segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Arquitetura predial -novos projetos escondem unidades condensadoras dos aparelhos de ar-condicionado!


arquitetura-predial-atual-fachadas-mais-elegantes


Aparelho de ar-condicionado é essencial para trazer conforto aos nossos lares. Hoje em dia grande parte dos apartamentos tem  ao menos um aparelho de ar-condicionado.
Os projetos arquitetônicos prediais atuais já estão  dando uma atenção maior a esta questão,  para que as suas fachadas fiquem com uma arquitetura mais limpa e elegante.
Isso porque depois que surgiu o  aparelho de ar-condicionado modelo Split  uma confusão visual foi acontecendo nas fachadas prediais. Lembrando que o aparelho split é o modelo de ar-condicionado que tem a unidade evaporadora interna separada da unidade condensadora externa, sendo mais silencioso.

A mistura de modelos de ar split (os tradicionais retangulares e depois os redondos tipo barrica) fora que estes aparelhos não recebem na maioria das vezes aquelas caixas protetoras  que davam uma padronização do ar-condicionado de janela, modelo mais antigo, geralmente recebiam pra ficarem mais padronizados e estéticos geraram esta poluição visual nas fachadas dos edifícios.
Falando sobre isso,  fica o aviso que o aparelho ar –condicionado de janela ainda é fabricado, para quem mora em edificações mais antigas possam respeitar  as regras de condomínios.


poluição-visual-de-edificio-com-aparelhos-de-ar-condicionado-a-mostra


Um exemplo disso é o prédio acima, nem  é tão antigo, mas que não foi previsto em seu projeto um espaço para esconder as unidades condensadoras dos aparelhos.
Fica muito antiestético!!!
Como diria a famosa frase da Jornalista Sandra Annenberg: “que deselegante”!!!


predios-com-aparelhos-de-ar-condicionado-a-mostra-na-fachada

Este outro edifício é mais novo ainda, são prédios que fotografei perto da casa da minha mãe e por isso sei  que não são antigos, talvez sejam mal projetados. Muitas vezes a construtora quer economizar de um lado, mas do outro poderia ter seus imóveis mais valorizados se tivessem uma melhor estética., é aquela questão do custo x benefício.



arquitetura-predial-moderna-fachada-esconde-aparelhos-de-ar-condicionado

Observe as varandas do edifício acima...
Quebrando este padrão, os novos projetos de arquitetura tem alongado a mureta da varanda ou melhor dizendo, o guarda corpo dela,  criando um espaço  para esconder as unidades condensadoras, repare o canto esquerdo das varandas...



É isso que acontece com os aparelhos de ar-condicionado, ficam bem camuflados por estas falsas muretas deixando a arquitetura mais limpa e  funcional.



No prédio acima as unidades condensadoras ficam realmente bem escondidas...

Inclusive há no mercado aparelhos Multi Split, onde mais de uma unidade interna evaporadora é ligada a somente uma unidade condensadora, isso justamente para os casos de casas e prédios que tem pequeno espaço na parede externa  para instalá-las. Eu não sabia da existência destes aparelhos e achei  o máximo!

Postagem Publicitária


Obrigada por sua visita ao Jeito de casa- Blog de decoração!
bjus
ana

Um comentário:

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!