quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Varandas repletas de verde!


arquitetura-varandas -verdes

Com fonte, jardim, forno de pizza, churrasqueira e até horta, as varandas ganharam papel de destaque nos projetos de casas e apartamentos. Excelentes opções para curtir em qualquer época do ano, elas promovem a integração da família e são consideradas refúgios de bem-estar.
Ter um espaço dedicado ao relaxamento é o sonho de consumo de quem vive nas grandes cidades. As varandas tornaram-se, então, os hits do momento, ganhando atenção especial no projeto. Independente do tamanho, elas podem ser integradas ou não e até transformadas em uma extensão do living, configuradas numa sala de jantar.


Fonte relaxante

varanda-verde-com-parede-verde-de-folhagens-e-plantas
Foto: Júlia Ribeiro


varanda-com-fonte
Foto: Júlia Ribeiro

Os donos deste apartamento, com família de origem japonesa, faziam questão de ter um canto para relaxar e curtir a natureza. Para atender ao pedido, as arquitetas da doob Arquitetura, substituíram a churrasqueira do terraço por um jardim vertical com uma fonte formada por espécies aquáticas, excelente solução para ouvir o barulhinho de água enquanto o casal pratica meditação.
No paisagismo do Stúdio Sapu, uma manta aplicada sobre a parede serve de suporte para fixar os saquinhos que recebem as plantas.


Entretenimento completo

varanda-gourmet-com-forno-a-lenha
Foto: Luís Simione


linda-varanda-gourmet-arquitetura-e-decoração
Foto: Luís Simione

Totalmente renovada, a área gourmet de 67 m² desta casa num condomínio de São Paulo virou o ambiente mais usado da família. Com direito a forno de pizza e churrasqueira, o espaço criado pela arquiteta Ana Yoshida conta ainda com uma horta de temperos, estrategicamente posicionada em frente à ilha gourmet com cooktop e coifa. "Fica tudo á mão, fácil para o chef da vez", explica a arquiteta. Na cobertura  a trama de bambu deixa passar luminosidade natural enquanto as placas de vidro impedem que a chuva atrapalhe a diversão.


Convite ao relax

varanda-integrada-a-sala
Foto: João Ribeiro

Integrados e revestidos com o mesmo piso, a varanda e o living compõe um ambiente único, melhorando a integração dos donos deste apartamento com a família e os amigos. Para tornar o terraço mais humanizado e confortável, a arquiteta Luciana Tomas apostou na madeira presente em móveis e no revestimento dos pilares. O paisagismo assinado por Gigi Botelho reúne um vaso com  árvore da felicidade e uma parede verde com mini jibóia da Quadro Vidro. Gostoso para ler ou relaxar, o balanço é da Dona Cadeira.

Toques de verde

varanda-com-canto-de-leitura
Foto: Hamilton Pena

A varanda de 30m², neste apartamento reformado pela arquiteta Cris Paola, ganhou um cantinho de leitura superespecial e com bastante verde para os moradores relaxarem e curtirem o espaço. O armário feito de madeira de demolição, que antes ficava na sala e guardava as louças, agora serve como apoio pra algumas plantas, como a peperômia. As malas empilhadas, trazidas de viagem, se transformam numa descolada mesinha de apoio para o vaso de bromélia, que ficou ao lado do vaso de kalanchoe. Para completar, o piso de quartzo branco trouxe amplitude pra o ambiente e uma atmosfera tranquila.

Temperos à mostra

varanda-com-plantas-e-horta
Foto: Felipe Araújo


varanda-com-temperos
Foto: Felipe Araújo

Nesta varanda contígua a cozinha, os arquitetos Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e a designer de interiores Deise Pucci de França, criaram uma horta bem diferente para que a chef possa colher os temperos e as ervas usadas nos cardápios.  O trio usou perfis de aço corten ( Silvano Calhas) e prateleiras de pedras ( Mundial Pedras), dispostas em planos alternados, para dispor as caixas feitas com tábuas de eucalipto e um puxador de ferro onde estão dispostas as hortaliças.Na base, uma composição de vasos de fibra acomodam temperos arbustivos, como alecrim, manjericão, cidreira, salsinha e lavanda. Objetos e fotos da Casa de Cora Home.


Abraçada pela natureza

varanda-cheia-plantas-verde
Foto : Júlia Ribeiro



varanda-decorada-com-plantas
Foto: Júlia Ribeiro

Quando comprou este apartamento, o casal de moradores ainda não contava com a varanda de 40m², que foi construída muitos anos depois. Nas mãos da arquiteta Denise Barreto, o espaço ganhou muito verde, acabamentos naturais e se tornou um lugar gostoso para relaxar e receber os amigos. É um lugar propício para almoços, jantares e brunchs, e nessas ocasiões quem define o cardápio com pratos muito bons é o morador, um exímio cozinheiro.

Este texto foi produzido por Dan Brunini para o blog Jeito de Casa!


Quem não suspirou por estes projetos? Eu amei todos ❤
A parede verde com fonte ficou divina ... todos os espaços encantadores, muito bem planejados  e decorados, realmente cheios de verde e de boas energias!
Aquele armário rústico cheio de plantas é um luxo!! Preciso de dois, um para cristaleira da minha sala de jantar (que ainda não comprei) e outro para colocar plantas, ahaha.
Sempre falo aqui no blog: verde é vida!
Aliás espaços com plantas é uma das tendências de decoração para 2018, cada vez mais veremos as casas mais verdinhas!!
Uma inspiração que só faz bem...

Siga o Jeito de Casa também nas redes:  Instagram e Pinterest  ;)

Bjus
ana

2 comentários:

  1. Eu suspirei....todos os ambientes maravilhosos, amo o verde.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana! Como não amar? Este convite ao relex é meu desejo para o futuro. Bom fim de semanaamiga,Beijinhos !

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!