terça-feira, 4 de maio de 2021

Dicas de decoração para quintal pequeno

Terrenos pequenos precisam ser mais bem aproveitados. Podemos estender os interiores da casa para o quintal só com decoração. Veja como.

pergolado-rustico-jardim
Novocom

Aprenda algumas técnicas bem simples para a decoração de quintais pequenos

Os espaços de moradia nunca estiveram tão valorizados, e todo metro quadrado importa. Não desperdice nenhuma área livre da sua casa. Aproveite cada cantinho, se puder. Um quintal ou mesmo um vão aberto na parte interna ou externa do seu imóvel pode se tornar um jardim pequeno com muito charme e funcionalidade, basta utilizar a decoração correta. Aposte na sua criatividade.


plantas-para-jardim
Luciana Wehba

O texto a seguir traz algumas dicas e exemplos de imagens que vão, certamente, despertar em você boas ideias. Descubra quantas possibilidades diferentes se pode ter para uma área tão limitada de planta baixa. Você vai se surpreender.

paisagismo-piscina
Revista Viva Decora

Soluções de paisagismo para jardins pequenos

Residências com pouco terreno apresentam mais limites para o planejamento de paisagismo. Contudo, suas áreas abertas podem ser muito bem aproveitadas. Tudo é uma questão de perspectiva. 

Estudando bem as opções, é possível prever formas diferentes de aproveitar estas áreas. Geralmente o que propõe é um uso mais funcional. Mas, mesmo assim, pode-se ter também cantos com vegetação.

Observe as imagens apresentadas neste texto, pois elas já dão uma breve noção sobre como usar plantas em jardins pequenos. Nestes casos, em grande parte, a área de piso foi destinada para a cobertura com deques, pedras ou azulejos, mais a colocação de mobiliário. E com exceção de pequenos vasinhos sobre mesas e bancadas, vê-se reservas de canteiros contornando o perímetro e vasos fixados em paredes, como mini jardins verticais.


quintal-decorado
By Arq & Design

quintal-arrumação-flores-plantas
paisagismo-jardim
By Arq & Design

ofuro-jardim
Lays Sanches Arquitetura + Decor  Ideias

ervas-em-vasos-jardim
Lays Sanches Arquitetura + Decor + Ideias

São sugestões de plantas para ornar jardins pequenos: violeta, aglaonema, cactos e suculentas, clorofito, lírio da paz, zamioculcas, samambaia, orquídea, cróton, begônia, kalanchoe, planta jade, peperômia, antúrio, dinheiro-em-penca, beijo-turco, onze-horas, petúnia, lavanda, e lambari roxo.


jardim-em-vasos-decoracao
Mutabile Arquitetura

ideias-coloridas-quintal
Revista Minha Casa

Alternativas de móveis e acessórios para completar áreas abertas de quintais


Quanto ao terreno em si, é uma obrigação tentar aproveitar cada metro quadrado ao máximo. Pensando em estender as funções dos interiores da casa para o exterior, costuma-se decorar estas áreas para que elas sejam funcionais além de ornamentais. 

Então, mesmo com muita vegetação, sem perder a sua característica principal de espaço aberto, elas também serão compostas por vários móveis e acessórios.

Móveis feitos de matéria-prima natural, como madeira, é o que melhor combina com quintais. 

Também podemos encontrar à venda várias outras peças próprias para uso em jardins em materiais como plástico e metal - como mesinhas, banquinhos e ombrelones, aqueles grandes guarda-sóis. Troncos cortados também podem virar móveis sofisticados. E ainda é possível usar peças de dentro de casa na rua, em local onde não ficarão ao tempo.

bancos-de-tijolos-jardim
Archidea

quintal-decorado
Cristina Lembi

Alguns móveis para jardins, em específico, podem ajudar a transformar uma área comum de quintal em um perfeito espaço de convívio social. Inclusive, eles poderiam enfatizar uma função - como cadeiras espreguiçadeiras e futons para descanso e contemplação. 

Mas, não esqueça: a ideia principal da decoração é, de fato, fazer as pessoas se sentirem o mais confortável possível em meio às plantas. Então, use e abuse dos vasos de plantas.

piscina-azul-quintal
Casa Abril

decoracao-de-jardm-quintal
Revista Viva Decora

Ideias para personalização de pátios pequenos

Plantas são, sim, um excelente recurso para a personalização de jardins. Especialmente para quintais pequenos, uma boa ideia é a instalação de vasos, jardineiras e floreiras como jardim vertical. 

Outra solução é criar um aramado de ferro ou de bambu com trepadeiras. Estruturas diferentes podem ser feitas de canos de PVC. Mas se o quadro não cobrir os muros, podemos fazer um pano de fundo alegre em cores como amarelo e laranja.

trepadeira-em-arame-jardim
Magda Roberto da Silva Santos

jardim-casa-deocracao-simples
Revista Viva Decora

Pode-se considerar também, para a personalizar pátios pequenos, montar um canto acolhedor com deques diferentes, talvez de madeira de demolição, e toldo. 

Se houver espaço, pode ser legal ter no local algumas poltronas com almofadas, banquinhos, redes, e outros itens - combinando ou contrastando, dependendo da intenção de decoração. E, por fim, não podemos nos esquecer das lindas e românticas lanternas e cordões de luz.

moveis-jardim-decor
Patricia Silveira Zat Leal

casa-decorada-quintal
Business Insider

decor-quintal-cadeiras-bancos
Blog Arquiteta Giovanna

O pequeno jardim da sua casa pode ter uma decoração bem produzida com caminhos de gramados marcados com espetos ou balizadores, pedras, seixos e cactos. 

Refletores e arandelas ligados à noite, com fachos de luz voltados para folhagens mais altas podem criar efeitos visuais surpreendentes - mais suave, deixando o ambiente parecendo acolhedor. E observe aquela charmosa escadinha suporte em uma das imagens. Gostou da ideia?

pergolado-coberto-piscina
Iost Arquitetura

quintal-decorado
Revista Viva Decora

ideias-decoracao-quintal-jardim
Revista Viva Decora

paisagismo-quintal
Revista Viva Decora

canteiro-flores-plntas-jardim
Revista Viva Decora

Só não exagere na quantidade de itens escolhidos para a decoração do quintal da sua casa. No fim das contas, independente das plantas, móveis e acessórios que escolher, a harmonia deve predominar no jardim. Combinado? Afinal, você não deseja poluir o visual do cenário, não é mesmo? Pense nisso.


Essas dicas de decoração para um pequeno quintal foram criadas pela equipe Viva Decora.

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Um comentário:

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!