quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Arquitetura: como decidir o layout da casa?

Existem casas com paredes dividindo ambientes e casas com planta aberta, com áreas integradas. Qual será a ideal para você?


wall-brick-architecture
    Projeto: Mariana Martini Arquitetura


Identifique o potencial da sua casa e como transformar o seu layout para ficar incrível!

Pode-se dizer que encontrar ou construir a casa perfeita é algo quase impossível. Para começar,  muitos de nós têm um péssimo hábito de não planejar as coisas.

Geralmente, quando se pode, terceirizamos a tarefa. Quando se trata da casa própria, por exemplo, recorremos à experiência do arquiteto. Só qu nem sempre esse profissional vai conseguir identificar o seu gosto e desejo.

Acontece que projetistas não são mágicos para descobrir, através de uma bola de cristal, tudo que os clientes necessitam.
Por causa disso, eles precisaram criar uma lista de tarefas que precisam realizar antes de entregar o projeto. São exemplos de etapas de um projeto a vista técnica e o estudo preliminar.

decoração-salas-integradas
   Projeto: Fabiana Montandon

O arquiteto  faz o projeto da casa com ase numa interpretação de acordo com o briefing que lhe foi disponibilizado. Ele traça, então, um plano e segue criando. Mas, mesmo após  várias reuniões, telefonemas e e-mails explicativos, o cliente pode não entender por completo suas ideias.

Por isso, apesar de tudo, ainda é provável haver desentendimentos. Mas, afinal, como ficará o layout da casa?

Bem, essa é uma pergunta muito simples, mas com uma resposta bastante complexa. Antes de criar um layout, o projetista deve entender qual o objetivo de seu trabalho e para qual público se destina.

Em suma, o projeto arquitetônico precisa refletir  perfil dinâmico dos novos tempos, além das práticas e hábitos das pessoas, como receber amigos em casa.


    Projeto:Sesso & Dalanezi Arquitetura + Design


A visão das construtoras

O mercado imobiliário mudou. As construtoras têm ampliado as ofertas de planta baixa com vários programas diferentes, que em nada devem  quanto à funcionalidade ou praticidade.

Hoje, a situação mais recorrente é ver apartamentos com área de sacada e churrasqueira integradas a sala e cozinha.


cozinha-aberta-para-varanda
    Projeto: Mariana Martini Arquitetura


Tem o conceito aberto ou aquele que se altera de acordo com o uso. Os dois têm se popularizado cada vez mais na arquitetura e ganhado muitos adeptos.
O conceito surgiu em Nova York, nos anos  noventa. Na época, os prédios industriais foram transformados, pouco a pouco, em apartamentos residenciais. A ideia deu tão certo que se espalhou pelo mundo.

arquitetura-varanda-integrada-living
    Projeto: Andrea Petini Arquitetura


Atualmente, muitos compradores acreditam que ter ambientes sem paredes é garantia certa de mobilidade e funcionalidade para a casa. Essa é uma ótima opção  principalmente para apartamentos pequenos.

Todas as zonas são fundidas num lugar só, permitindo que os moradores possam fazer várias coisas ao mesmo tempo, como cozinhas e manter os seus convidados entretidos.

arquitetura-contemporanea-varanda
    Projeto: Andrea Petini Arquitetura

Com os ambientes menores as pessoas ficam menos dentro de casa. Ou elas ficam menos tempo dentro de casa, estudando ou trabalhando, e por isso os ambientes são feitos menores?
Bem, isso não importa. A integração dos espaços é sempre válida para quem lida com dimensões pequenas, pois ela realmente faz a casa parecer maior, mais bem utilizada e conectada com o exterior.

salas-integradas-decoração
    Projeto: MeyerCortez Arquitetura e Design


" Quando o comprador entra em casa, ele não quer se sentir confinado, o espaço tem luz, é fácil de se locomover de um lado para o outro sem se sentir preso." - agente imobiliário Philip Salem, em reportagem de casa Abril.

decoração-ambientes-integrados
    Projeto: Ilha Arquietura

Agora, o conceito de planta livre nem sempre é a melhor opção para todos. Ainda tem pessoas que preferem que haja paredes ou divisórias entre os ambientes. Então, porque as construtoras estariam fazendo layouts diferentes?

Bem, há um porque disso, atrair mais clientes e impulsionar vendas. E com base em qual dado elas chegaram a essa conclusão?

home-decor-tv-room
    Projeto: Espaço do Traço Arquitetura

Bem, a resposta para essa pergunta é 'persona'.
Para desenvolver um layout de qualidade e de acordo  com aquilo que o mercado necessita, as construtoras traçam o perfil de algumas personas.

Isso quer dizer que elas criam usuários hipotéticos que representam seu público-alvo. Essa é uma tentativa de identificar os clientes, gerra resultados e fixar a marca.

arquitetura-ape-atual
    Projeto: Decoradoria Decoração Online


Para renovar o layout

Já foi percebido que qualquer detalhe é decisivo para deixar uma casa mais ou menos funcional, saudável, bonita e alegre.

O melhor não é a pessoa sair mudando as coisas,  porque, sozinha e sem experiência, ela pode comprometer ainda mais a harmonia- e até a segurança- dos ambientes.

O ideal é contratar um profissional para avaliar tudo e fazer um panorama mais realista da situação e começar a reforma.

Mudar a planta de um imóvel não significa, necessariamente, fazer quebra-quebra. Existem jeitos mais simples e econômicos de alterar um layout e que valem por uma reforma completa, tendo um efeito poderoso  sore como as pessoas percebem os espaços. Tudo tem a ver com a sensação.

Quem não entende nada do assunto tem medo de todo o transtorno e sujeira das obras. Então essa é a melhor dica.

wall- brick-decor
    Projeto: Mariana Martini Arquitetura


Em meio ao caos, deve-se encontra a harmonia. De início, a mudança de cor nas paredes ou do modelo das janelas da edificação já podem interferir no layout, dando mais sensação de amplitude, iluminação e limpeza.

Outra ideia é inverter os pontos focais da decoração, aproveitando melhor todos os recantos da casa. E existe  questão da organização do espaço, que é mais um fator importante e que precisa ser revisado.
Portando, mudar o layout da casa não é simples. Mas com certeza, seguindo boas orientações,  o feito pode ser surpreendente.


Estas dicas para definir o layout de sua casa foram criadas pela equipe Viva Decora


Espero ter inspirado você!

Leve daqui sempre: inspirações e boas energias 

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  

Jeito de Casa- Blog de decoração e arquitetura
Bjus
ana


2 comentários:

  1. Oi Ana!
    Vim agradecer suas palavras e seu carinho.
    Quanto ao que você comentou, acredito que nossos posts acabam esbarrando na mesma situação. Preparar a parte tradicional da família para a aceitação...hehehe
    Eu, particularmente adoro a ideia de espaços integrados, mas, tenho certeza de que minha sogra iria torcer o nariz. Tudo depende na verdade da forma como a casa funciona. Quando meus filhos eram pequenos eu jamais teria uma casa com este layout, mas hoje é meu sonho de consumo.
    Um beijo carinhoso, ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Amei...uma casa bonita e apropriada ao espaço faz diferença
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!