quarta-feira, 6 de junho de 2018

Móveis planejados cozinhas!

Na composição da decoração de cozinhas existe a opção de se fazer peças exclusivas, tudo sob medida. Saiba o que são móveis planejados e quais suas vantagens para deixar sua cozinha muito mais funcional e atraente, exatamente do jeito que você quer e com tudo em seu lugar.

cozinhas-planejadas-saiba-mais

Móveis planejados: tire todas as suas dúvidas sobre como compor cozinhas sob medida

Cozinha compacta, integrada, gourmet ou americana, não importa, sempre é um ambiente que une amigos e familiares. É o coração da casa brasileira. Tem muita versatilidade e deve refletir a personalidade de seus donos. Mas, montar uma decoração para ela não é uma tarefa tão simples.
Quanto mais opções de peças modulares e planejadas existirem no mercado, mais dúvidas terão os clientes sobre o que escolher.

Além dos eletrodomésticos, os móveis são os produtos mais importantes na composição do design de cozinhas. Todos os anos, o setor de interiores - com marcas como Todeschini, Dell Anno e Italínea - lança várias tendências para deixar esses ambientes mais modernos, organizados, funcionais e confortáveis.
E as peças feitas sob medida são as mais populares. Confira os detalhes logo abaixo!


arquitetura-cozinhas
Projeto Adriana Giacometti


Diferença entre móveis modulados e móveis planejados

Tanto os móveis modulados quanto os móveis planejados são ótimas opções para compor projetos de cozinhas, principalmente naqueles ambientes em que o espaço é reduzido.

Os modulados vêm ganhando cada vez mais notoriedade no mercado, já que as marcas tem se empenhado em produzir modelos de diferentes medidas, cores e texturas. Mas, eles apresentam também suas desvantagens.

As peças moduladas são nada mais do que módulos separados, produzidas em série dentro de um padrão pré-estabelecido.

O projetista deve, então, encaixar umas ás outras de acordo com a área disponível. Ele vai testando as combinações até encontrar aquela que mais atende as necessidades do cliente. O problema é que, nessa matemática, sempre ficará espaços sobrando, sem utilidade.

As empresas têm desenvolvido modulados diferentes, que possam ser mais bem adaptados às medidas e layouts disponíveis. Mas, entretanto, esse tipo de móvel não se compara  aos planejados, que se trata de uma marcenaria mais complexa.
Nesse caso, o mobiliário é desenhado sob, medida, gerando propostas exclusivas para cada cliente. Assim sendo, o designer precisará se atentar mais ao levantamento métrico.

" As cozinhas planejadas recebem popularmente esse nome porque utilizam os espaços priorizando as necessidades do cliente, fazendo melhor aproveitamento de alturas e cantos do ambiente."- Designer de interiores Fabíola Galeazzo, em reportagem de Tua Casa.


cozinhas-planejadas
Projeto Máira Ritter


Como compor uma cozinha com móveis planejados

O início do planejamento de uma cozinha é feito com um levantamento métrico e das necessidades dos usuários. Os clientes respondem ao designer questões como qual a frequência de uso do ambiente.

Também a quantidade de utensílios que serão guardados nos armários e até o número e modelos de eletrodomésticos adquiridos. E por fim, o profissional deve identificar os pontos de água, gás e eletricidade no local.

"Além da estética escolhida para a cozinha, também será pensado a frequência de uso dela, o número de pessoas que a utilizarão e a ergonomia necessária para atender os usuários da cozinha em questão."- Designer de interiores Fabiola Galeazzo, em reportagem de Tua Casa.


white-kitchen-decor
Projeto Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza Arquitetos
Com todos esses dados, já é possível estabelecer uma planta baixa, Nela, estarão contidas informações como onde ficarão os eletros, as áreas de armazenagem de louças e alimentos, e as áreas de lavagem e cozimento.
O correto é encontrar o chamado "triângulo da funcionalidade", que é a linha de percurso feita pelas pessoas entre a geladeira, fogão e pia. Essa será a dinâmica de uma cozinha bem planejada.
Para tornar o ambiente mais funcional, é necessário que os projetistas pensem com cuidado como serão os balcões, as ilhas e os armários aéreos. 
Tudo precisa ser bem dividido para comportar talheres, panelas e outros utensílios de diferentes tamanhos- de modo organizado.
O bom é que já existem para vender uma série de acessórios para agregar utilidade aos módulos, como lixeiras, porta-condimentos, entre outros.

diferença-entre-cozinha-modulada-e-cozinha-planejada
Projeto Jannini Sagarra Arquitetura
Vantagens e desvantagens dos móveis planejados para cozinhas
Os móveis planejados têm como principal vantagem a funcionalidade. Eles acabam sendo a melhor opção para explorar melhor acasa pequeno espaço disponível no ambiente. Trazem mais amplitude mesmo para as menores residências e ajudam muito na ordem.
As possibilidades de personalização são infinitas, mesmo quando há defeitos em paredes, tomadas, portas e janelas.
cozinha-planejada-ou-cozinha-modulada
Projeto Tikkanen Arquitetura
"Por meio de uma cozinha planejada, é possível atender todas as necessidades do cliente, seja ela mais espaço para guardar utensílios, mantimentos ou mesmo uma área melhor para cozinhar para muitas pessoas. Enfim, para cada caso é pensado uma cozinha diferente."- Arquiteta Graziela Aguiar, em reportagem de Dicas de Mulher.

cocina-de-colores
Projeto Idealizzare Arquitetos
As cozinhas planejadas necessitam de mão de obra especializada desde o início do planejamento. SE isso é uma desvantagem, depende do ponto de vista. A assistência de um designer ou arquiteto evita custos desnecessários.
Porém, aumenta o valor do orçamento final. Para diminuir o preço por metro quadrado, geralmente, as empresas fazem parceria com estes profissionais - não há um limite quanto aos benefícios.
Só um projetista é capaz de entender como garantir que tudo caiba no espaço, deixando-o, ao mesmo tempo, aconchegante e funcional.Por estar mais a par das opções disponíveis no mercado, ele também apresentará soluções mais criativas, fugindo um pouco dos padrões.
Um detalhe importante deve ser ressaltado. Mesmo que os móveis planejados tenham a boa estruturação e acabamentos em feitos, eles não apresentam mobilidade. Ou seja, ao mudar de casa, o cliente não poderá levar a cozinha junto!
cozinha-planejada-ou-molulada? -diferenças
Projeto Caroline Yasmim Gonçalves

Materiais empregados em móveis planejados
Em tese, qualquer material pode ser empregado em móveis planejados. Alguns projetistas propõem - para compor bancadas, nichos e armários - o uso de alumínio, do tijolo e até do concreto. Mas, atualmente, o mais comum é a utilização do MDP e do MDF, que são materiais derivados da madeira.
O MDP é uma placa de fibra de média densidade, formada por partículas de madeira aglutinadas em camadas finas. Ele pode ser utilizado em portas, gavetas e prateleiras.
A vantagem é que esse material não racha quando parafusado ou pregado. Ele também absorve muito bem pinturas.
Porém, assim como o MDF, não é muito resistente à umidade. Acidentes em pias e encanamentos deverão danificar  as peças.
cozinha-modulada-ou-planejadas-diferenças-e vantagens-saiba-mais
Consei Brasil
O MDF também é uma placa de fibra de média densidade. A diferença é que ela é formada por uma aglutinação de painéis de madeira. É um material macio, por isso mais barato. Em contrapartida, se torna vantajoso porque, nele, é fácil cortar peças com desenhos criativos, como formas sinuosas.
Só que se recomenda, para aumentar a resistência, que as peças tenham, no mínimo, 18 mm de espessura.

kitchen-architecture
Projeto Antônio Ferreira Jr e Mário Celso Bernardes

São acabamentos mais utilizados em móveis planejados: laminado, vidro, metacrilato e tamponamento.

comparação-entre-cozinhas-planejadas-e-cozinhas-moduladas
Projeto Otavia Cabral
O tamponamento é o mais comum. É como se fosse uma borda por fora da caixa dos armários. Ele não deixa as peças mais resistentes, apenas personalizadas - apenas uma questão de estética.
Com esse acabamento o cliente pode optar por fazer toda a cozinha igual ou mesclar cores e texturas, destacando algumas áreas do projeto.

** Este post sobre móveis planejados para cozinha foi criado pela equipe Viva Decora para o Jeito de  Casa - Blog de decoração e arquitetura.

Leve daqui sempre: inspirações e boas energias ❤

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  


Bjus
ana maria

2 comentários:

  1. Passei pra dar um bom dia, feliz semana, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Minha cozinha esta um misto de planejada com modulada.Quando fiz não coloquei armarios suspensos pelo alto valor mas hoje não mudou muito, então acabei achando uma opção mais em conta e coloquei um suspenso, ficou bacana, combinou com o que ja tenho,mas quero ainda misturar uma peça mais rustica que adoro,acho que vaia ficar bacana.Bjos

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!