sexta-feira, 20 de agosto de 2021

25 ideias de nichos de madeira para casa toda

Aprenda a aproveitar toda versatilidade e beleza dos nichos de madeira

escritorio-chic
Kali Arquitetura


Por que manter paredes vazias dentro de casa? Você poderia aproveitar melhor estas superfícies. Por exemplo, instalando nichos de madeira que dariam suporte a ornamentos ou outros objetos decorativos e funcionais. 

Isso agregaria muito valor à decoração dos cômodos; e olha que essa ideia vale para casa toda. Confira os exemplos a seguir e inspire-se sobre como utilizar nichos de madeira na sua casa também.


decoracao-varanda
Doob Arquitetura

nicho-cozinha
Gabriela Toledo Arquitetura

nicho-quarto-decor
Buji Decoração Reuso

home-office-decor
Priscila Fernandes Arquitetura

nichos-geometrico-sala
Studio Ecoara

nichos-modernos-decoracao
Revista Viva Decora


decoracao-nichos-estante
Marília Veiga Interiores

#1 Nichos para cozinha

As decorações de cozinha podem se beneficiar bastante da utilização de nichos como complemento de layout. Aliás, existem modelos de nichos fabricados especialmente para esse tipo de ambiente. 

Por exemplo, o nicho que dá suporte ao micro-ondas. E já que podemos contar com a tecnologia dos móveis sob medida, é possível ver nicho em cozinha utilizado para embutir eletrodomésticos como máquina de lavar louças. 

Outros módulos de nichos utilizados em projetos de design de cozinha atual - e suas dimensões: garrafeiro, para porta-toalha, porta-lixeira, com altura para livros e portes de temperos, para embutir forno elétrico, embutir cooktop, sem fundo e base para embutir geladeira, entre outros.


nichos-na-decoracao
Revista Viva Decora

marcenaria-nichos-serralheria
Luiz Stinger

cozinha-elegante-atual-decoracao
Liz Arquitetura

cozinha-marcenaria-arquitetura
2M Arquitetura e Interiores


Os exemplos de imagens deste texto se detêm mais a mostrar aquelas peças mais simples de nicho de madeira. Elas aparecem como um complemento do conjunto mobiliário. E geralmente serve mesmo para acabamento de decoração, expondo alguns utensílios, mas, principalmente, artigos ornamentais - como garrafas de vidro.

O exemplo de imagem a seguir mostra uma situação bem diferenciada de utilização de nicho de madeira em decoração. Trata-se de uma peça aberta dos dois lados e suspensa por uma estrutura metálica. 

A ideia, neste caso, é criar uma espécie de estante suspensa para embelezar e ao mesmo tempo dividir a área entre cozinha e sala integradas - provavelmente ela está "flutuando'' sobre um balcão de refeições.


serralheria-nichos
Studio Ecoara

#2 Nichos para banheiros

Aqui na cozinha nós temos armário de sobra para guardar todos os objetos necessários, o mesmo não acontece dentro dos banheiros. A área destes ambientes é bem mais limitada e todas as formas de aproveitamento de espaço são muito bem-vindas. 

Nesse sentido, os nichos são uma excelente solução para preencher áreas de parede próximas da pia. Também talvez sobre a bacia sanitária - desde que a sua instalação não ofereça riscos para a canalização de água.

A imagem a seguir mostra dois tipos diferentes de nichos para banheiros. Qual a principal diferença entre eles? Exatamente, à materialidade. Dentro do box do chuveiro, por conta da umidade, não é possível instalar nicho de madeira, sendo alternativas melhores os nichos de plástico, os nichos embutidos na alvenaria ou as estruturas aramadas de inox. Porém, é possível instalar nicho de madeira do lado de fora do box.

São opções de madeira para nichos em áreas molhadas: MDF especial, cumaru, ipê, jatobá, itaúba, sucupira e peroba-rosa (continua sendo importante protegê-las com impermeabilizantes ou vernizes).


banheiro-com-nicho
Tetriz Arquitetura e Interiores

banheiro-com-nichos
Karina Korn

banheiro-nichos
Deborah Basso

#3 Nichos para quartos

Os nichos podem valorizar demais a decoração dos quartos. Essas peças podem ser instaladas sobre cômoda cabeceira, criado-mudo e mais. Quais peças podem contribuir ainda mais quando instaladas perto de escrivaninha, sendo utilizadas como suporte para os livros. Mas parece que são nas decorações de quartos infantis que elas ganham ainda mais notoriedade estética.

Perto de móveis com dimensões medianas, os agrupamentos de nichos passam menos despercebidos. Por vezes, podem ser até um dos detalhes mais importantes da decoração ambiente, chamando atenção por sua cor e volumetria. 

Aliás, combina bem para ambientes infantis os nichos em formato circular, hexagonal ou em outro formato ainda mais diferente. A ideia é utilizar essas peças para dar mais alegria e humor às decorações, expondo brinquedos, livrinhos e mais.


quarto-bebe-decoracao-nicho
Figueiredo Fischer

quarto-infantil-nichos-decoracao
Antônio Armando de Araújo

decor-nicho-quarto
Aline Cobra Arquitetura e Design

arquitetura-quarto-casal-marcenaria
Aline Cobra Arquitetura e Design


#4 Nichos para salas

Dentro da sala de estar, podemos ter nichos instalados em várias áreas diferentes. Neste caso, as peças são utilizadas para preencher zonas de parede sem utilidades. Elas podem fazer conjunto com prateleiras e ser o apoio de quadros, espelhos e molduras. 

Os decoradores utilizam bastante os nichos para enriquecer os projetos de painel para TV, criando desenhos assimétricos com apoios para ornamentos e também equipamentos de mídia complementares.


Braccini + Lima Arquitetura

nichos-sala-decoracao
Serra Vaz

nichos-decor
Marlúcia Landim Decor

estante-com-nicho
Tria Arquitetura

#5 Nichos para escritórios

Dentro dos escritórios, os nichos são mais do que bem-vindos. Às vezes, eles são até necessários, a depender da quantidade de material - entre livros e pastas - que se precisa deixar à vista, ao alcance das mãos. 

Nesse ambiente, além de armários gaveteiros, podemos ter estantes prateleiras e, é óbvio, muitos nichos. Eles podem ter alturas diferentes, mas é melhor que a maioria deles permita que, na parte interna, possam ser colocados livros em pé, na vertical. 

Atenção também para a resistência das peças para que suportem bem o peso. E não se esqueça de avaliar também a qualidade dos seus suportes de fixação - que podem ser embutidos.

São medidas recomendadas para nichos de escritórios: altura entre 33 e 39 cm; largura entre 33 e 110 cm; e profundidade entre 20 e 35 cm.

escritório -chic-estiloso
Kali Arquitetura

nicho-decor-home-office
Bibiana Menegaz Arquitetura de Atmosfera


Em qual parede você decidiu colocar esses nichos? Já imaginou como vai ficar? Lindo!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!