segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Cadeiras e mais móveis para cozinha completa

Um triângulo funcional praticamente define o que é básico para ambientação de uma cozinha. Mas cozinha completa, de fato, deve ter mais. Veja.

cozinha-moderna-decor
Duda Senna

Conheça tudo que é preciso para a ambientação de uma cozinha completa

A cozinha é um dos ambientes mais gostosos dentro de uma casa. Neste local, as famílias se reúnem para compartilhar belas refeições. E para que se sintam confortáveis, é importante cuidar dos detalhes da decoração do cômodo. 

Para começar, escolher os modelos certos de móveis e acessórios. Neste texto, descubra o que não pode faltar em uma cozinha completa.

blogs-decor
cozinha-amarela-decorAndréa Petini Arquitetura

Móveis e acessórios para sua cozinha

Já pensou sobre o que não pode faltar na decoração de uma cozinha? Certamente, existem móveis, equipamentos e acessórios que não devem ficar de fora desta soma. 

Se tiver montando uma lista de bens para casa, comece por três itens: pia geladeira e fogão. Este trio define o que os designers chamam de "triângulo funcional". Não se preocupe, pois vamos explicar melhor.

Pode-se dizer que o triângulo funcional é a tradução da movimentação que o cozinheiro irá fazer dentro da cozinha enquanto prepara os seus pratos. 

Neste caso, os projetistas entenderam que, visando a produtividade dos moradores, a arquitetura das casas deveria apresentar certo layout. As cozinhas, em especial, precisavam apresentar uma distância entre os equipamentos, formando um desenho de triângulo. Assim "triângulo funcional".

blogs-decor
Revista Viva Decora

Claro que cozinhar é uma arte. Assim, é necessário que o artista, ou melhor, o cozinheiro tenha perto de si muitos outros equipamentos além destes três, fora diversos utensílios. 

Assim, ele poderá melhor criar as suas obras culinárias. Entram nessa lista panelas, talheres, louças e mais. E tudo isto certamente ficará guardado dentro de vários módulos de armários. Eis a necessidade de um projeto de cozinha planejada.

cozinha-com-mesa-decor
Raduam Arquitetura

Especificamente com relação aos móveis para cozinha, é possível encontrar vários armários prontos à venda nas lojas. 

O bom dos móveis planejados ou dos móveis modulados sob medida é poder criar uma decoração de acordo com o gosto e as necessidades dos moradores. Por exemplo, criar um layout que aproxime a família  e integre ambientes - é o caso das cozinhas gourmet.

blog-decor
Duda Senna

Cozinha gourmet e outras ideias

Já sabemos que é necessário ter na cozinha três equipamentos funcionais básicos. Fora isso, vários módulos de armários, balcões gaveteiros e muito mais. 

Tudo pode ser organizado de maneiras diferentes de acordo com o tamanho e o desenho da planta baixa da cozinha. É o que os projetistas chamam de layout. São exemplos: cozinha em fita, cozinha em ‘L’, cozinha americana, e cozinha com ilha ou cozinha gourmet.

Cozinha americana ou cozinha gourmet são tipos de cozinhas resultantes de estratégias de arquitetura de interiores. Ambos têm uma característica comum, que é a possibilidade da integração de cozinha com sala de jantar ou sala de estar. 

Nestes dois modelos, temos a presença de bancadas, ilhas ou penínsulas. Estas servem de bancadas extras para cozinhas ou bancadas de refeições para salas.

blog-decor
Jean Felix

blogs-decor
Aquiles Nicolas Kílares

blog-decor
Panapana Estúdio de Projetos

blog-decor
Larissa Reis

Nos casos acima, a família pode se reunir em um ambiente só e compartilhar momentos felizes, apesar de realizar, ao mesmo tempo, tarefas diferentes. Alguns estarão de pé cozinhando e outros sentados no sofá da sala. 

blogs-decor
Marina Linhares - Ornare

Ainda haverá pessoas na mesa da sala e pessoas sentadas frente a bancada de refeições. Você sabe quais tipos de banquetas e cadeiras podem combinar melhor com decorações de cozinhas? Veja no tópico a seguir.

Banquetas e cadeiras: sua cozinha merece! 

Existem muitos modelos de banquetas e cadeiras à venda nas lojas. É possível combinar várias delas com as decorações de cozinhas. 

As peças de madeira maciça, por exemplo, ficam lindas em ambientes rústicos. Mas quando se trata de ambientes de refeições, talvez haja alternativas melhores. Sendo assim, é de se considerar a utilização de banquetas e cadeiras de estrutura metálica ou plástico em cozinhas e outras áreas gourmet.

blog-decor
     Diego Revollo

blogs-decor
MeyerCortez Arquitetura & Design 

blog-decor
Metrik Design

blog-decor
Bianchi Lima Arquitetura

As banquetas altas giratórias com assento plástico e base de metal são uma grande sensação do momento.

blogs-decor
Gerson Dutra de Sá

Também há as famosas cadeiras Eames; o tipo aramado é muito bonito e fácil de limpar.

blog-decor
    Belissa Coral - Cadeira Eames

E ainda existem muitos outros kits de cadeiras e banquetas bonitas para cozinha. Exemplos: a cadeira ou banqueta Iron, em estilo vintage

blog-decor
    Revista Viva Decora - Banqueta Iron

A cadeira Bertóia, super moderna, é sempre uma bela opção.

blogs-decor
Marcos Bertoldi -  Cadeira Bertóia

Para a sua casa, escolha o grupo de banquetas e cadeiras que melhor combina com a decoração. Observe atentamente as medidas do vão entre o piso e o tampo da mesa de jantar ou da bancada de refeições. 

Então, selecione os modelos de assentos que deixem as pernas dos usuários mais confortáveis sob o vão. As costas também precisam estar bem apoiadas. 

No mais, é uma questão de gosto. Por isso, use toda sua criatividade e deixe sua cozinha linda! 

 

decor-cozinha-gourmet
Hiperbato Arquitetura

 
Essas dicas de decoração para uma cozinha completa foram criadas pela equipe Viva Decora.


Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!