segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Dica: Como utilizar fitas de LED no quarto

A fita autoadesiva e flexível de LED é utilizada na iluminação decorativa de ambientes, como um quarto. Confira exemplos de sua instalação!


como-usar-fita-LED-na-decoração-do-quarto
   Projeto Pietro Terlizzi


Super dicas de como usar as fitas de LED na decoração de um quarto

A  fita autoadesiva e flexível de LED é uma das melhores invenções do mercado mundial. Trata-se de uma tira contendo pequenas lâmpadas agrupadas em sequência.

Ela é utilizada, preferencialmente, na iluminação decorativa; deixando os ambientes, como um quarto, mais visíveis - e podendo até ser instalada diretamente nos móveis. Talvez, por tudo isso é que tem ganhado tanto a atenção dos projetistas.

quarto-menina-cabeceira-cama-com-fita-de-LED-na-decoração
    Projeto Tria Arquitetura
As características da fita de LED
Na hora de comprar uma fita de LED, a pessoa precisa responder, para si mesma, algumas questões. Primeiro, em que ambiente o material vai ser instalado? Segundo, qual a finalidade? O  efeito que se espera da luz? Então, o modelo e o tamanho de chip que seria mais adequado? E se o conjunto precisaria ou não de proteção? Isso porque para cada tipo de uso existe um tipo diferente de produto a venda.
Em lojas especializadas de materiais elétricos é possível comprar fita de LED por metro linear. Os modelos mais comuns são os com lâmpadas 3528 e 5050. Eles, geralmente, costumam funcionar em 12 volts; por isso , para serem instalados, necessitam de uma fonte de alimentação - chamada de driver. Claro que essa "capacidade de iluminação" pode variar de acordo com a marca.
quarto-de-menina-que-acompanha-o-crescimento-para-adolescencia
    Projeto Daniele Franco
Os LEDs podem ser encontrados em dimensões e cores variadas, como branco e amarelo - ideal para visualizar as cores reais dos objetos - ou RGB. Aqueles de melhor qualidade costumam ter vida útil de cerca de dez anos - sendo que o seu desgaste só é percebido depois de 10 mil horas. E ainda uma parcela das fitas ainda vem com a capa de proteção contra umidade, em epóxi ou silicone.

Como as fitas de LED são utilizadas na decoração
As fitas de LED possuem grande versatilidade de aplicação na decoração de interiores. Elas ficam lindas e charmosas em todo o tipo de proposta. Geralmente, os arquitetos e designers as usam para criar um efeito de luz contínua e linear nos espaços, dando mais destaque a certos elementos. E, justamente, por serem tão flexíveis, podem contornar tanto os itens quadrados quanto os redondos.
decoração-quarto-painel-tv-com-fita-LED
    Projeto Brunno Leonard de Andrade
Em um quarto, por exemplo, as fitas de Led podem criar uma iluminação funcional para trabalho o maquiagem e até cenários lúdicos e acolhedores. Elas serem mais como pontos adicionais de luz, demarcando setores, tipo espelhos, painéis, bancadas e armários. Certamente, há inúmeras possibilidades!
quarto-casal-sofisticado-decoração-fita-led
    Projeto Leonardo Muller

Não há ponto de maior destaque em um dormitório do que a cama. Pois, atrás dela fica a cabeceira, onde, também, em sua parte superior, poderia ser instalada uma fita de LED. Isso valoriza o ambiente, criando um verdadeiro painel decorativo.


decoration-rooms-tape-led
    Projeto Fernanda Azevedo Mancini

Aliás, é um esquema que o projetista poderia repetir em outras partes do quarto, como em prateleiras de estantes, recortes do teto, cortineiros, gaveteiros, cabideiros e mais.

quarto-iluminação-led
    Projeto Mauren Buest
Em quarto de adulto os LEDs facilitam o manuseio de objetos e peças guardadas, possibilitando uma maior organização dentro dos armários. Já em quarto de jovem sua função é puramente estética, brincando com os efeitos de luz e sombra e as cores de cada recanto que achar legal.
quarto-casal-fita-led-azul
    Projeto Paulinho Perez

decoração-prateleiras-quarto-menina-led
    Projeto Bruna Kalkmann
E para os bebês e crianças novas, essa tecnologia ajuda a dar mais opções de iluminação que venham a acalmar a criança.
fita-led-no-cortineiro-decoração
    Projeto Start Arquitetura

arquitetura-quarto-bebe-com-iluminação-de-LED
    Projeto Manuella Farias

A instalação das fitas de LED
As fitas de LED não emitem calor, raios ultravioletas ou infravermelho. Na verdade, elas apenas convertem energia elétrica em luz, sem danificar os elementos ao redor. Sua instalação e funcionamento parecem ser bem simples, mas necessitam da atenção de um especialista. Não basta apenas ligar tudo numa tomada e pronto. Existem muitos detalhes complexos e delicados dessa tecnologia que precisam ser estudados antes.
decor-quarto-menina-moderno
   Projeto Renata Basques
As fitas disponíveis nas lojas estão em rolos de cinco metros. Essas são divididas em módulos, e cada um contém de três a seis pequenas lâmpadas - 60 a 120 por metro. Só que a tira, para ser vendida, precisa ser cortada em pedaços, o que não pode ser feito  de qualquer jeito, mas apenas sobre certa demarcação ou ligação metálica. Para não haver problemas, o ideal e o cliente contratar um eletricista habilitado pelo CREA.
Estas dicas de decoração com fita de LED foram criadas pela equipe Viva Decora

Leve daqui sempre: inspirações e boas energias 

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  

Jeito de Casa- Blog de decoração e arquitetura
Bjus
ana

2 comentários:

  1. Oi Aninha...

    o q eu gosto mesmo da iluminação com fita de led é pela suavidade da luz emitida. Cria espaços mais aconchegantes, revelando sombras e relevos! Acho super bom dentro de armários (até pra ver a sujeira, qdo tem). Tbém acho muito gostosa a iluminação debaixo de armários superiores, principalmente na cozinha ou banheiro!
    A outra grande vantagem é que gastam MUITO menos que as lâmpadas convencionais, né?
    Imagens bacanas que vc selecionou! <3

    Bj grande..

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!