quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Como decorar salas pequenas

dicas-de-arquitetura-para-decorar-salas-pequenas
Cada vez menores, os ambientes desafiam arquitetos e designers de interiores a criarem ambientes confortáveis e aconchegantes.
Esta seleção de projetos revela que é possível morar em salas enxutas com muita personalidade, aproveitando ao máximo cada centímetro.



                 Sala 1
arquitetuta-de-salas-pequenas
                Foto: Julia Ribeiro

Neste estúdio de apenas 35m² assinado pelo escritório doob arquitetura, a sala foi ampliada a partir da integração do terraço com o living. A porta da varanda foi removida, as laterais em alvenaria foram demolidas até encontrar os pilares e o piso foi nivelado com o restante do apartamento. Os elementos vazados entram para dar a sensação de delimitação espacial entre a sala e o quarto, sem prejudicar a amplitude visual do estúdio.


      Sala 2
decora-sala-pequena
    Foto: Maíra Acayaba

Neste apartamento, os arquitetos do escritório Iná Arquitetura iniciaram a reforma eliminando a parede entre a cozinha e a sala. O branco foi aplicado por todos os cantos, da pintura das paredes aos revestimentos, o que destacou peças coloridas, como almofadas, tapete e quadros, e resultou na sensação de amplitude. A marcenaria também esconde alguns truques. O painel de MDF que acomoda a TV possui nichos abertos e fechados, exibindo poucas peças para não pesar no visual.


      Sala 3
arquitetura-varanda-integrada-com-sala
    Foto: André Laiza

Neste apartamento com estilo de loft, as arquitetas Fabiana Silveira e Patricia Palma, do SP Estudio, misturam materiais e cores com muita personalidade nesta sala. Tijolinhos e textura de cimento queimado, acabamentos de estilo contemporâneo, revestem piso e parede. A bancada baixa e comprida serve de baú e banco ao mesmo tempo para receber os visitantes e aproveita cada centímetro do pequeno imóvel. A varanda com fechamento de vidro foi integrada a sala como na sala 1.


      Sala 4
estante-projetada-arquitetura
    Foto: Adriana Barbosa

Numa sala enxuta, o bom uso da marcenaria é essencial. Por isso, a designer de interiores Adriana Fontana desenhou uma estante para atender a sala e o quarto ao mesmo tempo. A marcenaria possibilitou um suporte giratório para a televisão para que os moradores possam assisti-la tanto da cama quanto do sofá. Além disso, ela serve como um espaço de armazenamento e como mesa do pequeno escritório. “Resolvemos várias questões com um só móvel!”, explica Adriana.


     Sala 5
decoração-sala-pequena
    Foto: Luis Simione

Para aproveitar o ambiente, a arquiteta Ana Yoshida tirou partido de uma marcenaria com nichos e gavetas, que se estende e se transforma em rack. Os tons da madeira deixa a decoração mais descolada e leve. O sofá-cama tem dupla função e permite receber os visitantes para dormir com conforto.


     Sala 6
sala-pequena-decorada
    Foto Eder Lizier

O conceito principal deste projeto é a otimização de espaços, já que ele tem apenas 40 m². Além do uso do mesmo piso em quase todos os espaços, a exemplo do piso vinílico, os arquitetos da Figoli-Ravecca usaram cores claras nos materiais principais. Outra atração do living é a lareira a gás próxima da TV, realçada pelo painel de mosaico de mármore.


     Sala 7
sala-pequena-arquitetura
    Foto: Lilian Knobel

A integração entre os ambientes foi premissa para esse apartamento com decoração assinada pela Très Arquitetura. Priorizou-se a área social, a abertura da cozinha para a sala, conquistando assim mais espaço.
A marcenaria ripada (em MDF Carvalho Hannover) também foi protagonista, pois serviu como elemento divisório entre lavanderia e sala, além de ritmar um painel para a estante do living. A escolha da paleta de cores em tons neutros e claros contribuiu para deixar os ambientes mais amplos e aconchegantes juntamente com o uso da madeira na tonalidade mel.  Uma dica bacana deste projeto é escolher um sofá sem braço ótimo para ambientes pequenos. Neste caso foi ampliado  a base do sofá que virou mesa lateral.

Obrigada pela visita  ao JEITO DE CASA- Blog de decoração!!

Siga o Jeito de Casa no Insta e Pinterest

Espero ter inspirado você!
Bjus
ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!