quarta-feira, 30 de março de 2022

7 dicas incríveis de como decorar um apartamento alugado

Elas podem fazer a diferença ao tornar o ambiente da sua casa mais acolhedor e aconchegante!

como-decorar-apartamento-alugado
Foto de Rachel Claire no Pexels

Saber como decorar um apartamento alugado é  uma grande dúvida entre os que apostam no aluguel como modo de moradia. Na Grande São Paulo, por exemplo, cerca de 21,1% dos domicílios são adquiridos por esse modelo, de acordo com o IBGE. 


Além de tornar a casa mais acolhedora, investir na decoração de um apartamento pode ter um significado bem mais profundo. É a disposição dos móveis e paredes do apartamento que mostram a trajetória e os objetivos de quem ali reside. A decoração, então, não pode ser desconsiderada e exige um planejamento responsável.


É por isso que, neste artigo, mostraremos os principais cuidados a serem tomados na decoração de um apartamento alugado, até os combinados a serem realizados entre inquilinos e proprietários. Confira!


Cuidados ao decorar apartamento alugado 

Em apartamentos alugados, o ideal é que você foque esforços em mudanças que não alterem a estrutura do imóvel.  Afinal, na hora de devolver será exigido dos inquilinos que eles sejam devolvidos da mesma forma que foram entregues. 


Entretanto, quem precisa fazer uma grande reforma o recomendado é sempre ter o consentimento dos proprietários registrado em papel com a assinatura de todas as partes. Contudo, se o seu desejo é só melhorar o espaço, separamos algumas dicas de como decorar o apartamento de forma bastante simples. Veja as dicas!


7 dicas de como decorar apartamento alugado


Ao decorar seu apartamento alugado, você precisa ser criativo, apostar em soluções economicamente viáveis e que, em condições ideais, interfiram o mínimo possível na infraestrutura do local. Confira abaixo maneiras de fazer isso. 


Decida o estilo de decoração


Entender exatamente o que você quer em cada cômodo, como a cozinha ou a sala, pode ajudar na hora de escolher sua decoração. Com isso, é mais fácil definir não apenas as cores, mas o quanto aquele espaço será aconchegante ou sofisticado, e tradicional ou inovador.


Em geral, são três os principais estilos de decoração adotados nos apartamentos:


  • o neoclássico, mais tradicional e “certinho”;

  • o industrial, com muito metal, além das vigas e tijolos aparentes;

  • o minimalista, com mais simplicidade, priorizando cores claras e suaves.

Uma dica complementar é você considerar algumas referências para essa decisão, como o Pinterest ou lojas de decoração. Assim, terá mais inspiração na hora de escolher o seu estilo ideal. 


Aposte em cortinas

Em geral despercebidas, colocar ou trocar as cortinas deve ser algo levado em conta no seu projeto de decoração. Elas possuem quatro qualidades principais: 


  • protegem os móveis da casa da exposição ao sol;

  • promovem a privacidade dos moradores; 

  • estabelecem uma grande mudança visual quase instantaneamente;

  • possibilitam a combinação de cores.


Por isso, uma cortina deve ser eficiente, decorativa, tornar o ambiente acolhedor e ter uma boa qualidade. Entre os materiais mais utilizados nas cortinas estão: renda, voil, Oxford e linho. 


Mude o tapete

Os tapetes conseguem mudar rapidamente o visual dos cômodos. O impacto visual causado por eles é nítido, sejam pelos tapetes mais felpudos até os mais lisos.


Um cuidado importante aqui é que pessoas com problemas respiratórios mais graves, como rinite e sinusite, podem não se adaptar à presença de tapetes. Nesse caso, a opção é escolher tapetes mais lisos, que acumulem menos poeira.


Aposte em itens de parede

Os itens de parede são excelentes aliados na decoração e no mercado há diferentes opções. Alguns desses itens são:


  • estantes;

  • prateleiras;

  • nichos;

  • quadros.


Além disso, você não precisa furar nenhuma parede para guinchá-los. Os suportes adesivos já são opções disponíveis no mercado que, ao mesmo tempo, cumprem a função dos parafusos e evitam questionamentos futuros dos proprietários.


Invista em plantas

Levar vida ao seu apartamento é a maior vantagem de incluir as plantas em seu projeto de decoração. Elas purificam o ambiente e você ainda pode colocá-las em vasos estilosos, de acordo com o estilo escolhido.


Entretanto, dois cuidados são muito relevantes ao escolher plantas:

  • dê preferência a plantas que sejam mais resistentes em apartamentos. Algumas espécies possíveis são os mini cactos, as palmeiras-ráfis e a jibóia;

  • adquira plantas que você, de fato, se comprometa a cuidar. Não é possível manter um grande jardim se você não separar um tempo para cuidar dele.


Brinque com a iluminação

Os inquilinos não podem realizar alterações na fiação elétrica do apartamento. Por isso, as luminárias e os abajures devem ser amplamente adotados. Eles são simples, baratos, funcionais e portáteis. Além disso, estão disponíveis em diferentes formatos e estilos.  


A iluminação de uma casa precisa ser aconchegante. Por isso, a dica é utilizar sempre lâmpadas de tons mais quentes, como as amarelas.


Papel de parede e pintura

Voltando a falar sobre as paredes, você também pode modificá-las integralmente para que elas fiquem adequadas à sua decoração. Essas mudanças geram grande impacto visual, com menor esforço para a mudança do que uma reforma no imóvel.


Nesse caso, duas soluções são possíveis: você pode escolher uma parede de cada cômodo, para destacar cores mais fortes, como o azul-átomo, e nas outras paredes do cômodo, optar por cores mais neutras, como o azul claro. A outra opção é investir em papel de parede para inovar de modo ainda mais prático. 


Tenha um apartamento com a sua identidade


Como foi possível perceber, faz muita diferença ter uma casa com a sua cara, tendo a sua marca em cada detalhe da decoração. Você já parou pra pensar que, ao invés de todo esse trabalho, poderia ter acesso rápido a um imóvel já decorado, ao seu gosto.

É o que você pode conquistar com os imóveis mobiliados para alugar Yuca, decorados por arquitetos e localizados em diferentes bairros da capital paulista. Venha saber mais!


Obrigada por sua companhia
bjus
ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!