto à preparação da casa para receber o mais novo integrante da família.

A montagem do espaço da criança é um momento especial, sem dúvidas. E tem um jeito de decorar quarto de bebê  que está bastante  na moda que é o montessoriano. Mas, do que isso se trata?

Bem, se você será pai ou mãe já pode estar começando a refletir sobre qual o tipo de cuidado que quer oferecer para a boa formação e educação de seu filho ou filha. Se, por acaso, pensou que a futura criança deverá ter seu próprio espaço para aprender e ter liberdade para conhecer o mundo,  o método Montessori pode ser a resposta.


decoração-quarto-bebe-montessoriano
    Projeto Ana Branco


A técnica montessoriana de decorar

Primeiro, antes de tudo, é preciso esclarecer o que é o método Montessori.
Tudo começou com os estudos de uma médica e educadora infantil italiana chamada Maria Montessori.
Ela trabalhava com crianças com necessidade especiais. E afirmou, por volta dos anos de 1870, que
o desenvolvimento dos pequenos poderia ser melhor de acordo com os estímulos que recebessem.


decoração-quarto-bebe-montessoriano
    Projeto Andrea Bento

Desde então, arquitetos e designeres de interiores têm sustentado a ideia de que as crianças merecem uma área totalmente voltada para a aprendizagem em casa. Que a decoração de seu quarto pode ser planejada de acordo com a sua ótica, instigando, desde cedo, sua curiosidade, desenvolvendo a autonomia. E em seu espaço particular, ela possa se sentir sempre seguram com liberdade para se expressar.

    Projeto Helena Koki


Características de um quarto de bebê montessoriano

Em um quarto de bebê montessoriano tudo é posicionado na altura dos olhos da criança. Móveis, peças educativas e outros objetos são organizados num nível onde ela possa, o mais cedo que puder, tocar e manipular. Esse será o jeito dela reconhecer seu espaço e começar a aprender mais sobre a vida.


quarto-bebe-montessoriano-decoração
projeto-quarto-bebe-masculino-montessoriano
    Projeto Andrea Bento

" Todos os móveis devem proporcionar o desenvolvimento do esquema corporal, principalmente na descoberta dos órgãos dos sentidos localizados no rosto, permitindo exercícios fisionômicos interessantes e muita criatividade."- educadora Fabiana Aparecida da Silva Lacerda, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

quarto-infantil-montessoriano
   BK Móveis Design Eirelle

Num quarto de bebê montessoriano há sempre poucos móveis.O visual  é bastante limpo e simples. O espaço central é livre, deixando a criançada a vontade para brincar, engatinhar e começar a treinar seus primeiros passos.
Há estantes baixinhas, gavetões e nichos repletos de brinquedos e livros. Mas, nada se destaca mais do que a cama. Ela é a grande estrela desse tipo de ambiente.

quarto-bebe-montessoriano-decoração-moderna
   Morar Mais Por Menos Goiânia 2017
A cama montessoriana
Uma característica marcante dos quartos montessorianos é a boa ergonomia. Todas as peças mobiliárias são muito bem projetadas ou adaptadas ao tamanho e altura ideal, que permita que a criança tenha acesso fácil a tudo - ou quase tudo.
A cama obviamente é uma das questões mais polêmicas nesse caso. Se você procurar imagens de projetos exemplos vai perceber a completa ausência de um berço. Mas, por quê?

quarto-bebe-montessoriano-fofo
quarto-bebe-montessoriano-menina
    Projeto ArqExpress
Refletindo sobre a segurança dos bebês, o método baseado nos estudos da Dra. Maria pode assustar um pouco os pais de primeira viagem. Essa coisa de deixar a criança de zero a doze anos de idade deitada quase que praticamente no chão não lhes agrada nem um pouco.
Só que na decoração montessoriana acredita-se que o berço comum restringiria os movimentos dos pequenos, sendo desfavorável.
quarto-montessoriano-criança
quarto-infantil-montessoriano
    Projeto Tikkanen Arquitetura
A cama montessoriana daria às crianças mais autonomia. Em tese, ela seria mais confortável. E ainda poderia ser usada não só como espaço de descanso, como de leitura e "cabana de jogos".
Uma ideia aplicada por muitos decoradores é fazer uma base em ripas de madeira para apoiar o colchão; além de uma estrutura em formato de desenho de casinha.
quarto-de-menina-com-decoração-casinha
quarto-montessoriano-cama-casinha
quarto-de-menina-lindo-decoração
                            Projeto de BG Arquitetura
Para impedir que o bebê muito pequeno role enquanto está dormindo - e ainda garantir o seu conforto - seriam utilizadas almofadas.
Dá té para brincar co as estampas e formatos para deixar a decoração do quarto mais moderna, lúdica e divertida.
Além do mais, é possível acrescentar outros acessórios à cama, como pequenos bibelôs, para ajudar no desenvolvimento sensorial do bebê.

quarto-de-menino-moderno-montessoriano
    Projeto GFT Arquitetura e Interiores

decoração-quarto-bebe-montessoriano
    Projeto Aline Oliveira

quarto-infantil-menino
    Projeto A Berardinelli Interiores

Por isso, o que você  achou da ideia da cama montessoriana?  É claro que seu filho ou filha não precisa ter o colchão no chão. Se tiver alguma opção de cama baixinha, também será adequada ao método.
Lembre-se de que o importante é favorecer com que a criança desça e suba no móvel, sem problemas. O melhor da estrutura de casinha é que basta jogar um pano por cima para começar a brincadeira!
Estas dicas de como usar cama montessoriana em quarto de bebê foram criada pela equipe Viva Decora

Leve daqui sempre: inspirações e boas energias 

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  e  G+

Jeito de Casa- Blog de decoração e arquitetura
Bjus
ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!