sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Dicas para utilizar conceito aberto em sua decoração

O atual momento do planeta trouxe uma série de reflexões. Desde o início de 2020, passamos a definir melhor nossas prioridades e nossos objetivos, resultando em uma nova forma de lidar com a vida. Isso acabou refletindo bastante no entorno – mais especificamente em nossos lares.


decoracao-ambintes-integrados


As pessoas passaram a ficar mais horas dentro de casa, puderam ter mais tempo para suas famílias e começaram a trabalhar em seus respectivos home offices. A necessidade de otimização do espaço acabou transformando em tendência ideias para interiores como o conceito aberto, tema do nosso conteúdo de hoje.


O que é o conceito aberto?


Seja pelo aumento populacional ou pelo melhor aproveitamento dos terrenos, os imóveis foram diminuindo ao longo dos anos. Até mesmo quem busca apartamento a venda em higienópolis ou outros bairros nobres de São Paulo acaba percebendo o fenômeno.


O conceito aberto torna-se, portanto, uma ótima opção para quem quer aproveitar melhor seus espaços pois elimina paredes e divisórias entre os cômodos para garantir uma sensação de amplitude, maior incidência de luz natural e melhor circulação pelos ambientes.


decor-cozinha-integrada


Como as decorações integradas surgiram?


Apesar de em alta nos últimos anos, o conceito já existe há algumas décadas. Cidades que abrigavam muitas fábricas, como Nova Iorque, começaram a transformar esses espaços desativados em complexos residenciais.


Os janelões, o pé direito alto e a ausência de paredes foram características que não só inspiraram o conceito aberto para casas e apartamentos, mas também foram o pontapé inicial para um dos estilos mais populares entre os designers de interiores – o industrial.



Benefícios do conceito aberto para interiores


A abordagem traz uma série de vantagens para os moradores. A ausência de paredes traz uma conexão maior entre o que há dentro e o que há fora do imóvel, proporcionando uma experiência orgânica de contato com o exterior rara entre as unidades localizadas em ambientes urbanos.


Além disso, o conceito aberto favorece a socialização entre moradores e impacta de maneira positiva as reuniões com amigos, uma vez que a sala de estar acaba dialogando melhor com outros cômodos como a cozinha e a sala de jantar. Por fim, a decoração integrada é capaz de ampliar espaços que antes eram menores – como dormitórios e áreas de serviço.


apartamento-ambientes-integrados


Dicas para realizar uma decoração integrada no seu espaço


Em tese, a implementação do conceito aberto em ambientação é simples: basta escolher as paredes que deixarão de existir para integrar os cômodos. Para otimizar essa transição, é preciso ter em mente um estilo que unifique esses espaços. Ou seja, a escolha de um estilo contemporâneo, por exemplo, deve abrigar e integrar os cômodos sem divisórias.


Da mesma forma que essa unidade é importante para o conceito, as cores e o piso também podem ser escolhidos de forma a causar essa fluidez entre os ambientes. Por último, ainda que os ambientes estejam devidamente integrados, é necessário definir onde um termina para que o outro comece.


Bancadas de cozinha são a escolha ideal para dividir esse ambiente da sala de estar, assim como um aparador pode indicar o fim de uma sala de jantar e o início de um home office.


cozinha-integrada-apartameto


Em seu projeto, leve em consideração a composição do apartamento para não prejudicar a estrutura do prédio. Muitas das paredes de um imóvel são, na verdade, a viga de sustentação do edifício e não podem ser removidas, por exemplo.



varanda-integrada-ape

Boa sorte em sua transformação e até a próxima!



Obrigada por sua companhia!
ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!