sábado, 25 de setembro de 2021

Casas Modernas: o que esperar do futuro da decoração?

Não podemos saber como será o futuro, mas sempre podemos imaginá-lo.  E os projetistas dão algumas perspectivas. Veja algumas delas neste texto.


Janaína Ferreira Lott

Casas modernas: o que podemos esperar da decoração para os próximos anos?

Algumas pessoas afirmam não querer saber como será o futuro, procurando viver um dia de cada vez. Outras já gostam de planejá-lo e até antecipá-los.

É o caso dos especialistas que estudam constantemente as mudanças de mercado, conseguindo prever as próximas tendências para as casas modernas. Com base nisso, várias empresas do segmento também lançam os seus produtos; e isso vai impactar, sim, dentro das nossas moradias.

O que vamos ver neste texto é só um exemplo de como podem ser as decorações de interiores no futuro. É como olhar para uma linha entre muitas de muitas possibilidades que temos pela frente.

Claro que muitos fatores podem fazer mudar essa realidade, como economia e crises ambientais. Mas vamos abrir uma janela agora e ver como pode ser a vida nas atuais condições que temos hoje. Combinado? Então, aí vamos nós nessa viagem.


O futuro que imaginamos versus o futuro que nos aguarda

Temos três destinos pela frente: o futuro que imaginamos, o futuro que a sociedade quer ter e o futuro que nos aguarda, de fato, resultado das ações coletivas. Então, podemos ter as nossas próprias influências e referências.

Contudo, só poderemos sobreviver com aquilo que nos for disponível, isso é certo. E tanto sabemos disso que tratamos essa ideia em diversos quadros, esculturas e películas de cinema.

Nesses trabalhos de arte enxergamos um modelo de futuro monocromático, mais frio, impessoal e formal. Talvez o que os projetistas querem mostrar, nesse caso, é que a nossa sociedade só poderia dar certo se todas as pessoas seguissem em harmonia as mesmas regras, os mesmos passos. Não podemos negar a beleza desses ambientes decorados. Contudo, será que eles abrem espaço para a alegria e descontração?


Paulo Elias Ferreira


Paulo Elias Ferreira


Leonardo Mueller


E se, de alguma forma, pudéssemos transformar essa visão de futuro para algo mais agradável? Imagina se pudéssemos dar pequenos toques a essas decorações de modo a tornar os ambientes mais expressivos, agradáveis e confortáveis.

Por exemplo, acrescentando às composições mais itens coloridos e também em texturas como de madeira; além disso, alguns vasos de plantas.

Seria como se trouxéssemos para dentro dessas casas modernas um pouco do mundo lá fora - pelo menos o mundo como imaginamos que deveria ser.

Também seria um jeito de equilibrar os elementos dessas decorações. Os especialistas em harmonização de ambientes recomendam essa medida para que as energias espaciais sejam as melhores possíveis.

Pense em cômodos revestidos de materiais como vidro, pedra, inox e cimento aparente. É como se esses locais estivessem carregados de metal e água, muito frios. Mas se somássemos objetos representando a madeira, o fogo e a terra tudo ficaria equilibrado.

É como se o ciclo completo dos cinco elementos pudessem ser percebidos e sentidos nesses cenários. E o reflexo positivo seria sentido na própria saúde dos moradores.


Julia Otaga


Cosentino


Cosentino


Keleen Schmidt Inácio


As texturas, tonalidades e traços que definem o futuro da decoração

Vamos agora analisar o que já existe no mercado e que é apontado como uma tendência para as casas modernas com visual futurista. Em primeiro lugar os tons sóbrios, sobretudo cinza e preto.

Recentemente, alguns projetistas começaram a “jogar” o branco no fundo na tentativa de trazer mais luz e tranquilidade a esses cenários - algo almejado, principalmente depois de 2020. E os itens em textura de madeira natural vêm para equilibrar as coisas.

O contorno delicado das plantas se contrastam com a brutalidade visual de certos materiais deixados aparentes, como o concreto. E uma coisa interessante é que essas peças sem qualquer acabamento muitas vezes são colocadas lado a lado a peças completamente polidas, como é o caso dos porcelanatos. Além disso, é fácil perceber a importância das estampas geométricas nessas decorações.

Aliás, o domínio do entendimento do poder das linhas parece ser total nesses projetos de interiores. É usado traços na vertical para aumentar ou destacar o pé-direito; na horizontal para fazer os ambientes parecem mais compridos e largos; e também linhas inclinadas, para gerar mais movimento. Por fim, em áreas de confraternização também vemos linhas convergentes e circulares, provável tentativa de unir todos os membros das famílias.


Mariela Uzan


Revista Viva Decora


SQ + Arquitetos Associados


Rodrigo Fonseca


Os detalhes que tornam as decorações modernas tão expressivas

Uma coisa que chama muito a atenção nas decorações das casas modernas é o protagonismo. Fica muito evidente que existem pontos focais principais e secundários, e um não se sobrepõe ao outro, embora também não pareçam tão distantes em importância funcional e estética. Mas sempre tem um elemento e outro nessas arquiteturas que praticamente ganha o olhar; sem isso o espaço pareceria vazio, menos especial.

As decorações modernas parecem falar através dos objetos. Elas influenciam comportamentos, levam as pessoas a realizarem certas ações, facilitam tarefas e tornam o cotidiano mais simples.

São mais requintadas; contudo, exigem menos manutenção. E desejamos, primeiro, que elas sejam compostas com menos materiais e também com materiais reaproveitados, sustentáveis e ecológicos.

Sim, é preciso lembrar que não teremos futuros sem consciência, até mesmo dentro do mundo da decoração.

Precisamos agir para ter lares mais saudáveis, confortáveis e práticos, mas também que esses mesmos lares sejam construídos com elementos que impactam menos o nosso planeta. Lembrando que tudo que acontece no mundo exterior vai impactar os interiores das nossas moradias, a fabricação de bens de consumo e mais.


hall-chic
Ticiane Lima


casa-futurista
Leonardo Müller


sala-de-jantar-de-revista
Janaína Ferreira Lott


quarto-casal-elegante
Sérgio Palmeira


quarto-casal-cabeceira-protagonista
SQ + Arquitetos Associados


Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe VivaDecora.


Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!