sexta-feira, 15 de abril de 2016

Como forrar o assento da cadeira...



passo -a passo-forrar- estofar-cadeiras-poltronas


Como forrar o assento da cadeira ou poltrona pode ser uma tarefa muito mais fácil do que você imagina. Esta poltrona tem um esquema bem simples, o assento é apenas parafusado na estrutura de ferro que é a base dela.  Na verdade está já é a segunda vez que faço a reforma nela.

Ela é uma poltrona antiga, de rattan, mas tem valor sentimental ...
Ganhei de presente de aniversário do marido, acho que deve fazer uns 15 anos e na época ele pagou bem caro nelas.  Na verdade eu tinha visto elas na na loja, mas tinha escolhido um modelo mais simples que custava menos. Ai ele que tem muito bom gosto viu que esta modelo era superior, me deu de presente... Foi um presente que amei tanto!
Na mudança da casa para o apartamento  ano passado ( em breve faz um ano que estamos aqui) vendi barato praticamente todos os meus móveis, mas não tive coragem de me desfazer delas.

Poltronas de fibra normalmente são encontradas em três estilo de tecidos: O tecido liso, tecido de estampa floral ou tecido listrado.
Mas eu queria algo diferente, que modernizasse e desse mais estilo a estas poltronas. A foto abaixo era mais ou menos o tipo de estampa geométrica que eu buscava...
Desde que fiz um post com estampas geométricas na decoração eu estou desejando algo assim aqui em casa...



Aí chegando numa loja linda de tecidos aqui da minha cidade encontrei muitas opções, mas não tinha um tecido semelhante  a este.
Olha, daqui, olha dali, tantas opções lindas para modernizar as poltronas e por sorte minha filha estava comigo pra ajudar a escolher. De repente eu levanto os olhos e vejo uma decoradora que adoro. Era a Vania Cunha- Decoradora que conheço e sempre fui fã dos seus trabalhos de super bom gosto.
Aproveitei e pedi a ajuda dela para encontrar um tecido que ficasse bacana na dita cadeira. E este foi uns dos que ela me sugeriu e amei.



 O patchwork do tecido faz uma mistura de belos padrões de estampas...
 Gostei tanto dele, ficaria lindo como quadro, como tapete, como colcha, rs



O fabricante deste tecido é a TEXPOINT.
O modelo é o Vellus Suzani Patchwork.
Eu comprei na loja Érika Tecidos, aqui em São José ( SC) grade Florianópolis, onde moro. Ele custa 59 reais o metro.



Comprei 80 cm e é suficiente pra forrar as duas cadeiras, porque da largura do tecido normalmente dá para colocar os dois assentos lado a lado e só precisa comprar a altura com um pouco de sobra pra dobrar para baixo da cadeira sem que fique muito na ponta para não escapar ou rasgar com o tempo.
Bem como na foto abaixo, ainda centralizei melhor depois desta foto...



Optei por forrar sobre o tecido antigo...
Na foto abaixo eu mostro por onde começamos a prender o tecido, pela frente do assento que é reta...


Usamos tachinhas ou percevejos, já que meu grampeador de tapeçaria estragou. Uma caixinha com 100 tacinhas custa cerca de 2 reais. Comprei no mercadinho perto de casa.



Meu marido foi esticando o tecido, precisamos desmontar algumas vezes, mas as tachinhas saem e são colocadas facilmente, apenas apertando com o dedo e finalizando depois com uma bater com um martelinho ou outro objeto mais pesado . A madeira do fundo da cadeira é um compensado e fica fácil de trabalhar pois não é muito dura.



O melhor jeito de acertar o tecido neste caso é começar fazendo a frente, depois faça as laterais e deixe para o fundo a dobra de tecido , porque a cadeira vai arrendondando e você tem que ir dando um jeito de franzir ou dobrar, vai ajustando conforme for necessário.. Como este tecido não tem elasticidade deu um pouco de trabalho para ir ajeitando, mas deu tudo certo no final.


diy-forrar-assento-poltrona

Prontinho, ele está forrado, ou estofado.
Agora é só parafusar o assento na estrutura da cadeira novamente...



Meu marido não teve a paciência de fazer o corte na sobra do tecido, ele estava atrasado pra o futebol. Outro dia eu vou virar as cadeiras e fazer isto...


faça-vc-mesma

Pelo lado de cima ficou perfeito...




Ameiiii o resultado, deu um toque de cor na sala...
E gastei menos de 50 reais pra renovar as cadeiras!!!



Apesar da luz estar contra a máquina fotográfica, fiz umas fotos para mostra pra vocês a decoração da sala que anda  devagar, mas um dia fica pronta....




Gosto muito deste espaço...



Sempre uso manta na parte da chaise do sofá, para proteger a parte em que ficamos com os pés e não sujar o tecido...


Um pouquinho das plantinhas aqui na sala...



E como tudo não fica perfeito e arrumado muito tempo, cinco minutos depois o Paco já estava aqui na sala arrastando seus paninhos...



É a vida, hehe


Obrigada por sua visita ao blog de decoração Jeito de Casa!
bjus
ana maria



11 comentários:

  1. Sua casa é linda Aninha,esta sala com tanta luz e enfrente para a piscina,que delicia! A estante ficou show.As almofadas ficaram lindas e compondo bem o ambiente,fazendo um ajuste bonito com os quadros!
    Feliz final de semana,beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei Ver toda tua arte, ficou excelente. Adorei ver o paco, está muito lindo.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Rattan nunca sai de moda, adoro! Aqui no Congo temos um joguinho na varanda <3 Ficou lindo o novo estofado, parabéns. Eu tenho optado por usar acquablock nos estofados, ajuda muito para quem tem animais de estimação, já que lá em casa a Fumiga e o Manqueba deitam-se sobre eles. Beijos, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. O Paco faz a sala ainda mais linda

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana Maria :)
    Adoro poltronas assim em ratan ou bambu fica sempre bem em conjunto com um sofá .
    O tecido foi bem escolhido e as cadeiras ficaram como novas .
    Esse apartamento está ficando um charme.
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana, vc fez muito bem em não se desfazer das cadeiras pois elas são intemporais! são lindas e ficam bem em qualquer ambiente, juntas ou separadas. Adoro oo tecido e gosto delas assim: coordenadas mas não iguaiszinhas! Sua sala está confortável e aconchegante. bjs

    ResponderExcluir
  7. Uma postagem perfeita e bem didática. Gostei muito. Faz um bom tempo troquei o forro das cadeiras da sala de jantar de casa e ficaram bem bonitas, mas sofri à beça...

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de suas cadeiras, Ana, ficaram bem mais modernas! E esse Paco, que figura...parece um que tenho aqui em casa! rs Beijo

    ResponderExcluir
  9. Aninha, parabéns!!! Vc é uma artista, ficou show!!! Beijos, Lorena

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!